20 junho, 2012

O menu de comandos e as ferramentas do ffDiaporama

HD logo 2

No ffDiaporama a gestão de slides é realizada utilizando os botões na barra de ferramentas
Estes botões são agrupados em quatro guias ou abas: File / Project /Render e Help

Tome nota: os links inseridos nesta mensagem levarão ao redireccionamento de páginas em Inglês sobre o assunto em referência
ACTUALIZAÇÃO: Com o lançamento da versão 1.5 os links inseridos no texto da mensagem foram desactivados. Pelo que serão removidos desta mensagem. 
Os comandos de gestão de projectos são resumidos na tabela seguinte:
Botão da barra
Comando de menu File (Arquivo)
Atalho de teclado
Acção
clip_image003[8]
New
(Novo)
CTRL + N
Permite que você crie um novo projecto em branco, usando as configurações padrão do projecto, definidos nos configurações do aplicativo (Application settings).
( Se o projecto actual têm modificações, ffDiaporama pede-lhe para salvá-lo.)
clip_image004[8]
Open
(Abrir)
CTRL + O
Permite que você abra um projecto existente. O diálogo de selecção de arquivo aparece e permite que você seleccione o projecto a ser aberto.
(Se o projecto actual tem modificações por salvar, ffDiaporama pede-lhe para salvá-lo. )
Observação: se o projecto contém arquivos que foram movidos ou renomeados, ffDiaporama vai deixar de abri-los novamente. Nesse caso, uma caixa de diálogo aparece permitindo que você seleccione um novo arquivo.
clip_image005[8]
Open recent
(Aberto recente)

Permite que você reabrir um projecto recém-inaugurado. ffDiaporama armazena uma lista dos últimos dez projectos.
( Se o projecto actual tem salvos modificações, ffDiaporama pede-lhe para salvá-lo.)
clip_image006[8]
Save
(Salvar)
CTRL + S
Permite salvar o projecto actual em um arquivo de projecto.
Se você ainda não tiver salvo o projecto, uma caixa de diálogo selecção de arquivo aparece e permite que você seleccione um arquivo de destino.
clip_image007[8]
Save as
(Salvar como)

Permite salvar o projecto actual em um arquivo diferente.
A caixa de diálogo selecção de arquivo aparece e permite que você seleccione um arquivo de destino.
clip_image008[8]
Project properties (Propriedades do projecto)

Permite que você abra o projecto de diálogo de propriedades (project properties dialog)
clip_image009[8]
Settings (Configurações)

Permite definir as configurações de aplicativos.
O aplicativo configurações de diálogo aparece. (The Application settings)
clip_image010[8]
Exit
(Sair)
CTRL + W
Permite-lhe sair ffDiaporama.
( Se o projecto actual tem salvos modificações, ffDiaporama pede-lhe para salvá-lo.)

Os comandos de gestão de slides são resumidos na tabela seguinte: 
Botão da barra
Comando de menu Project (Projecto)
Atalho de teclado
Acção
clip_image011[8]
Add title (Adicionar título)

Permite que você adicione um slide vazio: o slide é anexado ao projecto e é exibido na linha do tempo.
clip_image012[8]
Add files (Adicionar arquivos)
INS
Permite adicionar arquivos de foto ou vídeo: Uma caixa de diálogo selecção de arquivo aparece e permite que você seleccione um ou mais arquivos.
Nota: Cada arquivo seleccionado é adicionado ao projecto em ordem alfabética por nome ou por ordem numérica.
Os números das fotos e sequências de vídeo conforme foram tiradas pela câmara, usando uma ordenação numérica garantem a ordem cronológica correta.
clip_image013[8]
Add project (Adicionar projecto)

