20 fevereiro, 2015

Efeito "Fora da caixa" com Paint.NET

Bird out of the box 2
Um dos efeitos muito interessantes que, de vez em quando, encontramos é aquele que parece que um elemento se destaca e aparece fora da caixa dando um ilusão tridimensional e viva.
Tenho exemplos muito interessantes nesta mensagem para lhe mostrar, bem como as dicas de como as construir.

Introdução

Iremos recorrer a um processo similar ao da 1ª imagem desta mensagem, o "Pássaro fora da caixa", para exemplificar as técnicas usadas.
  • Em primeiro lugar irá necessitar de um elemento central com um fundo transparente, neste caso o pássaro. Exemplo da miniatura seguinte. A imagem original tem as dimensões 680 x 635
    Pássaro fundo transparente png
  • Depois ira precisar duma imagem de 1º fundo, neste caso um pedaço de céu azul, que deve ter dimensões superiores à anterior. Exemplo da miniatura seguinte. A imagem original tem as dimensões 1920 x 1080
    Céu de Verão022C
  • Para dar "profundidade" aos dois terá de recorrer à função "Rodar e Zoom" do Paint.Net, cujas técnicas são descritas nesta mensagem.

Procedimento


  1. Abra o Paint.NET
  2. Carregue a imagem do 1º fundo, neste exemplo um pedaço de céu azul com as dimensões 1920 x 1080.
  3. Vá "Camadas / Rodar e Zoom". Comece por diminuir o zoom e vá adequando os outros parâmetros de modo a criar um efeito de perspectiva do céu. Veja o meu exemplo na imagem seguinte
    1º Fundo rodado e zoom Paint-NET
  4. Depois, carregue a imagem do pássaro com fundo transparente, através de "Camada / Importar do ficheiro" reposicione-a sensivelmente a meio da linha lateral direita do céu. Redimensione-a se necessário. Basta usar a ferramenta mover para estas operações.
  5. Posicionado na camada do pássaro, vá novamente "Camadas / Rodar e Zoom". e vá adequando os  parâmetros de modo a criar um efeito de perspectiva do pássaro. Veja o meu exemplo na imagem seguinte
    Passaro TR- rodado e zoom Paint-NET
  6. Em seguida vai precisar de unir as duas camadas.  Recorra a  "Camadas / Misturar camadas". Nota: Se tiver alguma selecção activa (recorte pontilhado a piscar) clique na tecla "Esc" para a desseleccionar e depois aplique o desejado.
  7. Agora, e com a tinta preta seleccionada, seleccione o balde de tinta e clique num ponto da área transparente para pintar o 2º fundo de preto. Ficará similar à seguinte imagem com as dimensões 1920 x 1080.
    O Pássaro voando para alem do céu
  8. Por fim guarde o seu trabalho.
Eis outros exemplos (todas com as dimensões 1920 x 1080) que criei com esta técnica:

Borboleta "out of the box"

Borboletas out of the box

Cavalo out of the box

Malmequer out of the box

Pássaro-divertido-out of the box

Pássaro out of the box
E este que têm mais um detalhe
cavalos-correndo para novo prado-1920x1080

Como pode verificar na ultima mensagem a parte do prado ou campo foi recriado de modo a sair dos dois elementos que compunham a composição inicial.
Esta foi efectuada através da ferramenta "Carimbo (clonagem de pixeis)". 
Para aplicar esta técnica, clique na ferramenta, seleccione um tamanho adequado e para definir a área que quer copiar, clique simultaneamente na tecla Crtl e clique na área pretendida, em seguida clique na área que quer clonar. 
Vá repetindo o processo até concluir alterando as dimensões e posições em conformidade.
E é tudo.

Nota adicional: Se precisar de imagens png com fundo transparente veja o site indicado nesta mensagem 1000 Imagens png com fundo transparente - Excelente

Se desejar saber mais sobre o Paint.NET consulte a página de topo Paint.NET-Dicas

Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...