24 fevereiro, 2013

Comprimir fotos em lote com Caesium

A utilização de recursos da WEB disponibiliza diversas aplicações onde a utilização de múltiplas fotos é possível mas na hora de carrega-las verifica lentidão e nem sempre o resultado é o melhor. Esta lentidão está associada ao tamanho dos seus ficheiros originais (para além da qualidade do seu serviço de Internet). Para obviar este problema deve-se recorrer a programas que permitam a compressão de fotos sem perda de qualidade. Já aqui fizemos referências a alguns programas tais como o Webresizer que funciona online mas que só permite a compressão individual de imagens ou ainda o Riot para trabalhar no seu computador e que, para além de outras funções permite a compressão em lote de diversas fotografias.
Original
Dentro desta ultima categoria venho hoje falar-lhe do Caesium- Image Compressor que é um programa grátis e absolutamente fabuloso na hora de efectuar a compressão de múltiplas fotos conforme irei demonstrar no decorrer desta mensagem.
Mas antes disso deixe-me indicar-lhe algumas das características do programa.



Optimizado 80% compressão
Em primeiro lugar saiba que o Caesium permite a  redução do tamanho das imagens até 90%, mantendo a qualidade visual original, preservando o formato de arquivo original e sem recurso a nenhum software adicional necessário para abrir arquivos compactados.

Ele permite processamento simples (uma imagem) ou processamento em lote. Você pode definir o nível de compressão com um controle deslizante simples e pode definir níveis de compressão diferentes para cada imagem. Permite a adição de um sufixo personalizado nos ficheiros de saída de modo a diferencia-los dos originais.
No processamento simples terá uma visualização, lado a lado, com imagens originais e comprimido. Pode assistir aos detalhes através de zoom. As opções de visualização podem ser personalizadas.

Como recursos extras suporta formatos de arquivos comuns, data/tempo e apoio metatag. È um programa multi-idioma mas não inclui o Português. Permite Drag & Drop (agarrar e arrastar).
O programa está disponível, para Windows, na seguinte página: Baixar Caesium- Image Compressor.

Vamos agora às dicas do JotaV sobre o processamento em lote.
Baixe e instale o programa.
Abra o programa e proceda conforme os passos ilustrados na seguinte figura
Caesium - Image compressor - Interface

Ou seja:
1- Seleccione a pasta onde estão os seus originais
2- Defina o caminho da sua pasta de saída (crie uma se necessário)
3- Defina um sufixo para os nomes dos ficheiros de saída
4- Defina as opções de compressão
5- Clique em "Compress" (Comprimir)

Neste caso o processo de compressão de 27 fotos a 80% de qualidade, foi efectuado em 40,77 segundos, conforme ilustração do figura seguinte.
Compressão a 80 % de 27 fotos com o Caesium


Analisando os ficheiros de saída verificamos que o programa cumpre com êxito todas as funções prometidas.
Comparativo Compressão de fotos a 80% com Caesium



Ou seja: As dimensões originais foram respeitadas, os ficheiros optimizados têm o ficheiro pré-definido e o tamanho foi substancialmente reduzido para uma qualidade de 80%.

Divirta-se
Blog do Jota V Multimedia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...