06 abril, 2015

TinyPNG para compressão online de PNG´s

O TinyPNG comprime imagens PNG, preservando a transparência. Funciona online e permite trabalhar com 20 imagens com o máximo de 5 MB cada.
A optimização para a Web de imagens é um recurso que permite a compactação de imagens ou fotos de modo a permitir obter um tamanho menor e sem perda de qualidade aparente, obtendo-se deste modo sinergias diversas. 
Exemplos são o carregamento de páginas mais rápidas em sites ou blogs, o envio dum conjunto de imagens ou fotos por correio electrónico, facilidade de utilização de editores online, etc., etc.. Ou seja redução de espaço e maior velocidade de transmissão.
CUIDADO AO BAIXAR VEM COM O MESMO NOME
Fiz alguns testes e os resultados são de facto muito bons, na compressão do formato PNG, comparativamente a outros programas do género. Os resultados de PNG com áreas transparentes são fabulosos.

Eis alguns exemplos efectuados.

1º Exercício: Foto PNG sem áreas transparentes. 

Desta imagem original. 4,26 MB*
realçe. Original png

Para esta comprimida no TinyPNG. 623 KB*
realçe_tiny compressed

Resultado -86%

Da mesma imagem original
Para esta comprimida no Caesium2,55 KB*
realçe_compressed Caesium

Resultado -41%

2º ExercícioImagem PNG com áreas transparentes.

Desta imagem original. 41,3 KB*
original Silhueta invertida - Cavalo2

Para esta comprimida no TinyPNG. 15,9KB*
Silhueta invertida - Cavalo2- TynPNG compressed

Resultado -61%

Da mesma imagem original
Para esta comprimida no Caesium80,5 KB*
Silhueta invertida - Cavalo2_compressed Caesium

Resultado +94%


Clique nas imagens e verifique se encontra algumas diferenças significativas.

Sem duvida que os melhores resultados na compressão de ficheiros PNG é muito melhor quando efectuado com o TinyPNG (online), comparativamente ao Caesium (Para Windows). Mas o Caesium têm outras virtudes que falaremos oportunamente.

Nota (*): Os valores indicados para os tamanhos são os verificados no PC com o Windows. Quando acede ao TinyPNG ou no trabalho com o Caesium irá encontrar valores superiores de leitura. Tal facto deve-se ao facto da Microsoft ter adoptado, há já alguns anos, um padrão próprio que é aceite internacionalmente mas que não é o convencionado pelas normas internacionais. Os programas fazem uma leitura por estas ultimas. Daí a diferença. Ou seja a sua imagem ou foto não aumenta de tamanho. A leitura é que diferente. Para simplificar verifique pela percentagem de compressão pois ela é igual em qualquer uma das aproximações.

Eis o link de acesso ao TinyPNG (online). Ao abrir a página basta arrastar as imagens ou fotos em PNG para o interior do rectângulo a pontilhado e deixar o programa funcionar. Depois carregue em Download para baixar as imagens comprimidas. Tenha cuidado com o nome do ficheiro a guardar. Se desejar manter os originais mude o nome, se necessário.

Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...