Permite que você adicione slides num projecto existente no final do projecto actual: uma caixa de diálogo selecção de arquivo aparece e permite que você seleccione um arquivo de projecto. Slides, configurações de slides, música e das bases do projecto são adicionados ao projecto actual.
clip_image014[8]
Cut
(Cortar)
CTRL + X
Permite cortar o slide actual (removê-lo da linha do tempo e colocá-lo na área de transferência).
clip_image015[8]
Copy
(Copiar)
CTRL + C
Permite copiar o slide actual para o clipboard.
clip_image016[8]
Paste
(Colar)
CTRL + V
Permite que você cole o slide actualmente na área de transferência para a linha do tempo.
clip_image017[8]
Edit
(Editar)
Abre um sub-menu que dá acesso às funções de modificação:
F5
Propriedade Background (equivalente a um clique duplo sobre a faixa de fundo)
F6
Propriedade Slide (equivalente a um clique duplo na pista de montagem)
F7
Propriedade Música (equivalente a um clique duplo sobre a faixa de música)
F8
Propriedade transição entrar (equivalente a um clique duplo sobre a transição)
clip_image018[8]
Remove
(Remover)
DEL
Permite que você remova o slide actual.

Observações:
·         Os slides são inseridos, quer no final do projecto, ou após o slide actual, dependendo da opção "adicionar os novos slides (no final do projecto ou após o slide actual) " na janela de configuração .
·         É possível adicionar slides por arrastamento e soltar directamente usando o navegador de arquivos. Arraste fotos ou vídeos sobre o cronograma e os slides são criados no ponto em que soltar os arquivos.

Os comandos de renderização são resumidos na tabela seguinte: 
Botão da barra
Comando de menu Render
Ação
clip_image019[8]
Player e Smartphone
Permite renderizar o vídeo para o equipamento seleccionado a partir do banco de dados do dispositivo (the device database) .
O filme de diálogo de renderização do banco de dados aparece. (Render movie dialog from database)
clip_image020[8]
Multimedia system (Sistema multimédia)
clip_image021[8]
For the WEB
(Para a WEB)
clip_image022[8]
Lossless
(Sem Perdas)
Permite renderizar o vídeo em um formato lossless. Formato sem perdas não é destrutivo, de modo que é possível processar várias vezes o mesmo vídeo sem perda de qualidade.
O filme de diálogo de renderização aparece.
clip_image023[8]
Advanced
(Avançado)
Permite renderizar o vídeo usando o diálogo de renderização de vídeo avançada( Advanced render video dialog) .

Observação: O formato lossless é legível apenas por poucos equipamentos e gera arquivos de tamanho enorme. Consequentemente, é útil apenas para gerar parte de um projecto que será então junto a um projecto final.

Os comandos de ajuda são resumidos na tabela seguinte:

Botão da barra
Comando de menu Help (Ajuda)
Ação
clip_image024[8]
About
(Sobre)
Abre a caixa de diálogo sobre. Exibe informações de informações sobre a licença e sistema
clip_image025[8]
Support and help
(Apoiar e ajudar ) (F1)
Abre o índice WIKI ffDiaporama
clip_image026[8]
What's new
(O que há de novo)
Abre o Blog / página de notícias do site ffDiaporama

Saiba também algo mais sobre vídeos e que ffDiaporama disponibiliza.
Padrões de vídeo e resoluções

Os padrões e resolução são as duas propriedades fundamentais que definem um vídeo. As duas propriedades associadas são a geometria e do número de FPS.

Padrões são uma característica histórica que continua até hoje, apesar do progresso tecnológico e que se podem resumir da seguinte forma:
  • PAL é eficaz em todos os países onde a rede de electricidade é de 50 Hz (que é o caso, por exemplo, para países da Europa ocidental)
  •  NTSC é eficaz em todos os países onde a rede de electricidade é 60 Hz (que é o caso, por exemplo, para os Estados Unidos da América)

Geometria é a relação entre largura e altura

  • 4:3 Corresponde a telas que são quase quadradas
  • 16:9 Corresponde à telas que são rectangulares
  • 40:17 Corresponde às telas de cinema em tamanho total

