28 julho, 2014

Efeito sombra na sua imagem - Pixlr

Efeito sombra com Pixlr
A fotografia é feita de cor, luz e sombra.
A recriação de elementos distintivos das nossas fotos pode passar pela utilização de técnicas distintas.
Um dos exemplos é aquele em destacamos um determinada elemento duma foto e aplicamos um fundo transparente.
Deste modo este ultimo pode ser usado de diversos modos, tais como a sobreposição (overlay) em editores de vídeos ou colagens sobrepostas em outras fotos ou fundos, e muitas outras aplicações.
Como a fotografia também têm sombra, hoje vou-lhe indicar uma técnica para recriar uma sombra de uma imagem ou elemento. 
Tudo online, gratuito e sem qualquer registo.
Para este exercício, vamos recorrer a imagens com fundo transparente disponibilizadas na Internet e descritas na mensagem "1000 Imagens png com fundo transparente - Excelente".
A razão porque optamos por imagens de fundo transparente deve-se à versatilidade de trabalho.
Iremos trabalhar com transparências.
Opte por uma imagem a exemplo da imagem seguinte (original). 


Original
Objectivo: Recriação sombra
parrot_PNG712

Efeito sombra_com desfoque_ com o Pixlr

Vamos de seguida descrever os passos necessários para recriar uma sombra num objecto.
A) Em 1º lugar necessita ter o objecto, figura humana, fruto, animal ou qualquer outro. Este deve ser um imagem , em formato PNG, com o fundo transparente.
B) Depois vá para o Pixlr.
C) Uma vez no editor, vamos começar por "Criar uma nova imagem". Em predefinidos, seleccione "Movie 1080", correspondente a 1920x1080, e seleccione a caixa "transparente". Clique em OK.
D) Uma vez o editor aberto com esta camada transparente vá para "Camadas/Abrir imagem como camada" para carregar o seu objecto.
A sua imagem, partindo do principio que as dimensões se enquadram, ficará colocada sensivelmente a meio da sua camada transparente inicial.
E) Com a ajuda da ferramenta "Mover" desloque a sua imagem para uma zona lateral. No meu caso desloquei para a esquerda. Assim irei recriar uma sobra sobre a direita.
F) Agora vá a "Camadas/Duplicar camada". Repare que na caixa de dialogo "Camadas", no lado direito do navegador, aparecerá uma cópia da camada , ou seja do seu objecto)
G) Vamos agora transformar esta copia em preto (que se irá transformar na sombra). Para isso vá a "Ajustes/Exposição" e na caixa de dialogo que aparece mova o cursor  para "Exposição"esquerda atá ao zero (0). A sua cópia ficou preta. Mas está sobreposta sobre o original.
H) Vamos então rodar e depois transforma-la de modo a se obter um reflexo preto. Para rodar use "Imagem/Transformação livre". Para transforma-la use "Imagem/Deformação livre". Use estas técnicas as vezes que necessitar para obter o efeito desejado. 
I) Agora vá para a caixa de dialogo "Camadas", no lado direito do navegador, seleccione e mova a camada original para uma posição acima ou seja a cópia da camada, sombra reflectida, passará para a segunda posição.
Neste momento já têm um objecto, com uma sombra reflectida similar à 1ª imagem desta mensagem. 
Repare, no entanto, que a sombra está com os contornos muito rígidos, efeito que só se obtém na vida real com uma luz extremamente forte incidindo directamente no objecto.
J) Precisamos pois de suavizar os contornos da sombra. (exemplo da imagem Objectivo: Recriar sombra) 
Posicione-se na camada cópia (na caixa de dialogo "Camadas", no lado direito do navegador) que é a da sua sombra. Agora recorra à ferramenta de "Retoque", no tipo opte por uma das opções (eu escolhi "Generate Pattern") e percorra os contornos da sua sombra. Verificará que os mesmos ficarão esbatidos, Obtendo-se assim uma sombra mais perto do real. 
L) Agora basta salvar o seu trabalho

Confuso? Veja com é simples neste video demo.


E é tudo
Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...