Esta documentação tem por base o WIKI, versão em Inglês, disponibilizada no site do ffDiaporama para a versão 1.6.
Esta nova versão do programa já inclui o idioma Português.O WIKI original foi reestruturado a partir desta versão.
Agora, as informações sobre as caixas de diálogo aparecem directamente nas caixas de diálogo , como dicas de ferramentas (deixar o rato alguns segundos numa zona e surge a exibição de informações sobre a mesma) .
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Índice
Como funciona ffDiaporama
Princípios funcionais
Os slides
Disparos e blocos
A propriedade "Visível" dos blocos e da gestão das pausas
Regras “Todas os disparos” versus “Disparo actual”
Folhas de estilo
Informações técnicas sobre ffDiaporama
Argumentos de linha de comando ffDiaporama
FfDiaporama arquivos de projecto
Os arquivos de configuração para o ffDiaporama
A aceleração de hardware SSE
Como funciona ffDiaporama
Princípios funcionais
O principal elemento de controlo de ffDiaporama é o cronograma. O cronograma lista os slides (ou diapositivos) que compõem o projecto.
É composto por três faixas:
· a faixa de fundo
· a faixa de montagem
· e a faixa de música.
Os slides
Os slides (ou diapositivos), são mostrados um após o outro, na ordem em que aparecem na linha de tempo.
O diagrama a seguir mostra como slides de funcionar:
A parte superior do diagrama representa quatro slides: A, B, C e D.
· Cada slide possui uma transição de entrada (simbolizado no diagrama por um pequeno rectângulo etiquetado T). As transições podem ter diferentes durações (simbolizada no diagrama pela comprimentos TA ', TB', etc.): É possível definir a duração da transição para cada slide entrando separadamente (ou para indicar que não há transição: duração = 0).
· Cada slide possui uma duração que é apropriado para ele (simbolizado no diagrama pela comprimentos B ', C', etc.): Alguns duram apenas alguns segundos, enquanto outros podem durar vários minutos. As durações são expressos em segundos, mas não são necessariamente os números inteiros: um slide pode durar 12,234 segundo.
· Cada um dos slides é um composto, um conjunto de um ou mais elementos de multimédia, que são animadas ao longo do tempo. A animação é realizada por meio de disparos.
· Cada slide pode definir um novo plano (que é mostrado sob os elementos multimédia do slide se não preencher toda a tela).
· Cada slide pode definir uma nova lista de reprodução musical.
Slides que não definem um fundo usam o fundo definido em um slide anterior. Assim, no exemplo a seguir:
· Slide 1 - Define um fundo
· Slide 2 - Não definir um fundo e, portanto, usa o fundo definida pelo slide 1
· Slide 3 - Não definir um fundo e, portanto, usa o fundo definida pelo slide 1
· Slide 4 - Define um fundo
· Slide 5 - Não definir um fundo e, portanto, usa o fundo definido pela Slide 4
O mesmo princípio se aplica aos musicais da lista de músicas. Enquanto não definir uma nova lista de reprodução, eles usam a última lista de músicas definida.
Observações:
A duração total do projecto não é igual à soma das durações dos slides (ou diapositivos), porque as transições tornam os slides (ou diapositivos) sobrepostos: Dois slides de 10 segundos cada um, com uma transição de um segundo, vai dar uma duração total prevista para o projecto de 19 segundos (e não 20 segundos)!
Disparos e blocos
A parte inferior do diagrama representa a composição do slide C.
· Cada slide é composto por um ou mais disparos. As fotografias são representadas no diagrama por rectângulos C1, C2, C3, etc. ...
· Cada disparo tem a sua própria duração (simbolizado no diagrama pela comprimentos C1 ', C2' C3 ', etc.) Algumas fotos podem durar apenas alguns segundos, enquanto outros podem durar vários minutos. Algumas fotos podem ter uma duração de zero. (As durações são expressos em segundos, mas não são necessariamente números inteiros: Um disparo pode muito bem passado 12,234 segundo).
