05 setembro, 2014

Como criar Pincéis personalizados para o Pixlr

Sabia que pode criar pincéis seus para utilizar no editor online Pixlr?

Na prática qualquer imagem pode, teoricamente, ser transformada num pincel.
O processo é relativamente simples. Eis algumas dicas para facilitar as suas criações.
Em primeiro lugar terá de analisar qual o elemento central duma imagem que vai usar para criar um pincel.
Por exemplo se tiver uma foto de um gato inserido numa paisagem somente vai necessitar do gato.
Pode usar as técnicas que a seguir descrevo para destacar o gato, no entanto o seu trabalho ficará facilitado se o fundo for numa cor ou, preferencialmente, transparente.

Neste caso vai ter de retirar o fundo. Para essa acção pode recorrer ao Pixlr (Criar fundo transparente em fotos, online,com pixlr) ou, em alternativa, ao 
Background Burner (Remover fundos de fotos - Online com o Background Burner).
Pode ainda recorrer a um banco de imagens que contenha fundos transparentes conforme é o caso do pngimg.com ( 1000 Imagens png com fundo transparente - Excelente).

Para o nosso exemplo vamos recolher uma imagem, do citado banco de imagens, dum gato, ou melhor dum gatinho, com fundo transparente (imagem seguinte).

Nota: Como não vai precisar de imagens de grandes dimensões, basta usar guardar imagem como (lado direito do rato) na pagina de acesso ao grupo de imagens.
Gatinho png
A criação do pincel passa pelos seguintes passos

  1. Aceder ao Pixlr
  2. Abrir imagem do computador para carregar o gatinho
  3. Usar ferramenta laço para circundar (Nota: a vantagem do fundo transparente é que não precisa circundar a imagem ao pormenor. Basta rodeá-la)
    Criar pincel Pixlr -passo 1 -laço
  4. Depois ir ao comando "Editar / Definir pincel"
    Criar pincel Pixlr -passo 2 -definir pincel
  5. Aparece uma mensagem "pincel definido". Neste momento já têm o seu pincel do gatinho. Para verificar, clique na ferramenta pincel (1 na imagem seguinte), abrir conjuntos (2) e veja o seu pincel do gatinho
    Criar pincel Pixlr -passo 3 - pincel gatinho
  6. Está pronto a ser usado, mas tome atenção, se você fechar a sessão da Internet vai perder o seu trabalho. Se se recorda da mensagem "Colecções de pincéis recriados para Pixlr", os conjuntos extras ao editor poderão ser usados mas terão de ser carregados de cada vez que os quiser usar. Então,
  7. Para criar o seu conjunto, primeiro precisa de limpar todos os pincéis do Pixlr que este carrega por defeito. Esta acção é simples. Posicione-se no 1º e clique em "eliminar pincel". 
    Criar pincel Pixlr -passo 4 - limpar pinceis por defeito
  8. Vá clicando no botão "eliminar pincel" até ficar somente com o seu pincel. (Nota: pode criar um conjunto de pincéis, em vez de um só, usando todas as técnicas explicadas até aqui). Depois de somente ter os seus pincéis,
    Criar pincel Pixlr -passo 5 - guardar conjunto
  9. clique em "Guardar conjunto" , dê um nome, e guarde numa pasta especifica. Exemplo "Os meus pincéis para o Pixlr". Vai salvar o ficheiro com a extensão [ .pbr ]
  10. Os seu pincéis estão prontos a ser usados
Vamos, em seguida exemplificar como pode usar os seus pincéis numa sessão nova.

A) Para pintar (Uso directo da ferramenta pincel)

  • Aceder ao Pixlr
  • Criar nova imagem, pinte o fundo duma cor, eu usei o branco
  • Aceda à ferramenta pincel (A na figura seguinte), clique em (B), clique em "carregar conjunto", seleccione o gatinho e abrir. O seu pincel gatinho está pronto a ser usado... 
    Usar incel personalizado no Pixlr
  • Clique em cima dele, seleccione uma cor e basta clicar em cima da imagem nova para pintar, conforme exemplo seguinte
    Pintando gatinhos com o Pixlr
A) Para criar áreas transparentes ou semi-transparentes (através da ferramenta borracha)
Você vai poder aplicar os pincéis sobre uma foto, sobre uma imagem com um fundo de cor, recorrendo à adição duma nova camada (fundo transparente). Veja por exemplo a mensagem Chá de Sol Nascente.
O processo é idêntico ao anterior só que terá de seleccionar a ferramenta borracha e depois proceder como o indicado no ponto A) anterior.
A utilização simples sobre um fundo colorido é exemplificado na imagem seguinte
Gato in blue
Tome em consideração que se pretende usar os pincéis para recortes liniares tipo silhuetas deve recorrer a imagens escuras e opacas. Deste modo a área interior ficará transparente. Com exemplo veja a comparação duma foto dum gato preto, criado o seu pincel e aplicado no mesmo fundo de cor que a imagem anterior.
Exemplo Gato preto e seu recorte

Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo:
 Pixlr - Dicas
E é tudo
Divirta-se
JotaV
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...