26 fevereiro, 2016

Efeito HDR com o Simply Contrast - parte 1

Piodão Azul antes e depois do Simply Contrast gif
Antes e Depois do SC
Capturar numa única imagem toda a variação de luz e sombra visível ao olho humano nem mesmo as melhores câmaras fotográficas o conseguem fazer.

Enquanto o olho humano se ajusta constantemente quando olhamos para um determinado cenário, a câmara é forçada a fazer uma única escolha na hora em que premimos o botão. Nesse momento ela seleccionou um intervalo mais adequado dos parâmetros, mas tenderá a não incluir nessa selecção os tons mais brilhantes ou mais escuros.


Ciente desta realidade, o fotógrafo americano Charles Wyckoff, por volta dos anos 40, desenvolveu uma técnica chamada de High Dynamic Range (HDR), ou Grande Alcance Dinâmico.

Esta técnica consiste em capturar, normalmente, três imagens com diferentes exposições (uma com exposição negativa, outra com exposição normal e outra com exposição positiva) e posteriormente combiná-las numa só através dum programa específico.

Cláudia Regina têm um excelente tutorial no seu blogue chamado O guia definitivo da fotografia HDR, onde poderá aprofundar esta técnica.

Hoje em dia já existem maquinas fotográficas, nomeadamente as DSLR, com funções HDR, que fazem os 3 disparos, com exposições diferentes, e criam uma só foto.

A utilização correcta desta técnica (HDR) produz imagens muito interessantes, mas o seu uso incorrecto produz aberrações fora da realidade.
Utilize motivos estáticos, sem padrões repetitivos tais como riscas ou grades. Use o tripé. Não use flash se o motive estiver perto da câmara.


Normalmente o formato RAW é o mais comum nesta técnica, pois contém mais informações de cor em cada canal quando comparativamente ao formato JPEG.

No entanto existem programas que permitem recriar o efeito HDR a partir do formato JPEG e usando somente uma foto.

O exemplo da animação que está no inicio desta mensagem foi feita com o SimplyContrast.
Eis um comparativo, Antes e depois, das imagens nele usado.
Antes e depois do SimplyContrast

O  SimplyContrast funciona online para formatos JPEG, RAW ou HDR está disponível no JotaV Editores - SimplyContrast onde poderá testar as suas fotos.

Na próxima mensagem irei explicar com funciona o programa, bem como os conceitos por detrás de cada funcionalidade. Em Efeito HDR com o Simply Contrast - parte 2

Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...