18 junho, 2012

Resolução de ecrã vs formatos vídeo

A constante resolução tecnológica e a sua expansão para para novas plataformas gera algumas confusões ao comum dos mortais.  Sem ser um especialista, longe disso, gostaria no entanto de chamar a atenção, com base na informação disponibilizada na web,  para dois conceitos chaves que se confundem na hora de definir os formatos de vídeo (em conformidade com a sua aplicabilidade).
Assim e com origem na informação disponibilizada na Wikipédia, a enciclopédia livre, in “http://en.wikipedia.org/wiki/Display_resolution” resumimos aqui alguma informação que me pareceu relevante.
screen sizes

Em primeiro lugar há que olhar para os tamanhos da tela, ou ecrã, (geralmente em polegadas, medido na diagonal), dos dispositivos (figura acima). Para mais informação consulte Mostrar tamanho. Para obter uma lista de resoluções de exibição específicas, consulte resoluções de exibição gráfica .
A resolução de exibição de uma televisão digital ou dispositivo de exibição é o número de distintos pixels em cada dimensão que pode ser exibido. Pode ser um termo ambíguo especialmente porque a resolução apresentada é controlado por todos os diferentes factores em tubo de raios catódicos(CRT), tela plana ou telas de projeção que utiliza imagem fixados elementos (pixel) matrizes.
É geralmente citado como largura x altura , com as unidades em pixels: por exemplo, "1024 × 768", a largura é de 1024 pixels e a altura é de 768 pixels. 
Um termo em uso é da "resolução de tela" e  aplica-se á grade fixa da matriz de displays tais como painéis de plasma (PDP) e ecrãs de cristais líquidos(LCD) e processamento digital de luz (DLP) dos projetores ou tecnologias semelhantes, e é simplesmente o número de colunas e linhas de pixels, criando a visualização (por exemplo, 1920 × 1080). A consequência de ter uma exibição de grade fixa é que, para as entradas multi-formato de vídeo, todos os monitores precisam de um "motor de escalonamento" (um processador de vídeo digital que inclui uma matriz de memória) para combinar com o formato de imagem de entrada para o display.Vector Video Standards4
Note-se que a utilização da palavra resolução aqui é inadequado, embora comum. A "resolução de tela" é geralmente utilizado para designar as dimensões em pixels, o número de pixels em cada dimensão (por exemplo, 1920 × 1080), que não diz nada sobre a resolução da tela em que a imagem é realmente formado: corretamente resolução  refere-se à densidade de pixel, o número de pixels por unidade de distância ou área não, total de número de pixels. Na medição digital, a resolução do monitor seria dada em pixels por polegada. Na medição analógico, se a tela é de 10 polegadas de altura, em seguida, a resolução horizontal é medida através de um quadrado de 10 cm de largura. Isso normalmente é indicado como "linhas de resolução horizontal, por altura da imagem;"  por exemplo, TVs analógicos NTSC  geralmente pode exibir cerca de 340 linhas de "imagem altura por" resolução horizontal, o que equivale a cerca de 440 total de linhas de informação de imagem real da margem esquerda para a margem direita.
…Mas na prática quais são as implicações de um determinado formato e o modo como visualizado numa tela?
Se tomarmos como exemplo um formato 4x3 com um vídeo 680 de largura por 480 de altura (típico do WMM) quando visualizado num ecrã de uma TV com raios catódicos esta preenche praticamente a tela.
No entanto se o mesmo vídeo for visualizado numa moderna TV de ecrã plano de formato 16x9 irá aparecer duas barras pretas laterais.
Para obviar esta situação a tendência normal é para a criação de vídeos com formatos que se enquadrem  nesta tecnologia.
A mesma situação acontece noutras situações.
Veja a exemplificação dada pelo popular YouTube que há já algum tempo disponibiliza o carregamento de vídeos em formato HD. Ver esta página para mais detalhes.
Se carregar um vídeo de 4:3 com o formato de visualização original (recomenda-se 640 x 480) 0 vídeo é mostrado no leitor de ecrã panorâmico com o tamanho e o formato de visualização corretos mas com barras laterais
4x3 (recomendado 640 x 480)
Se carregar um vídeo de 16:9 com o formato de visualização original (recomenda-se 1280 x 720) o vídeo preenche o leitor de ecrã panorâmico de 16 x 9 do YouTube.
16x9 (recomendado 1280 x 720)
Em termos de resumo, procure produzir os seus vídeos amadores em formatos 16x9 exemplo de HD (alta definição) que sem ser solução para todas as possibilidades de visualização, pelo menos será mais abrangente e resolverá a maioria das situações.
Divirta-se
Jota V Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...