Resolução

Ao contrário com fotografias, resolução de vídeo não é expressa em megapixels mas em número de pontos (pixels) mostrados pela tela multiplicada pelo número de linhas. Assim, a título de exemplo, 320 × 240 corresponde a 320 pontos de largura e 240 linhas de altura

FPS (frames por segundo)

Corresponde ao número de imagens apresentadas em cada segundo. Você deve saber que nas salas de cinema, 24 imagens são mostradas por segundo e este número de 24 imagens é reconhecido como correspondente ao número máximo de imagens que o olho é capaz de diferenciar:
  • Mais imagens por segundo e olho não percebe
  •  Menos imagens por segundo e do filme aparece “turvo” 

Matriz de combinações gerido pela ffDiaporama

A tabela a seguir indica todas as combinações de geometria, normas e resoluções geridos pela ffDiaporama. Para cada combinação é indicado o número de FPS associados: 

Nome
Geometria
PAL
NTSC
Observação
Resolução
FPS
Resolução
FPS
RIM 240
04:03
240 × 180
24 FPS
240 × 180
24 FPS
Formato especial utilizado na tela muito pequena Blackberry
06:09
240 × 136
240 × 136
40:17
QVGA
04:03
320 × 240
25
FPS
320 × 240
29,97
FPS
Usado principalmente na internet e por smartphones de primeira geração e reprodutores de vídeo portáteis.
16:09
320 × 180
320 × 180
40:17
320 × 136
320 × 136
HVGA
04:03
426 × 320
426 × 320
Usado principalmente na internet e por smartphones de segunda geração e reprodutores de vídeo portáteis. Devido a este formato não respeitar a geometria de vídeo tradicionais , faixas pretas aparecem para preencher a tela de 480 × 320.
16:09
480 × 270
480 × 270
40:17
480 × 204
480 × 204
VGA
04:03
640 × 480
640 × 480
Usado principalmente na internet e por alguns smartphones.
16:09
640 × 360
640 × 360
40:17
640 × 272
640 × 272
SD-DVD
04:03
720 × 576
720 × 480
O formato de televisão antiga para tubos de raios catódicos. Note que este formato foi criado especificamente para equipamentos com pontos ovais: É o anamorphism dos pontos que determinam a geometria. É por isso que é absolutamente necessário para evitar este formato para qualquer outra coisa do que os televisores com tubos de raios catódicos.
16:09
40:17
WVGA
04:03
640 × 480
640 × 480
Usado principalmente na internet e por smartphones da nova geração e aparelhos de vídeo móveis. Este formato tornou-se generalizado e substituiu o antigo QVGA, VGA e HVGA formato utilizado nos anos 2000-2010. Devido a este formato não respeitar as geometrias de vídeo tradicionais, faixas pretas aparecem para preencher a tela para 800 × 480.
16:09
800 × 450
800 × 450
40:17
800 × 340
800 × 340
XGA
04:03
1024 × 768
1024 × 768
Historicamente, este formato foi usado apenas por computadores (fixo ou portátil). Agora que nos encontramos cada vez mais em computadores tablet como o iPad.
16:09
1024 × 576
1024 × 576
40:17
1024 × 436
1024 × 436
720p
04:03
960 × 720
960 × 720
23.976
FPS
Hoje, este formato é amplamente utilizado na Internet, nomeadamente através de redes sociais e sites de compartilhamento.
Nós também encontrá-lo em certas "home cinema" dispositivos.
16:09
1280 × 720
1280 × 720
40:17
1280 × 544
1280 × 544
1080p
04:03
1440 × 1080
1440 × 1080
Este é o verdadeiro "home cinema" formato. É usado pelos jogadores Blue Ray e os "home cinema" dispositivos.
16:09
1920 × 1080
1920 × 1080
40:17
1920 × 816
1920 × 816
Note-se que muitas outras resoluções existem, mas que não são usados ​​por ffDiaporama. 
Divirta-se
Jota V Multimédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...