15 agosto, 2012

Ajustar fotos ou imagens para vídeos Full HD com o Pixlr

Ajuste as imagens para FullHD
Quando se pretende utilizar formatos de video em Full HD (ou 16x9) é comum o aparecimento de barras laterais pretas no produto final ( exemplo da imagem à esquerda.
Apesar de já existirem, disponíveis no mercado, câmaras de fotografia e video que permitem a gravação quer de filmes quer de fotos neste formato o que havemos de fazer a todo o acervo que possuímos das nossas imagens? 
A resposta é simples, há que ajustá-las de modo a evitar as ditas barras pretas.

Existem duas maneiras de o fazer, uma é redimensionamento (ver exemplos das mensagens 
Fotosizer para redimensionar (e/ou converter) as suas fotos   e  FotoSizer - exemplo prático de 4:3 para 16:9) e outra o corte ou recorte da imagem. No primeiro caso há origem a um "achatamento" da imagem e poderá não resultar nalguns casos. No segundo caso e como vamos ter de cortar parte da imagem teremos de ter o cuidado de mantermos o tema fotografado.
Após este preâmbulo vamos agora ao exemplo prático dos dois casos usando para o efeito imagens do editor de video online FileLab (para visualização em vídeos 16x9) e imagens do editor de imagens online Pixlr para o "ajustamento" das imagens. Tome em atenção que deve usar imagens do tipo paisagem (ou landscape) ou seja aquelas cuja dimensão maior esta na largura (ou horizontal)
Verifique as dimensões das suas fotosIniciámos esta análise com o FileLab (imagem no inicio da mensagem) e como verificamos as barras pretas estão lá. Assim há que ajustar as imagens. Fomos para o Pixlr e abrimos a imagem original.
Numa fase inicial procedemos ao redimensionamento da nossa imagem. O objectivo é redimensionar uma imagem com as dimensões (em pixeis) de 3072 x 2048 para 1920 x 1080 (FullHD ou 16x9). 
O processo é simples e está todo explicado na imagem seguinte:
redimensionar imagem no Pixrl
Veja agora como fica esta imagem no editor de vídeos (e repare que as barras pretas já não aparecem):
Imagem redimensionada 16x9 num editor de video
No entanto existe um "achatamento" ligeiro que contudo não prejudica demasiado o tema central da foto (somente o nosso buda ficou ligeiramente mais "gordo").
Vamos de seguida proceder ao segundo modo de ajustamento ou seja o corte da imagem. Abrimos a imagem original no Pixlr e vamos neste caso utilizar a ferramenta "corte" mas tome atenção que existe um modo para definir (ou restringir) as demissões do tamanho de saída do ficheiro para as dimensões pretendidas. O processo está exemplificado nas duas imagens seguintes:
Cortar imagens para dimensões predefinidas no Pixrl - 1
Cortar imagens para dimensões predefinidas no Pixrl - 2
Verifique como fica esta imagem no editor de vídeos (as barras pretas não aparecem e não existe "achatamento"):
Imagem cortada para 16x9 num editor de video
Ambos os processos são válidos desde que você se sinta satisfeito com o resultado final. A opção é sua.
Para uma melhor visualização  verifique nas imagens seguintes, lado a lado, a partir da imagem original, os tipos de ajustamentos efectuados.

Original
3072 x 2048
Redimensionada
1920 x 1080
Cortada
1920 x 1080
Imagem 3072 x 2048 Imagem Redimensionada 1920 x 1080 Imagem Cortada 1920 x 1080

Divirta-se
Jota V Multimédia
Nota adicional: Os editores acima referidos estão disponíveis no JotaV Editores – Pixlr Editor de fotos
Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas
Poderá também estar interessado em: Redimensione os seu videos para 16x9 com o VirtualDub

2 comentários:

  1. Pixlr é indiscutivelmente um dos melhores serviços de edição de fotos on-line gratuito. O Programa parece quase um Photoshop. As ferramentas de edição são igualmente simples e fáceis de usar. Acho que este programa é realmente profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. InfoClaps
      Obrigado pelo comentário. Sou da mesma opinião. Pixlr é muito versátil.
      JotaV

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...