22 outubro, 2012

Corte os seu videos para 16x9 com o VirtualDub

   Já aqui, e por diversas vezes, nos referimos à      transformação, de fotos ou vídeos, de uma relação de aspecto de 3x2 ou 4x3 para 16x9.
Nunca é demais repetir que esta operação pode ser efectuada através do redimensionamento (com achatamento de imagens) ou, a nossa técnica preferida, o corte selectivo. 
Em anterior mensagem explicamos como pode aplicar a 1ª técnica em vídeos através do VirtualDub. 
Hoje iremos exemplificar, com o mesmo programa, como pode efectuar o corte selectivo de um clip de video para o transformar num clip final numa relação de aspecto de 16x9.

Abra o VirtualDub e use os seguintes comandos para carregar um video do seu computador.
VirtualDub - Carregar video
Figura 1
A sua interface ficará com um aspecto similar ao da imagem seguinte. O video da esquerda é o seu original, o da direita é o video a transformar.
VirtualDub -  interface com video carregado
Figura 2
Antes de avançarmos, certifique-se que as seguintes definições estão seleccionadas
VirtualDub -  definições video e audio
Figura 3
 Na ultima opção opte pelo tipo de compressão que desejar, dependendo da sua familiaridade com os diversos tipos. Em alternativa seleccione a indicada.

Agora vamos, passo a passo, ver como se pode efectuar o corte selectivo do video. Siga a sequência de imagens seguintes.
1. Seleccione "Video/Filters"
VirtualDub -  corte de video - passo 1
Figura 4
2. Clique em "Add"
VirtualDub -  corte de video - passo 2
Figura 5
3. Seleccione "null transform" e clique em "OK"
VirtualDub -  corte de video - passo 3
Figura 6
4. Repare nos valores de entrada (input), de saída (output) e nome do filtro que está a aplicar (null transform). Veja as minhas dicas inseridas na imagem. Para fazer o corte para as dimensões pretendidas clique em "Cropping".
VirtualDub -  corte de video - passo 4
Figura 7
5. Veja , no canto superior esquerdo, as dimensões do video original
VirtualDub -  corte de video - passo 5
Figura 8
6. Agora, vamos seleccionar a zona pretendida de modo a obtermos as dimensões desejadas. Como desejemos o máximo da largura, não vamos alterar esta dimensão. Para alterar a altura, basta seleccionar a linha de cima e baixá-la. Faça também o mesmo à linha de baixo, fazendo-a subir. Actuando nas duas linhas vai destacar o  elemento central. Tome muita atenção às dimensões indicadas na parte superior esquerda que se vão alterando quando você actua nas linhas. Quando chegar ao resultado pretendido clique em "OK". 
VirtualDub -  corte de video - passo 6- corte para 16x9
Figura 9
7. Repare que a informação de entrada e saída alterou-se para as novas dimensões. Clique em "OK".
VirtualDub -  corte de video - passo 7
Figura 10
8. Eis o resultado com que fica a sua interface. Veja as minhas dicas inseridas na imagem. Se pretender visualizar o trabalho, clique no 3º botão da linha inferior (aquele com uma seta para rodar com o numero 2)
VirtualDub -  corte de video - passo 8 - visualização
Figura 11
9. Agora basta salvar o seu novo filme em 16x9. Eu usei "Save as AVI" (salvar no formato AVI) pois é um formato muito comum em todos os editores.
VirtualDub -  corte de video - passo 9 - salvar
Figura 12
10. MUITO IMPORTANTE: Não se esqueça de mudar o nome ou então acrescentar algo ao nome original de modo a identificá-lo melhor. Eu acrescentei ao nome (16x). Se não o fizer poderá substituir o original o que talvez não seja a melhor opção.
VirtualDub -  corte de video - passo 10 - mudar nome
Figura 13
E é tudo
Bons filmes
E não se esqueça
Divirta-se
Jota V Multimdia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...