Hoje vou-lhe indicar algumas dicas como reproduzir um elemento fotográfico que simula a gravação, em relevo, de um símbolo, um nome ou a associação destes elementos.
Vamos então recriar um exemplo, como a da imagem inicial desta imagem (clique em cima dela para visualizar os detalhes numa maior dimensão).com a "gravação" de um símbolo, neste caso um pássaro) e de um nome neste caso JotaV.
Numa fase inicial teremos de seleccionar um textura base que nos permita obter o efeito desejado. Eu testei diversas e aquelas que me pareceram melhores, para este efeito, foram as texturas em metal e em pedra. No entanto qualquer textura pode ser usada. Depende de si e do que pretende obter.
A) Selecção do fundo
Eu escolhi para este exemplo a textura de metal, da imagem seguinte, com as dimensões originas de 1920 x 1080:
Se desejar encontrar texturas veja "Texturas da M.U.S.A.".
Após esta definição vamos iniciar a 1ª fase que passa por:
B) Criar os elementos com o Paint.NET
Iremos precisar de dois elementos:
B1 - O pássaro
Eu usei uma imagem da mensagem "Molduras de silhuetas invertidas"
Depois fui para o Paint.NET e
- Abri a imagem da textura de metal no editor que me irá servir de fundo.
- Depois, através dos comandos "Camadas/Importar do ficheiro" adicionei uma camada correspondente à silhueta invertida do pássaro (que tem as mesmas dimensões).
- Em seguida, e posicionado na camada superior (a do pássaro), fui ao comando "Camadas/Misturar camadas" para as unir.
- Logo a seguir fui à ferramenta varinha mágica e cliquei na área a preto para a seleccionar.
- Finalmente carreguei a tecla "Delete" para apagar a área em negro
- Salvei o trabalho com o formato PNG
Concluído o meu 1º elemento vamos de seguida ao
B2 - O Nome
- Usei as técnicas descritas em "Nomes personalizados de títulos", com os mesmos elementos e depois de misturar as camadas, recorri à
- Ferramenta varinha mágica e cliquei na área a preto para a seleccionar.
- Finalmente carreguei a tecla "Delete" para apagar a área em negro
- Salvei o trabalho com o formato PNG
E assim concluímos os dois elementos que necessitamos que conjuntamente com a textura base, nos irá permitir recriar o nosso efeito.
C) Simular efeito gravação no Pixlr
- Acedi ao Pixlr.
- Abri uma imagem do meu computador e carreguei a textura de metal que irá servir de fundo.
- Em seguida e através do "Camadas/Abrir como camada" carreguei o pássaro de metal obtido como descrito no ponto B1
- Depois fui a "Estilos de camada" , ver imagem seguinte para detalhes, e seleccionei "Sombra projectada" e "Sombra interior" e dei "Ok"
- Voltei a "Camadas/Abrir como camada" carreguei o nome metal obtido como descrito no ponto B2 e
- Procedi do mesmo modo conforme indicado no ponto 4.
- Reposicionei o "nome" através da ferramenta "Mover" e
- Salvei o meu trabalho (exemplo da 1ª imagem desta mensagem).
Nota adicional: Teste a recriação de profundidade e relevo alterando as opções disponibilizadas nos "Estilos de camada" usando por exemplo "Sombra projectada" + uma ou mais funções disponíveis. Pode ainda recorrer à "opacidade" para alterar o aspecto.
Se desejar saber mais sobre o Paint.NET consulte: Paint.NET-Dicas
Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte: Pixlr-Dicas
Divirta-se
JotaV
Sem comentários:
Enviar um comentário