03 maio, 2010

Codyssey – Gestor de aplicações portáteis (parte 1)

Codyssey
Se procura uma solução para gerir as suas aplicações portáteis experimente o Codyssey. O site é dedicado à portabilidade, a privacidade e tudo relacionado à operação e à gestão das unidades portáteis e aplicações portáteis.
O CodySafe é a ferramenta baseado em menus para aplicativos portáteis, transforma a sua “pen” num “computer-on-a-stick. Ele permite que você carregue e lance qualquer aplicativo portátil em qualquer computador directamente da sua pen drive.  A ferramenta de Gestão de Aplicações CodySafe vai economizar o seu tempo e esforços, o Doctor Drive irá manter o seu dispositivo de memória saudável.Você vai também poder encontrar outras aplicações portáteis e suites no site do produtor. A tudo isto o software apresnta-se com um visual bastante atraente e funcional permitindo que os conteúdos da sua pen se apresentem de um modo idêntico ao do seu computador.
Hoje iremos dedicar a nossa atenção à instalação, passagem do idioma para Português e à organização da estrutura base ( lado direito da figura). Ou seja a instalação de aplicações ou programas “Portable” e o seu funcionamento será objecto de análise posterior.
Em primeiro lugar há que seleccionar uma pen drive. Esta deve ter uma capacidade de acordo com aquilo que pretende utilizar futuramente de um modo “portátil”. No exemplo da figura anterior foi utilizada uma pen de 8 GB (7,45 GB reais para utilização) e no final de se instalar 22 aplicações portáteis, gravar um par de ficheiros de excel e guardar 3 conjuntos de cursos interactivos ficamos com 6,31 GB disponíveis para utilização (ou seja 84,7%).
Nas indicações que se seguem vai ser utilizado uma pen nova de 1 GB (930 MB disponíveis).
Nota: O Codyssey permite a sua instalação num pen que já tenha conteúdos e se for o caso reconhecer aplicações portable. Posteriormente terá de “arrumar” todos os seus conteúdos. Se não for um utilizador experiente recomendamos que proceda numa pen nova (ou limpa) e depois copie e cole os conteúdos que desejar para a nova estrutura que desejamos se mantenha de um modo simples e prático. 
Veja agora passo a passo como proceder:
  1. Insira a pen nova no seu computador. Tome atenção: não tenha ligada mais nenhuma pen ou outro dispositivo. Isto facilitará a instalação.
  2. Aceda ao site do produtor (vá à área habitual de programas recomendados, neste caso “Programas PORTABLE Recomendados” e seleccione “APPS-Codyssey”. Ou aqui. Irá aceder ao site
  3. Uma vez aberta a página de entrada, vá para a parte inferior (Get CodySafe) e clique em “Get it now…”Codyssey 1
  4. Acederá a uma pagina “CoySafe Free”. Clique em “Donwload CodySafe”Codyssey 2
  5. Guarde e/ou execute o programa “CodySafe_Setup.exe”Codyssey 3
  6. Ao iniciar o executável , aparecerá o CodySafe Setup Wizard. Clique em “next” 2 vezes. Aparecerá uma janela que lhe perguntará se o drive onde pretende instalar. Neste caso é o drive F:\. Certifique-se que é o pretendido e clique em “next”. Nota: este processo irá ocupar 4,2 MB.Codyssey 4
  7. Aparecerá um quadro como o seguinte. Clique em “Install”Codyssey 5
  8. Uma vez terminada a instalação aparecerá o seguinte quadro: Codyssey 6
  9. Repare que o programa recomenda-lhe um nome(CodySafe Smart Drive) para identificar a sua pen. Pode mantê-lo assim ou se o desejar também o pode personaliza-lo. Neste caso adicionamos texto ( – JotaV) o que significa que uma vez a operar esta será identificada com o nome “CodySafe Smart Drive – JotaV”. Uma vez introduzido o texto, clique em “Finish”
  10. Repare que a sua pen já têm o programa instalado, pois aprecera no lado direito e em baixo do seu computador o seguinte quadro:Codyssey 7
  11. Veja que de momento a sua pen drive têm disponíveis 958,39 MB de um total de 963,73 MB. Repare também que no canto inferior direito (programas) aparece o seguinte icon que em qualquer altura você pode clicar para aceder à sua pen.CodySafe-icon-100
  12. Vamos agora proceder à alteração do idioma. Clique em “Options” e de seguida clique em “Languague Settings”Codyssey 8
  13. Seleccione o idioma pretendido Codyssey 9
  14. A sua drive está agora com este aplicativo instalado e no idioma desejadoCodyssey 10
  15. A sua pen drive têm 958,39 em 963,73 MB, ou seja 99,4% da sua capacidade disponíveis para a sua utilização.
  16. Tome atenção às seguintes recomendações antes de copiar e colar os conteúdos que deseja:
    • Mantenha a estrutura simples, ou seja 1 pasta “As Minhas Imagens”, 1 Pasta “As Minhas Músicas”, 1 Pasta “Os meus Vídeos” e 1 Pasta “Os meus documentos”.
    • Pode criar sub-pastas em cada uma das pastas atrás indicadas mas tome em consideração se tiver mais que um projecto em trabalho deve considerar que quando criar as sub-pastas deve dar.lhe o mesmo nome. Exemplo: 2 Projectos, um com o nome “Sado” e outro com o nome “Arrábida”. Na pasta “As Minhas Imagens” vou criar 2 sub-pastas (uma com o nome “Sado” e outra com o nome “Arrábida” onde vou colocar as minhas fotos de cada um deles). Faço o mesmo na Pasta “As Minhas Músicas” e também na Pasta “Os meus Vídeos” onde poderei gravar os projectos dos editores de vídeo e os filmes finais.
    • Para sair em segurança da sua pen drive clique na seta verde no canto inferior direito da aplicação. Aguarde a informação que pode retirar o dispositivo em segurança e remova-o do seu pc.
Voltaremos a esta aplicação.
Divirta-se

2 comentários:

  1. Depois que instalei o programa e coloquei no pen drive tal, o nome do programa nao sai do meu pen drive, teria como me dizer como faço para colocar meu nome de novo por favor???? ;/

    ResponderEliminar
  2. Olá OzzLivros, proceda do seguinte modo:
    Insira a pen no seu computador. Não a abra automaticamente. Vá a computar/ seleccione a drive da sua pen. Depois posicione-se em cima do nome Codyssey e clique no botão do lado direito do rato. Seleccione "Mudar o nome". Recomendo que não apague o nome codyssey mas que acrescente o seu nome.
    Exemplo: Codyssey - OzzLivros.
    Assim e se utilizar mais que uma pen saberá sempre que esta têm este gestor.
    Bom trabalho.
    JotaV

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...