15 janeiro, 2011

Audacity- fazer um “mixer” (simples) de uma narração com uma música de fundo

Em anterior mensagem já referimos aqui a possibilidade de fazer uma mistura, “mixer”, de uma narração com uma música de fundo para deste modo poder utilizar como banda sonora na elaboração dos seu filmes caseiros nomeadamente utilizando o Windows Movie Maker.
Hoje irei dar um simples exemplo de como o fazer com o Audacity.
Audacity-logo-r_50pct
Antes disso aconselho que dê uma leitura nas seguintes mensagens:
  1. Myna – Free Online Audio Editor (onde poderá analisar o método seguido), e
  2. Audacity (onde encontrará as ligações sobre documentos sobre a sua descrição e como o usar), e
  3. o  vídeo sobre o Audacity - Audio Editing (Vídeo EN)
Após esta análise proceda do seguinte modo (clique nas imagens para as visualizar numa dimensão maior e numa nova janela):
1 -Importação de ficheiros
  1 ) Importe os seus ficheiros. Repare que no exemplo da figura, a musica de fundo é exemplificada pela primeira trilha e as diversas narrações entretanto produzidas estão colocadas na segunda trilha. A importação dos ficheiros é feita através dos comandos “Ficheiro/ Importar/ Áudio”. Faça a importação individual de cada um deles. Por cada importação o Audacity irá criar uma nova trilha.
 1A- Usar Ferramentas
2) Manipule-os a seu gosto de modo a obter o objectivo desejado. Utilize as “ferramentas” para um processo mais rápido. Nota: Se fizer a narração sobre um projecto de vídeo não se esqueça de apontar os respectivos tempos na linha do tempo. Use-os para sua referência quando fizer esta composição.

2 - Exportar - Salvar como MP3 3) Salve o seu trabalho. Esta acção é efectuada pelos comandos “Exportar” ou “Exportar como…”, seleccione o formato desejado, e “Guardar”.



  3 - Definição do ficheiro a salvar
4) Ao clicar em “Guardar” abrir-se-a´ um quadro de texto que lhe permitirá definir as etiquetas bem como uma serie de definições. Preencha-as e clique em “OK”



4 - informação  5) Poderá aparecer um aviso, conforme o trabalho que efectuou. Clique em “Ok”


6) Tome muita atenção ao passo seguinte: Se5 - plug in para MP3 pretender guardar o seu trabalho no formato MP3 vai necessitar de um ficheiro adicional chamado “Lame”. Para obter uma cópia clique em “Baixar” e proceda em conformidade. A partir deste momento o seu Audacity estará preparado para gravar os seus trabalhos de áudio no formato MP3 de um modo directo. O JotaV instalou-o no “C:\Program Files\Lame For Audacity” directamente e funciona na perfeição. Se quiser fazer de outro modo consulte esta página. Em alternativa e se não desejar instalar o adicional, pode sempre gravar noutro formato e depois recorrer a um conversor de texto para o converter. A minha recomendação vai para a primeira hipótese, ou seja, instale o adicional.

E pronto estas são as dicas do JotaV para fazer uma mistura simples de áudios no Audacity mas uma vez que comece a trabalhar com ele vai descobrir um manancial de potencialidades que o vai surpreender mas não se esqueça que o mais importante é que você se
DIVIRTA
JotaV
PS: Se desejar instalar o Audacity a ligação está disponível neste link: Audacity download para diversas plataformas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...