· Os disparos podem conter vários objectos multimédia. Os objectos multimédia são integrados em blocos que podem ser de três tipos: Título (contendo apenas texto), as imagens (ou fotos), ou vídeo.
· Os blocos de definir onde e como o objecto multimédia é exibida na tela. Cada bloco pode ter uma formulação diferente que define o que é visível a partir do objecto multimédia dentro do bloco.
· O pano de fundo das cenas é transparente. Isso significa que, se a imagem não preenche a tela inteira, o fundo vai aparecer.
Observações:
· Os disparos definem o arranjo de blocos (objectos multimédia) a qualquer momento.
· As animações disparo são geradas pela transformação desses arranjos de um disparo para outro.
· As durações das animações (num disparo) são definidas pela duração do disparo.
Especificamente, se em primeiro plano, um bloco que contém uma imagem ocupa toda a tela, e em seguida, na seguinte tomada do mesmo bloco ocupa apenas uma pequena parte da tela, em seguida, a animação consistirá na transformação da imagem a partir de toda a tela em que grande parte da tela.
Exemplo:
Vamos ter três disparos dentro de um slide:
· Disparo 1: Imagem usando a tela inteira: Duração = 2 segundos.
· Disparo 2: A imagem usando apenas a parte inferior direita da tela trimestre: Duração de 3 segundos.
· Plano 3: Imagem de novo usando a tela inteira: Duração = 2 segundos.
· Resultado: a imagem será mostrada em toda a tela por 2 segundos, irá diminuir gradualmente ao longo de três segundo para o quarto inferior direito da tela, e em seguida, vai crescer novamente por 2 segundos até que mais uma vez ocupa a tela inteira.
· O slide vai terminar logo que a imagem tenha atingido a posição definida no disparo 3.
Observações:
· As transformações são graduais: no exemplo, você vai ver a imagem que está sendo gradualmente reduzida.
· As transformações são feitas ao longo de toda a duração do seguinte disparo.
A definição de enquadramento dos objectos em cada bloco pode variar de um disparo para outro. O exemplo a seguir mostra três diferentes definições do mesmo bloco:
· Primeiro disparo: A imagem está completa.
· 2 ª foto: A imagem é reenquadrada na estátua.
· 3 ª foto: A imagem é reenquadrada nos pedestres.
Se aplicarmos essas definições de enquadramento para os 3 disparos anteriores:
· A imagem completa será mostrada em toda a tela por 2 segundos, então ela vai ser reduzida gradualmente em direcção ao canto inferior direito da tela por mais 3 segundos, durante ozoom sobre a estátua, em seguida, ela vai voltar a crescer mais 2 segundos até que ocupe toda a tela, enquanto a "câmara" se move em direcção aos pedestres.
Observações:
· ffDiaporama pode gerenciar até vários slides centenas em um único projecto.
· Cada slide pode ser composto por dezenas de disparos.
· Cada slide pode conter dezenas de blocos.
· Os blocos podem ser visíveis em algumas fotos e invisível no outro.
A propriedade "Visível" dos blocos e da gestão das pausas
Blocos têm uma propriedade visível / invisível. No exemplo a seguir, a imagem que se está inserido três vezes (em três blocos diferentes) no mesmo slide.
· O primeiro bloco é composto por toda a imagem preenchendo toda a tela
· O segundo bloco é composto por uma imagem emoldurada sobre a imagem e posicionado em uma elipse no lado direito do ecrã
· O terceiro bloco é constituído por uma imagem emoldurada sobre os peões e também posicionado em uma elipse no lado direito do ecrã
A estátua e os pedestres têm a sua propriedade de visibilidade definida como invisível no primeiro disparo.
Então a estátua torna-se visível no segundo disparo.
Finalmente, a estátua mais uma vez torna-se invisível no terceiro disparo e os pedestres se tornam visíveis.
Resultado:
· Durante 2 segundos, o primeiro disparo é mostrado e apenas toda a imagem que ocupa toda a tela, vemos
· Durante os próximos 2 segundos, a estátua aparece
· Ao longo de mais 2 segundos, a estátua é substituído pelos pedestres
Este exemplo é muito simples, porque também é possível animar o aparecimento e desaparecimento de blocos.
