20 julho, 2015

Nome personalizado com sombra

Titulo Natureza com sombra 1920x1080 fundo branco
Hoje iremos falar de como criar uma sombra numa ilusão de reflexão duma sombra em um nome ou titulo.

Para tal iremos usar o Paint.Net e iremos recorrer a um elemento recriado (e explicado) na mensagem "Nomes personalizados de titulos".
Na prática esta mensagem é uma continuação da mesma.
Como indicamos vamos usar uma imagem já recriada de um nome personalizado de um titulo "Natureza" que a seguir reproduzimos.
Titulo Natureza 1920x1080

O que se pretende é obter o efeito da 1ª imagem desta mensagem.
Na animação seguinte poderá ver a comparação.
Nome e Sombra - Animação

O elemento ganhou uma elegância e ainda mais beleza.
Vamos então aos passos necessários para "colocar" uma sombra no nome.

  1. Vá para o Paint.NET
  2. Crie um elemento conforme descrito em "Nomes personalizados de titulos".
  3. No editor abra o elemento imagem criado no ponto anterior, como exemplo a 2ª imagem desta mensagem.
  4. Seleccione a ferramenta varinha mágica, clique na área de fundo (neste caso branco) e com a área seleccionada clique na tecla delete para a apagar (fica transparente)
  5. Proceda do mesmo modo para outras áreas brancas que deseja apagar (neste exemplo as áreas dentro do "e" e do "a"). Jogue com a tolerância para não apagar áreas a mais. Exemplo na imagem seguinte 
  6. Duplique a camada através do comando "Camada / Duplicar camada"
  7. Nesta segunda camada vamos proceder às alterações para recriar a sombra. Em primeiro lugar vá ao comando "Ajustes" e seleccione "Curvas". Clique e puxe para o lado inferior direito( até ao fim) o eixo central. As letras ficaram pretas. 
  8. Depois escolha uma cor (cinzento claro no exemplo) e recorra á ferramenta balde de tinta para pintar as letras. Dica: Para repintar áreas da mesma cor clique e mantenha premida a tecla Shift e depois clique numa area a repintar. Todas as áreas da mesma cor serão repintadas.
  9. Em seguida vamos desfocar as nossas letras (agora a cinzento claro). Usamos neste caso o comando "Efeitos / Mancha/ Desfocagem Gausiana" com um valor do raio igual a 13. 
  10. Para finalizar o efeito sombra, seleccionamos a ferramenta "Mover" e deslocamos a camada para a direita e para baixo simulando deste modo como se houvesse um luz colocada em cima e à esquerda.
  11. Mova a camada inicial ( aquela que têm as letras a cores) para cima.
  12. Una as camadas e salve com o formato PNG, ou simplesmente salve nesse formato (o editor irá achatar as camadas) Exemplo da imagem seguinte.
    Titulo Natureza com sombra 1920x1080 fundo transparente
  13. Se desejar colorir o fundo, basta usar o elemento criado no ponto anterior e através do comando "Camada / Adicionar camada". Depois escolha uma cor (branco no exemplo da 1ª  imagem ou preto na imagem seguinte) e recorra à ferramenta balde de tinta para pintar o fundo bastando clicar num ponto desta camada adicional que era transparente no seu inicio.  Mova a camada com as letras e sombras para cima, una as camadas e salve.
    Titulo Natureza com sombra 1920x1080 fundo preto
Parece confuso? Mas acredite, não é. Para facilitar veja este video demo
E é tudo
Divirta-se

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...