06 fevereiro, 2015

Paint.NET- Ferramenta Varinha Mágica

Paint.NET Varinha mágica + Tecla Shift
Uma das ferramentas de selecção muito útil do Pain.NET é a varinha mágica.
Já aqui fizemos referencia a ela na remoção de fundos (para os tornar transparentes) quer os fundos simples ou complexos.
Vamos relembrar que:

A. Para seleccionar uma área 
  1. A ferramenta varinha mágica, após seleccionada (clicando no ícone respectivo na caixa das ferramentas ferramenta ou tecla de atalho S) e clicando num ponto da imagem, vai fazer uma selecção com base em cores e seus tons, que são semelhantes aos da área clicada. 
  2. É óptimo para seleccionar grandes blocos de cor sólida.
  3. Ao alterar os níveis de tolerância a selecção de tons aumenta, aumentando deste modo a selecção. 
  4. Este ultimo ponto é particularmente importante para uma selecção de acordo com o desejado.
De acordo com o descrito em anteriores mensagens existem associações de teclas, que associadas à ferramenta varinha mágica, facilitam muito o trabalho de selecção.
Assim;
B. Para adicionar mais áreas a seleccionar use a tecla Crtl, mantenha-a premida e vá clicando, com o botão do lado esquerdo do rato, nas áreas desejadas da imagem para aumentar selecções
Paint.NET Varinha mágica + Tecla Crtl
C. Para diminuir áreas a seleccionar use a tecla Alt, mantenha-a premida e vá clicando, com o botão do lado esquerdo do rato, nas áreas desejadas da imagem para diminuir selecções.
Paint.NET Varinha mágica + Tecla Alt
D. Para seleccionar um conjunto de cores dum mesmo tom (ou cor) use a tecla Shift, mantenha-a premida e clique numa cor, com o botão do lado esquerdo do rato. Todas as áreas da mesma cor da imagem serão seleccionadas. Nota: Este ultimo ponto é apresentado pela 1ª vez neste blogue.
Varinha mágica + Tecla Shift
Exemplo na imagem seguinte:
Paint.NET Varinha mágica + Tecla Shift_2

Dica 1: Para selecção de áreas com fundos simples ou uma cores sólidas, utiliza-se todas as três técnicas descritas; A, B, C e D.
Dica 2: Para selecção de áreas com fundos complexos ou cores com muitos tons, utiliza-se as duas primeiras técnicas descritas; A, B e C.
Dica 3: Na área de trabalho, quando clica na imagem para seleccionar áreas, a simbologia altera-se, excepto quando usa em a técnica descrita em D que não apresenta qualquer símbolo, de acordo com a figura seguinte:
Paint.NET Simbologia varinha mágica na área de trabalho

Dica 4: Após a encontrar a selecção desejada você vai poder apaga-la através da tecla Delete, tornado deste modo o seleccionado em transparente, mas também pode copiar (Crtl+C) e colá-la (Crtl+V) numa nova imagem.

Se desejar saber mais sobre o Paint.NET consulte a página de topo Paint.NET-Dicas
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...