26 fevereiro, 2013

Criar slideshow online

Indo ao encontro de muitas solicitações da criação de slideshows online vamos falar do Slideful.
Este programa permite a criação de apresentação de slides com diversos efeitos, gestão de tempos, inserção de textos, diversas opções do player (leitor) e acima de tudo diversas opções para divulgação do seu trabalho, desde a gravação par o seu computador, link para enviar por e-mail ou ainda diversas opções de códigos fonte para inserção em páginas web, blogs, etc.

No entanto e antes de começar gostaria de relembrar-lhe que irá trabalhar online e como tal existem diversas variantes que deve ter em consideração. Assumindo que têm uma velocidade do serviço de internet razoável a grande questão coloca-se no tamanho dos seus arquivos fotográficos (e também do tempo de exposição que atribuir a cada uma das fotos).
Dos diversos testes efectuados com o programa que iniciamos com arquivos com tamanho originais (alta resolução) verificamos, para alem da demora a carregar, alguns dos arquivos não foram processados correctamente, originados um resultado final indefinido.
Posto isto aconselho que use um numero de fotos razoável e que utilize um "compressor" de imagens, para reduzir o tamanho sem perdas de qualidade para a Web, a exemplo da mensagem anterior sobre o Caesium
Efectuado este trabalho prévio, é tempo de ir ao site do Slideful e começar por registar-se nele, para em qualquer altura poder editar ou aceder aos seus arquivos.
Se está familiarizado com este tipo de programas e não dificuldades com Inglês, é altura de seguir em frente. Se não está verifique as dicas seguintes.

Nota: Utilize os serviços de tradução do seu navegador para em qualquer altura traduzir do Inglês qualquer informação.

1. Ao aceder ao site, clique em "Sign Up" para proceder ao registo
2. Preencha o registo.
uma vez finalizado o processo, receberá a seguinte mensagem (clique no link para começar a trabalhar.

3. Inicie o carregamento das suas fotos (já previamente "comprimidas" para a Web), recorrendo aos botões do lado esquerdo
Não interrompa este processo.
Uma vez concluído aparecerá uma pequena imagem em lugar da informação a vermelho "Uploading".
Nesta fase verifique se foi devidamente carregado. Ou seja têm de aparecer as miniaturas de todas as fotos. Veja na imagem seguinte um exemplo de incorrecto (à esquerda) e correcto (à direita). 


Se por alguma razão o carregamento deu algum ficheiro corrompido reinicie o broswer e comece de novo os carregamentos. Se prosseguir com este tipo de ficheiros o resultado final será inconclusivo.
Se todas as miniaturas estiverem no seu lugar, vá para o final da página e clique no botão "Next".
4. Nesta fase, seleccione as dimensões que deseja para o seu slideshow, clicando num dos botões "Select & Next". Existem muitas opções disponíveis.
5. Agora chegou a altura de organizar os slides. Aqui vai poder adicionar texto, inserir slides vazios e fazer edição básica das imagens como cortar e zoom. Use os botões laterais para as diversas opções (não se esqueça de usar a tradução do browser se necessário)












Quando terminar, clique em "Next" para avançar (final da página).

6. Seleccione uma Moldura (Frame). Existem muitas opções disponíveis. Depois clique em "Select & Next".

7. Seleccione uma Transição. Existem muitas opções disponíveis. Depois clique em "Select & Next".

8. Defina a velocidade (em segundos) da duração de cada slide. Depois clique em "Next"

9. Escolha um tipo de leitor ou player para sua apresentação de entre as opções disponíveis. Clicando em "Select & Next" numa delas.

10. Nesta fase você pode optar por incluir zooming. Verifique uma opções e clique em "Select & Next". Se não desejar incluir esta função clique no botão "Skip" no topo da funcionalidade.

11. Escolha de caminho para imagens com ou sem direitos de autor. Se optar por imagens sem direitos de autor escolha opção 1.

12. E finalmente surgirão as diversas opções para divulgação do seu trabalho, ou baixa-lo para o seu computador. Entre outras estão disponíveis as opções indicadas na seguinte figura.




E é tudo. Não se esqueça de fazer logout para sair correctamente da aplicação online.
Veja exemplo na mensagem anterior.
Divirta-se
Blog do Jota V Multimedia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...