De facto, como foi mostrado anteriormente, as animações são gerados pela transformação do arranjo de um disparo para outro.
Assim, se no primeiro disparo, a estátua ocupava o quarto inferior esquerdo da tela, em vez de a mesma posição sobre o segundo disparo, em seguida, em vez de simplesmente aparecer por 2 segundos sobre o segundo disparo, ao que parece por que cresce fora do quarto inferior esquerdo da tela.
Usando vídeos:
Você deve ter notado que os vídeos são pausados quando eles são invisíveis.
Portanto, um vídeo pode ser exibido por alguns segundos no primeiro disparo, em seguida, ser invisível e, assim, fez uma pausa em um segundo disparo, em seguida, ser visível em um terceiro disparo e continuar a rodar, a partir de onde parou, no final do primeiro disparo.
Regras “Todas os disparos” versus “Disparo actual”
Há dois tipos de configurações na caixa de diálogo 'Corrigir imagem ou enquadramento ':
· As configurações que se aplicam ao disparo actual. Essas configurações são feitas disparo por disparo. Assim, cada disparo possui suas próprias configurações e a passagem de um disparo para o outro é definido pela passagem de um cenário para uma outra criação de uma animação de disparo: estes são chamados efeitos Ken Burns. Aqui estão algumas:
· Zoom em uma parte da imagem
· Deslizar a partir de uma porção da imagem a uma outra
· A clarificação ou escurecimento de uma porção da imagem
· Etc. ...
· As configurações que se aplicam a todos os disparos. Essas configurações são feitas globalmente, em que é os seus efeitos serão visíveis em todos os disparos do slide. Aqui estão algumas:
· Equalizar (Filtro do tipo de Equalização de histograma)
· Redução de ruído (Filtro do tipo redução de ruído)
· Escala de cinzentos (Passagem a preto e branco)
· Desfocar / Suavização contornos
· Etc. ...
Folhas de estilo
ffDiaporama usa um sistema de folha de estilo para facilitar os ajustes para várias coisas.
Existem folhas de estilo para:
· Controlar as coordenadas do bloco, incluindo os parâmetros de tamanho, posição e rotação do bloco, e também o estilo de enquadramento.
· Controlando a forma de um bloco, que inclui os parâmetros de forma, a opacidade, a sombra e bloqueio das fronteiras.
· Controlando o enquadramento de imagem, o qual inclui os parâmetros de restrição e tamanho geométrico.
· Formatação de texto, o que inclui os parâmetros da fonte, atributos de caracteres, alinhamento e sombra texto.
· Controlando o fundo do texto, que inclui os parâmetros de fundo (cor, pincel, etc.)
· A primeira parte do menu lista os estilos conhecidos.
· Se as definições actuais correspondem a um estilo conhecido, este modelo está marcado com um asterisco.
· A segunda parte do menu permite que você modifique a lista de estilos.
· Criar um novo estilo: permite que você crie um novo estilo com as configurações actuais. Ao seleccionar esta opção, uma caixa de diálogo pedindo-lhe para nomear o novo estilo.
· Modificar um estilo existente: permite que você altere as configurações de um estilo existente, usando as configurações atuais. Ao seleccionar esta opção, aparece a lista de estilos conhecidos. Seleccione o estilo a ser modificado.
· Gestir estilos: abre a caixa de diálogo Gerir estilos.
