03 março, 2016

Efeito HDR com o Simply Contrast - parte 2

SimplyContrast interface
Em continuidade da nossa mensagem anterior, hoje vamos falar de como funciona o SimplyContrast e também deixar aqui algumas dicas sobre algumas definições.
SimplyContrast é um aplicação online onde pode criar, gratuitamente e sem registos, efeitos HDR em fotos. 
Tudo o que é necessário é carregar uma foto, ajustar os vários valores e um vez conseguido o resultado, salvar o seu trabalho. 

O seu funcionamento é muito simples.

  1. Em primeiro lugar aceda ao JotaV Editores - SimplyContrast e clique no botão (réplica na imagem seguinte) para iniciar o programa 
    SimplyContrast - Iniciar
  2. Em seguida, e através dos comandos inseridos lado superior esquerdo da interface, clique no botão Browse para seleccionar e carregar a sua foto. Ela pode ter um formato JPEG, RAW ou HDR. Em seguida e senão precisar de rodar a foto, que pode ser feito através do botão intermédio, clique em Next para ir para a interface principal.
    SimplyContrast-carregar foto
  3. No lado esquerdo da interface (ver 1ª imagem desta mensagem) do SimplyContrast irá encontrar os comandos que lhe irão permitir alterar os diversos parâmetros. Por debaixo destes ira encontrar 3 botões: Reset (Restaurar) para colocar a imagem nos seus valores originais; Back (voltar atrás) e Done (Concluído) para gerar as alterações e aceder à área onde pode guardar o seu trabalho (através do botão Save).
Mas atenção, conforme indiquei na mensagem anterior, onde pode saber mais sobre HDR, chamei particularmente a atenção para o uso das técnicas HDR  dizendo:
A utilização correcta desta técnica (HDR) produz imagens muito interessantes, mas o seu uso incorrecto produz aberrações fora da realidade
Este principio aplica-se ao SimplyContrast. Assim saiba o que está por detrás dos... 

Comandos e algumas dicas sobre definições

SC2
White Balance (Balanço de branco). 
Incluído nesta área ira encontrar o botão Preset (Predefinido) com as seguintes opções:
  • As Shot: Como o disparo da foto
  • Auto: Automático
  • Custom: Personalizado
Não se preocupe muito com a escolha, mantenha a 1ª pois quando alterar algum parâmetro ele passará a Custom (Personalizado).
Importante sim são os dois comandos seguintes; Temp e Tint, mas antes de falar deles é melhor perceber o que é o White Balance (Balanço de branco)
O correto balanço de branco deve levar em consideração a "temperatura de cor" de uma fonte de luz, que se refere o quanto 'quente' ou 'fria' é uma fonte de luz. Nossos olhos (e cérebros) são muito bem treinados para julgar o que é branco em diferentes situações de luz, mas câmaras digitais normalmente encontram grande dificuldade ao fazê-lo usando o ajuste de branco automático ('Auto White Balance' ou AWB). Um balanço de branco incorrecto pode gerar imagens 'lavadas' com azul, laranja e mesmo verde que são irreais. In: "Compreendendo o  Balanço de Branco", onde poderá se inteirar da definição completa e correcta utilização WB, bem como o que é temperatura de cor. Leitura recomendada.
Comandos do White Balance (Balanço de branco):
  • Temp (Temperatura de cor). Altera a cor predominaste de toda a foto. Varia os valores de cor ao longo do eixo azul-amarelo.
  • Tint (Matiz de cor). "Pinta" duma cor foto toda. Varia os valores de cor ao longo do eixo magenta-verde
Nota 1: Eu particularmente não gostei destas duas funções. O objectivo principal da técnica é realçar os meios tons e não "pintar" com um filtro de cor toda a imagem.

Tone Mapping: Mapeamento de tons
  • Contrast: Contraste, ilumina as áreas mais claras e escurece as mais escuras. Aumentar o contraste é intensificar as áreas claras e as áreas escuras da imagem; o que é escuro fica mais escuro e o que é claro fica mais claro.
  • Brightness: Brilho, aumenta ou diminui o brilho em toda a imagem
  • Highlights: Destaques ou Realces. Actua nas partes brilhantes duma imagem. É útil quando têm partes da sua foto com áreas muito iluminadas ou brilhantes.
  • Shadows: Sombras. O oposto de Highlights (Destaques), Actua nas partes escuras duma imagem. Útil quando têm partes da sua foto com áreas muito muito escuras para que estas fiquem mais iluminadas.
  • Blacks: Pretos. Similar a  Shadows (Sombras) mas com uma cobertura mais profunda das partes escuras da imagem.
Detail Enhancement: Aprimoramento de detalhes
  • Strength: Força. Realça os detalhes.
  • Clarity: Claridade, parecido com o Contraste mas que funciona nos meios-tons da imagem. Os meios-tons são aqueles que são perceptíveis pelo olho humano mas nem sempre capacitados com a máquina fotográfica.
Color Enhancement: Aprimoramento de cor
  • Vibrance: Vibrance. É a ferramenta de saturação não linear, considerada uma saturação inteligente. O Vibrance apenas intensifica as cores que ainda não estão saturadas, as que já possuem saturação não são modificadas. Esse ajuste é muito vantajoso pois a cor nunca ficará saturada em excesso, sempre haverá a preservação das cores e das informações na imagem. É muito útil para fotos de pessoas.
  • Saturation: Saturação. É uma ferramenta que faz com que todas as cores presentes da imagem sejam saturadas com a mesma intensidade e proporção, portanto se uma determinada cor já está saturada, ela ficará ainda mais saturada. É chamada de saturação linear por esse motivo, ela simplesmente selecciona todas as cores e as intensifica. 
Por ultimo gostaria de lhe dizer que cada foto têm uma personalidade própia. Por isso não se podem indicar valores pré indicados para cada uma das funcionalidades. A ultima imagem desta mensagem contêm os parâmetros e valores da minha foto publicada na mensagem anterior com "depois" de usar o SimplyContrast. A sua terá valores diferentes.

Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...