06 agosto, 2011

Pinta. Pintar é simples (edição e desenho de imagens)

Pinta - 1 Pinta é um programa de desenho e/ou edição de imagens (open source), livre e grátis . É o herdeiro do célebre Paint.NET baseado numa nova tecnologia, leve e poderoso e que vai dar quer falar. O seu objectivo é fornecer aos utilizadores um modo simples mas poderoso ferramentas para desenhar e manipular imagens no Linux, Mac e Windows.
Para alem das ferramentas de desenho, palete de cores personalizável, utilização de multi-camadas ilimitada, o Pinta apresenta-se com mais de 35 ajustes e efeitos, tudo isto numa interface simples e intuitiva e o mais importante para alguns de vós está disponível em 40 idiomas incluindo o Português.
Apesar de ainda ser um projecto em desenvolvimento já é uma ferramenta de referência sobretudo pela sua modernidade e facilidade de operação com uma leveza e rapidez simplesmente assombroso.
Agora vamos às dicas do JotaV

Ao aceder à página para o download (descarregar) do Pinta irá encontrar as seguintes opções:Pinta - 2 Dependendo do seu sistema operativo, vai ter de baixar dois programas. Por exemplo todos aqueles que tenham um S.O. da Windows vão ter de baixar dois executáveis, por esta ordem, o “GTK#” e depois o “Pinta”. Proceda deste modo: Por debaixo da palavra Windows clique em “GTK# for Windows (required)”, baixe-o para o seu ambiente de trabalho. Depois clique, por debaixo da palavra Windows, em “Download” para descarregar o executável do Pinta, baixe-o para o seu ambiente de trabalho. Vá para o seu ambiente de trabalho e encontrará os dois executáveis.
Pinta - 4 Clique duas vezes no executável do “GTK#”, siga as instruções até ao fim. Depois de concluir este executável clique duas vezes no executavel do Pinta. Proceda de acordo com as instruções e não se preocupe com o idioma pois este executável vai reconhecer o idioma base do seu sistema operativo e instalará o programa em conformidade. No meu caso reconhecei o Português e o programa abre com todas as indicações na língua Portuguesa.
Recomendação: Após verificar que o Pinta está instalado e a funcionar vá ao ambiente de trabalho e apague os ficheiros executáveis ( basta selecciona-los e arrasta-los para a lixeira). Assim vai mantendo o seu computador limpo.
Mais dicas do JotaV: A Interface
Veja as principais funções que o Pinta contêm. Para as funcionalidades que têm ícones basta, com o programa aberto, passar por cima de um “bonequinho” com o rato, que o programa informa qual a ferramenta ou a função. As seis primeiras famílias de comandos estão esquematizadas na próxima figura.
Pinta - Interface
E na figura seguinte poderá verificar o conjunto de efeitos disponibilizados pelo PintaPinta - Interface 2
Nota: Para visualizar as imagens numa dimensão maior e numa nova janela basta clicar em cima da mesma. Depois se quiser pode guarda-la no seu pc ou imprimi-la.
O JotaV recomenda o Pinta. Siga os links
Website do Pinta : http://pinta-project.com/
Link de acesso para o download: http://pinta-project.com/download.ashx
Divirta-se
Jota V Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...