Testes de Velocidade

Velocidade?
Aceda aqui às hiperligações de diversos fornecedores de teste de velocidade da banda larga.
Se verificar que a sua Internet se torna vagarosa ou se têm dificuldades em aceder a alguma página que usa normalmente, efectue os testes e registe-os com dia hora e resultados de download, ping e upload.
Normalmente o seu fornecedor indica-lhe os valores ou somente o valor de download. É com base nesse valor que você paga o serviço. Em caso de grandes variações reclame junto do seu fornecedor.

Antes da execução do teste, feche todos os outros programas que estão a correr no seu computador. Veja agora algumas opções testadas pelo JotaV. No final da página poderá fazer aqui alguns testes preliminares que no entanto não invalidam testes completos.

a) Nacionais (Portugal):
Speedmeter da Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN)
A ferramenta Speedmeter disponibilizada pela FCCN permite aos utilizadores da Internet verificarem a largura de banda disponível num determinado momento entre um computador e o servidor do Speedmeter instalado na sala técnica da FCCN, num ponto estratégico de rede, com alta disponibilidade e largura de banda.


O teste começa com o acesso do utilizador ao site do speedmeter (http://speedmeter.fccn.pt). Após o utilizador clicar no botão iniciar são efectuados os seguintes procedimentos:

  • Estabilização das ligações ao servidor para evitar picos de tráfego
  • Teste de download
  • Teste Ping
  • Teste de upload
O teste de download consiste em transferir um conjunto de dados, gerados de forma aleatória, do servidor, com ligação de alto débito, para o computador do utilizador.

O teste de ping, ou latência, consiste em efectuar o envio e recepção de mensagens e verificar os tempos de resposta.

O teste de upload consiste em transferir um conjunto de dados, gerados de forma aleatória, para servidor, com ligação de alto débito, do computador do utilizador.

O GigaPIX é um ponto central na rede de alto débito, que interliga os operadores e a FCCN, por forma a obter melhor qualidade na interligação das redes IP presentes em Portugal e evitar a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.


QoS Sapo -Teste de velocidade da PT.

Este sistema está preparado para testar a velocidade de serviços Internet com acessos em hiper banda larga até 500 Mbps. Aceda á pagina  http://qos.sapo.pt/ e clique em "click to start test" para fazer o teste.
Velocimetro de Beltrónica
Permite fazer testes de download e upload para diferentes países: http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/?idioma=pt&newlang=pt

B) Brasil
Minha Conexão

Clique em testar para iniciar teste de ping, download e upload. No final poderá fazer um teste direcionado a um servidor nos Estados Unidos: http://www.minhaconexao.com.br/teste-velocidade.php


C) Globais
SpeedTest.net, teste de velocidade de Ping, Download e Upload: http://www.speedtest.net (Nota: No final do teste pode repetir o mesmo ou optar por fazer o teste com um servidor internacional ou ainda outras opções disponibilizadas.)
MySpeedTest.com, teste de velocidade de Ping, Download e Upload: http://www.my-speedtest.com/pt/speedtest.htm 

 Teste AQUI
Se o desejar, pode efectuar os seus testes preliminares, aqui no JotaV Multimedia. Se tiver duvidas aceda aos links acima indicados para testes completos

Teste de download e upload: Clique em teste conexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário