04 junho, 2014

Fotor para Windows - O Editor (2)

Fotor para Windows
Continuação da mensagem: Fotor para Windows - O Editor (1)

Eis a descrição detalhada dos comandos e sub comandos do editor do Fotor para Windows.

Conforme indicado na anterior mensagem os comandos estão divididos nas seguintes categorias:
- Edição; Cenas (Scenes), Cortar (Crop), Ajustamentos (Adjust), Efeitos (Effects), Molduras (Borders), Tilt-Shift e Texto (Text).
- Salvar e Partilhar

Estes estão localizados nas barras laterais no lado direito da interface do editor. 
vamos de seguida detalhar cada um deles.

1. Cenas (Scenes).

Com ele vai poder aplicar aplicar melhorias (baseadas em condições de captura de fotos) com apenas 1 clique.Comece por clicar no centro da área de trabalho para carregar uma foto,depois vá clicando nas diversas opções. Compare com o original. 
Para salvar clique em Export e escolha uma das opções (detalhes mais abaixo nesta mensagem)
scenes - sub comands (Fotor para Windows)

2. Cortar (Crop)

Ao aceder a este comando irá encontrar duas opções. A primeira é Endireitar (Straighten). Basta actuar no botão deslizante para rodar à esquerda ou à direita. Uma vez concluído clique no botão Done.
Endireitar (Straighten) in Cortar (Crop) (Fotor para Windows)

A segunda opção é a de Cortar (Crop). Ao clicar na aba do sub comando com o Crop irá encontrar uma serie de opções, desde a versão livre (freeform) até aos mais diversas relações de aspecto incluindo o 16x9. Seleccione a que deseja, faça ajustamentos através do movimento dos cantos. Uma vez concluído clique no botão Done.

Cortar (Crop) (Fotor para Windows)


3. Ajustamentos (Adjust)

Aqui irá encontrar diversos comandos, nomeadamente:
-Remoção de olhos vermelhos (Red-eye Removal)
Vai ajudá-lo a remover automaticamente olhos vermelhos de suas imagens. Mova o cursor para a direita ou para a esquerda para aumentar ou diminuir o pincel.
-Tom (Tone)
Em "Tom", você encontrará controlos deslizantes ajustáveis ​​para manipular a exposição, brilho, contraste e saturação de sua foto. Mova os controlos deslizantes para a direita ou para a esquerda em cada opção, e verifique como muda a sua imagem.
-Detalhes (Details)
Use "Detalhes" para ajustar o desfoque e nitidez da foto movendo o controlo deslizante para a esquerda (valor negativo) para adicionar borrão e para a direita (valor positivo) para aguçar.
-Balanço de Brancos (White Balance)
Para ajustar o balanço de brancos, clique no conta-gotas no canto superior direito da caixa "Balanço de Branco" no menu. Depois de ter seleccionado a ferramenta conta-gotas, clique em qualquer cor, em qualquer parte da sua imagem, a fim de aplicar o esquema de cores para a foto inteira. Em seguida, ajustar o balanço de branco "Temperatura” (Temperature), usando a escala de temperatura Kelvin Color. Mova o controle deslizante para a esquerda (valor negativo) para fazer a foto aparecer mais frio, ou mova o cursor para a direita (valor positivo) para aquecer a foto. Finalmente, ajustar o balanço de branco "Matiz" para compensar uma tonalidade de verde ou magenta. Mova o controle deslizante para a esquerda (valor negativo) para adicionar magenta de foto ou movê-lo para a direita (valor positivo) para adicionar verde.

Ajustamentos (Adjust) (Fotor para Windows)
 e ainda
-Vinheta (Vignette)
Mova o controlo deslizante vinheta para dar a sua fotografia o efeito de fade-away (desbotamento de distância) exacta que você deseja. Mova o cursor para a direita para um maior nível de intensidade, ou para a esquerda para um olhar mais subtil.
-Destaques / Sombras (Highlights/Shadows)
Use o controlo deslizante Destaques (Highlights ) para escurecer um pouco as partes do seu foto que podem ser muito brilhantes. Use o controlo deslizante Sombras (Shadows) para iluminar as partes escuras da imagem.
-Curva (Curve)
Uma característica um pouco mais avançada, permite que você ilumine e escureça, selectivamente, partes das suas fotos, para aumentar o contraste, por exemplo. A ala esquerda da curva representa os pixeis mais escuros na imagem, bem como a direita os mais brilhantes. Arraste a curva para cima para fazer essa parte da imagem mais brilhante, e para baixo para tornar mais escuro.

Ajustamentos (Adjust) 2 (Fotor para Windows)

4. Efeitos (Effects)

Ao clicar no ícone "Efeitos” (Effects) vai poder escolher entre as abas no topo do submenu para visualizar miniaturas de vários efeitos nas seguintes cinco categorias: Clássico (Classic), Lomo, Preto e Branco (B & W), Vinheta (Vignette), Arte (Art) e Texturas (Texture).
Em cada guia, vai poder mover o cursor sobre o lado direito e consultar todos os dez a vinte efeitos em cada categoria. Clique em qualquer visualização numa miniatura para ver como fica a sua foto. Depois de ter clicado num efeito específico, um cursor deslizante de intensidade aparece sob a pré-visualização das miniaturas. Mova o cursor para a direita para aumentar a intensidade ou para a esquerda para diminuir a intensidade do efeito.

Efeitos (Effects) (Fotor para Windows)

5. Molduras (Borders)

Ao clicar no ícone Borders vai poder aplicar uma bordadura ou moldura à sua foto. Vai poder escolher entre as abas no topo do submenu para visualizar miniaturas de vários efeitos. Proceda como descrito no ponto anterior.

Molduras (Borders) (Fotor para Windows)

6.Tilt-Shift

Este é um efeito muito interessante que lhe irá permitir destacar determinado elemento da sua foto, borrando (desfocando), como se alterasse a profundidade de campo da sua máquina fotográfica, a área envolvente ao elemento.
No topo do submenu que você pode seleccionar o Modo (Mode) do  tilt-shift ou seja, a forma da ferramenta que você gostaria de usar. Deslize o botão "Mode" para a esquerda, se você gostaria de focar selectivamente áreas circulares, ou arraste o botão para a direita, a fim de concentrar-se selectivamente através de seções lineares de sua foto. Em qualquer modo de circular ou linear, vai poder escolher entre sete aberturas distintas que correspondem a diferentes níveis de intensidade. Quanto maior o numero a seguir ao F/, resultada no nível mais baixo de efeito de desfoque. No oposto, quanto menor o numero, maior o aumento da intensidade do desfoque.

Tilt-Shift (Fotor para Windows)
No modo tilt-shift circular, clique em qualquer lugar dentro do círculo e arraste-o sobre a parte da foto que você gostaria de destacar (foco). Pegue o círculo e mova o rato para dentro para fazer a área circular menor ou expandir a área de foco movendo o rato para fora. O círculo interno será claro, o espaço fora do círculo externo será desfocada, e no meio uma transição serão aplicados a partir de focado para turvo.
No modo tilt-shift linear, a orientação padrão da área seleccionada é vertical. Para alterar a largura da área que você quer destacar (foco), pegue a esquerda ou direita da fronteira, em seguida, passe a linha para fora para obter uma área focada mais ampla ou para dentro para uma cobertura mais estreita. Para mudar a direcção do caminho linear da sua imagem; mover o rato em qualquer lugar sobre a sua imagem e, em seguida, pegar e segurar o pequeno circular de seta que aparece no centro. Arraste a seta do rato num movimento circular lento (no sentido horário ou anti-horário) para alterar o ângulo do caminho linear, então pare e solte o rato. Para mover o caminho linear inteiro da área seleccionada, clique em qualquer lugar dentro dos limites (excepto no pequeno ícone circular no centro) e arraste a área seleccionada até cobrir a parte de sua foto que você gostaria de manter em foco. O espaço entre as duas linhas internas irá permanecer focado, o espaço do lado de fora das duas linhas exteriores será desfocada, e entre elas, uma transição vai ser aplicada.


7.Texto (Text)

Aqui irá encontrar uma variedade de opções comuns a qualquer editor de texto. Seleccione as suas preferências e clique em "Add Text" para iniciar a inserção de texto na foto.
Irá aparecer uma caixa de dialogo no centro da imagem. Clique no meio dela para escrever o texto. Depois de clicar em qualquer ponto fora da caixa, clique novamente nela e poderá move-la ou rodá-la.

Texto (Text) (Fotor para Windows)
Adicionalmente e sempre que clicar no texto, repare que aparece uma caixa de comandos adicionais que lhe permitir o ajustamento do texto. Opacity para diminuir ou aumentar a Opacidade, Rotate para rodar o texto e Shadow para cria uma sombra no texto. Utilize os comandos deslizantes de cada uma das opções para fazer os seus ajustamentos de texto. 
Ajustamentos de texto (Fotor para Windows)

8. Salvar e Partilhar


Nesta área irá encontrar duas opções.
A primeira através do botão New (novo) que lhe permitira seleccionar uma nova imagem. Se já tiver efectuado algumas alterações irá abrir.se uma caixa de diálogo perguntando-lhe se deseja guardar a imagem alterada, com as seguintes opções (botões): Cancel (cancela a solicitação retornado à imagem que estava a trabalhar), Yes ( sim, para salvar a imagem) e No (não para eliminar a imagem trabalhada)
A segunda opção, através do botão Export (Exportar) permite-lhe:
- Salvar no computador (Save to computer)
- Partilhar no Facebook (Share to Facebook)
- Partilhar no Filckr (Share to Filckr)
- Partilhar no Twitter (Share to Twitter)



Salvar e Partilhar (Fotor para Windows)

Se pretender salvar no seu computador (exemplo imagem anterior) vai poder escolher o formato de saída , escolher o local onde guardar e redimensionar a sua foto. Se escolher o formato JPG vai ainda poder escolher se quer que a definição seja Alta (high), Normal ou Baixa (low)

E é tudo sobre o editor do Fotor para Windows.

Antes de acabar duas notas:
- Conforme indiquei na mensagem anterior existem, também, versões para iPhone, Android, Windows 8 e Mac.
- Existe uma versão online do Fotor. Não têm tantas funcionalidades mas é muito prático. Ele esta disponível no JotaV Editores - Fotor

Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...