13 maio, 2014

Texturas digitais

A utilização de Texturas digitais (fotos ou imagens digitais de texturas) é um dos artifícios utilizados quer em fotografia quer em vídeos.

Exemplo "abduzeedo.com.br" 10 pct
Apesar de poder se utilizar como um elemento simples (por exemplo para a inserção dum titulo dum filme) é na sua forma composta, através da sobreposição controlada, sob uma foto ou clip de video que se obtêm elementos diferenciados ou distintivos que embelezam os nossos vídeos ou apresentação de slides
Mas afinal o que é uma Textura?
Uma boa definição pode ser encontrada na Wikipédia que nos diz que a "Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objecto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil."

Por outro lado uma textura digital pode ser descrita como o testemunho digital do fotografo ou artista de uma determinada textura.
São muitas e variadas os tipos de texturas que se podem encontrar na Web. Basta fazer uma pequena pesquisa (a exemplo no Google) por palavras como : TexturasTexturas Papel; Texturas floraisTexturas papel de parede; Texturas pedras ou Texturas metal entre muitas outras.
Por outro lado existem sites que disponibilizam uma infinidade de itens bastante diversos como é o caso de http://abduzeedo.com.br/(exemplo da 1ª figura desta mensagem) ou do www.texturemate.com (exemplos na figura seguinte)

texturemate
Ambos os sites disponibilizam texturas digitais com alta definição. 
Existem programas que utilizam ou que permitem a utilização texturas na composição ou edição. Tomemos por exemplo:
  • O ffDiaporama permite adicionar uma extensão de texturas criadas e adaptadas do texturemate.
  • Os editores de video que permitam a sobreposição ou overlay, por exemplo o AVS Video Editor (não é grátis).
  • A grande maioria dos editores de fotos, exemplo do Pixlr, que permitam a sobreposição de camadas
O processo passa por colocar uma imagem como fundo (ou clip de video) e depois sobrepor uma textura (gerindo a opacidade da mesma).
Os efeitos obtidos com esta técnica resultam (desde que escolhidos os elementos certos) em bonitos elementos distintivos.
 Numa próxima mensagem iremos publicar exemplos que se podem obter na composição de fotos com texturas. Até lá em Como usar Texturas em fotos - Pixlr

Divirta-se
JotaV

2 comentários:

  1. Boa noite, José
    tenho aprendido muito com suas postagens.
    Grata por compartilhar
    Abraços
    lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lúcia
      É sempre um prazer receber a sua visita. Grato pelos comentários.
      Aguardamos a sua próxima visita.
      G Abraço.
      JoatV

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...