10 maio, 2010

Codyssey – Gestor de aplicações portáteis (parte 3)

Portable apps 1

Em conclusão das mensagens publicadas sobre o Codyssey e em complemento das mensagens sobre Aplicações Portáteis anteriormente publicadas vamos de seguida indicar os passos correctos que deve efectuar para instalar as suas aplicações na sua pen ou dispositivo portátil.

Como referimos anteriormente existe uma área de Programas PORTABLE Recomendados para as área de intervenção deste blogue bem como alguns programas de utilidade no ida a dia.

Assim e para iniciar o nosso exercício de hoje vamos inserir a pen anteriormente utilizada de 1Gb e vamos instalar dois aplicativos.

 NOTA : Para visualizar as imagens desta mensagem numa dimensão maior e numa nova janela basta clicar em cima da mesma

O primeiro a ser instalado foi seleccionado da referida área: falamos do Portable apps 2

Ao clicarmos sobre o link vamos aceder à pagina do fornecedor . Nela encontramos esta área  Portable apps 3  onde devemos clicar para iniciar o descarregamento (donwload) do ficheiro.

Neste caso trata-se de um ficheiro comprimido ou zipado. Portable apps 4  Uma uma vez descarregado clicamos sobre ele e dever-se-á abrir o aplicativo que permite a sua descompactação.

No meu caso uso o WinRAR e aparece a seguinte janelaPortable apps 5

Vamos fazer a descompactação usando o “Extract TO” ou “descompactar para” e vamos indicar qual o caminho ou local onde o programa passará a estar instalado.

Tome atenção que este passo é muito importante. Como sabem este programas são para ser usados em dispositivos portáteis, neste caso uma pen, e o como uso o Codyssey este deve ser instalado numa pasta chamada “PortableApps” que no meu caso está na drive “F:\”Portable apps 6  Ao seleccionar o caminho clica-se em OK e iniciar-se-á a descompactação.Portable apps 7Um vez terminado o processo vamos à nossa pen (basta clicar no botão/icon da Codyssey) e seleccionamos “Opções”Portable apps 8  Nesta área seleccionamos “Gestor de Aplicações”Portable apps 9

e iremos para o quadro seguinte:Portable apps 10Seleccione “Adicionar Aplicação” e Clique em “Procurar”Portable apps 11

Clique em “PortableApps”Portable apps 12Clique em “Portable PhotoScape” Portable apps 13Seleccione o executável do programa (normalmente associado ao icon do mesmo) e clique em “Abrir”Portable apps 14O seu programa (PhotoScape Portable) já está associadoPortable apps 15Ainda nesta área você pode se assim o desejar agrupar o programa. Neste exemplo e porque se trata de um aplicativo para trabalhar com fotos, vamos posicionar-mo-nos em “Grupo” e escrever “FOTOGRAFIA” . Em seguida clique em “Aplicar”Portable apps 16O seu programa está associado e catalogado num grupo especifico. Nesta área podemos vê-lo clicando na aba “Gestor de Aplicações”. Depois de o ver clique em “Sair”Portable apps 18Vá para a sua pen (clicando no icon do Codyssey”) e verá o seguinte Portable apps 19Como verifica o icon do PhotoScape aparece no lado esquerdo do aplicativo na área de programas mais utilizados. Se clicar em “Todos os Programas” veráPortable apps 20o Grupo FOTOGRAFIA e clicando nele  aparecerá o icon do PhotoScape. Para verificar se as ligações estão a funcionar clicamos em cima do icon em qualquer uma das duas posições anteriores.Portable apps 21Eis o nosso programa a funcionar através da nossa pen. 

Vamos agora ver outro modo de instalar um programa.

Neste caso vamos seguir as ligações que o Codyssey nos dá e seleccionar um programa para instalação.

Na sua pen com o Codyssey instalado, vá para opções e seleccione “Gestor de Aplicações” conforme anteriormente indicado . No canto inferior esquerdo clique  “Obter mais aplicações”Portable apps 22Irá aceder à pagina do CodysseyPortable apps 23No lado esquerdo aparece um quadro com “Portable Applications” . Clique em “Graphics and Design” e seleccione “PicPick” ( programa de edição de fotografia já anteriormente referido)Portable apps 24Na área central irá aparecer as indicações do programa bem com (no lado inferior direito desta área) a link para o donwload. Clique aí para baixar o programaPortable apps 25Um vez descarregado o programa clique nele e clique em executarPortable apps 26

Irá abrir um assistente de instalação. Clique em “Next“Portable apps 27Irá aparecer a área para seleccionar o drive onde instalar. ( No meu caso com somente tenho uma drive ligada aprece a drive “F:\” que é a pretendida). Clique em “Next“Portable apps 28Aparecerá a área para escolher o local da instalação. Neste caso o correcto é “F:\PortableApps\PicPick”. Se tudo estiver ok clique em “Install”Portable apps 29O programa pretendido será instalado.Portable apps 30No final o assistente irá pedir-lhe para indicar quais as acções consequentes que pretende fazer Portable apps 31No meu caso selecionei “Ver a pagina web do PicPick” e “Run PicPick now” . Clique em “Finish”

Abriu a pagina e o programa Portable apps 32Ao aceder pela 1ª vez ao programa deve: Escolher o Idioma pretendido e as opções de funcionamento. No nosso caso seleccionamos “Português (do Brasil) e “ Check for program updates” e clicamos em “OK”Portable apps 33Saímos do PicPicK  e fomos abrir a pen para verificar como está feita a instalaçãoPortable apps 34Na área de Programas mais utilizados aparece o novo programa. Clicamos no icon para verificar a ligação.Portable apps 35Funcionamento correcto. Saímos do PicPick e vamos novamente ver a pen mas desta vez clicando em “Todos os Programas” (lado inferior esquerdo)Portable apps 36Como podem verificar aparece um Grupo (FOTOGRAFIA) e um programa isolado. Como é meu desejo que este segundo programa esteja associado ao mesmo grupo vou proceder do seguinte modo:

Vou a “Opções” e “Gestor de Aplicações”. Veja como aparece a informação na 1ª aba. Posicionados na pasta do aplicativo temos acesso à “Descrição”, “link para a pagina do fornecedor” e o um botão “Aplicação completamente apagada” que um vez clicado limpa o programa da sua pen definitivamente.

Portable apps 37Vamos colocar-nos sobre o icon do PicPick. Aparece o seguinte quadro:Portable apps 38No lado direito em “Grupo” vamos seleccionar “FOTOGRAFIA” e  “SairPortable apps 39

Ao voltarmos à pen, vista de “Todos os Programas” podemos verificar que o PicPick está agora agrupado com o PhotScape no grupo FOTOGRAFIA

Portable apps 40Se por alguma razão se enganou a proceder ao agrupamento use sempre o gestor de aplicações para o corrigir. Pode seleccionar texto vazio (significa que não ficará agrupado)  ou escrever um texto (significa que está a constituir um grupo e a associar um programa ao mesmo). Pode também “emendar” o texto de determinado grupo.

Proceda como atrás referido para instalar as suas aplicações portáteis. Use aquelas que efectivamente necessitar de utilizar. A titulo de exemplo deixo aqui duas imagens de uma pen com uma serie de aplicativos instalados.

Portable apps 42 Portable apps 41

Divirta-se

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...