Portable e Online

Portable (Portátil)

Portable é uma classe de software que é adequado para uso em drives portáteis tais como pens (USB) drive ou leitor de áudio digital ou PDA com o modo "drive", apesar de qualquer unidade de disco rígido externo poder ser usado. O conceito de se levar aplicações, utilitários e arquivos num drive portátil para uso em qualquer computador tem evoluído consideravelmente nos últimos anos.
Programas nesta categoria (também conhecido como aplicações portáteis ) são tipicamente 'lite' de versões de softwares mãe, mas há muitas excepções.

Nota: As ligações aos sites dos programas estão colocados na barra lateral direita em "Programas PORTABLE Recomendados"


Aceda aqui a algumas mensagens publicadas sobre ou que incluem referências a Portable.

Basta clicar no titulo e será direccionado à mensagem respectiva. 


Para ver todas as publicações sobre aplicações portateis clique na Etiqueta:  Portable


Curiosidade: Por falar em PORTABLE (portátil), agora que utilizamos pens usb de alguns MB, veja o computador de 5MB em 1956 da IBM, o 305 RAMAC (o 1º computador com disco rígido). Só pesava uma tonelada.



------------------------------------------------------------------------------------------------------
Online

Online ou on-line é um anglicismo advindo do uso da Internet.
"Estar online" ou "estar em linha" significa "estar disponível ao vivo". No contexto de um web site, significa estar disponível para acesso imediato a uma página de Internet, em tempo real. Na comunicação instantânea, significa estar pronto para a transmissão imediata de dados, seja por meio falado ou escrito. Num contexto de um outro sistema de informação, significa estar em plena operação, de acordo com as funções desempenhadas nessa rede ou sistema.
De modo oposto, estar offline (ou off-line) representa a indisponibilidade de acesso do usuário à rede ou ao sistema de comunicações. Há também em português, nesse sentido, a expressão "fora de linha", que é de uso bem menos frequente.
Este termo passou a ser adotado pelos internautas e popularizou-se com a expansão de fluxo de dados através da Internet, ocorrida a partir da década de 1990.
Também se usa em português a tradução literal do termo em inglês - "na linha" - com sentido metonímico de estar conectado a uma rede ou a um sistema de comunicações. Os termos possuem ainda o significado mais claro de "ao vivo", "conectado" ou "ligado". in "Wikipédia"