Informações técnicas sobre ffDiaporama
Argumentos de linha de comando ffDiaporama
Sintaxe: ffDiaporama [-lang =] [-loglevel =] [arquivo]
Fixação
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Explicação
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Nome do arquivo
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Nome do arquivo de projecto para carregar na inicialização do aplicativo
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-Lang =
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A língua (idioma) a ser usada. Pode tomar os seguintes valores:
· cz para usar Checa
· de para usar Alemã
· en para usar Inglês
· es para usar Espanhol
· el para usar Grego
· fr para usar Francês
· it para usar Italiana
· nl para usar Holandesa
· pt para usar Portuguêsa
· ru para usar Russo
· zh-tw para usar Taiwan
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-Loglevel =
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Ajuste o nível de mensagens mostradas na consola de comandos:
· 1 para mostrar todas as mensagens dos níveis de Debug, Informação, Aviso e Erro
· 2 para mostrar as mensagens de níveis de Informação, Aviso e Erro
· 3 para mostrar as mensagens de níveis de alerta e de erro
· 4 para mostrar apenas as mensagens dos níveis de erro
Nota: As mensagens só aparecem se você lançou o programa a partir de uma consola de comandos (CMD no Windows ou no Linux Terminal). É possível redireccionar essas mensagens para um arquivo de log usando>.
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FfDiaporama arquivos de projecto
Arquivos de projecto para ffDiaporama são arquivos XML com extensão FFD..
· Este arquivo XML não contém cópias dos elementos multimédia (imagem, vídeo, música) que estão incluídas no projeto, mas apenas links para esses arquivos.
· As ligações são em relação à localização do ficheiro de FFD.. Isso garante que se o directório que contém o arquivo de projecto (. FFD) também contém os elementos multimídia (directamente ou em subdirectórios), é possível mover e / ou renomear o directório.
· Outra vantagem é que um projecto criado no Linux pode ser aberto no Windows e vice-versa.
Os arquivos de configuração para o ffDiaporama
Para funcionar, o aplicativo precisa de dois arquivos de configuração. Cada um deles é composto por um par de ficheiros.
Por exemplo:
· O arquivo ffDiaporama.xml primário é armazenado no directório ffDiaporama. Este arquivo é global para todos os utilizadores: contém as configurações do aplicativo ffDiaporamapadrão.
· Para o Windows, é C: \ Program Files \ ffDiaporama
· Para Linux, é / usr / share / ffDiaporama)
· Um arquivo ffDiaporama.xml específico do utilizador secundário é armazenado na pasta de perfil do utilizador.
· Para o Windows, é C: \ Document and Settings \ [utilizador]
· Para Linux, é ~ /. FfDiaporama
Quando o aplicativo é iniciado pela primeira vez, o arquivo de configuração do utilizador é criado se ele não existir.
Nota: Se ffDiaporama é usado por vários utilizadores no mesmo PC, haverá um arquivo de configuração separado para cada utilizador.
O mesmo princípio é usado para dois arquivos:
Arquivo
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Utilização
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ffDiaporama.xml
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Contém as opções de aplicação para ffDiaporama
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Devices.xml
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Contém a base de perfis de geração de vídeo. Este arquivo é compartilhado por ffDiaporama e por MMFiler, bem como as modificações que você faz num programa, que são automaticamente feitas também para ambos.
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A aceleração de hardware SSE
As instruções do processador SSE/SSE2/SSE3 permitim operações de gráficos de forma acelerada, em particular as de ffDiaporama. Por outro lado, estas instruções não são compatíveis com todos os PCs:
· Eles não estão disponíveis para máquinas virtuais (VirtualBox, VMWare, etc ...).
· Eles exigem drivers que nem sempre estão presentes.
Em suma, eles podem levantar inúmeros problemas. É por isso que na instalação do ffDiaporama no Windows ele pede que você seleccione se você deseja instalar a versão SSE ou não SSE
No entanto, para as máquinas que lhes dão suporte, estes conjuntos de instruções podem trazer ganhos reais:
Medidas de tempo de renderização para o ffDiaporama 1,0 vídeo de demonstração usando MP4/720p.
· ffDiaporama 1.0 com SSE = 7:13 / 6,2 fps = 433 sec
· ffDiaporama 1.1 sem SSE = 7:56 / 5,6 fps = 476 sec = 10% mais lento
· ffDiaporama 1.1 com SSE = 6:38 / 6,7 fps = 398 sec = 8% mais rápido
Observação: Estas medidas foram realizadas num HP ProBook 6450b (Portátil HP - Core i5 / 4Go RAM / Windows 7 Enterprise Edition)
Veja também
WIKIPEDIA
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