09 outubro, 2014

Como aplicar efeitos de luzes em imagens

titulo do meu filme com efeito multiluz
A simples adição de um efeito de luz sobre determinadas imagens, fotos ou elementos dum video torna-os distintos e atractivos.
Repare no exemplo à esquerda em que um simples fundo preto, com o nome dum filme em letra branca,  quando se aplica um efeito de multi-luzes, resulta de facto num elemento muito mais atractivo.
Outro exemplo, a seguir indicado, mostra o mesmo fundo preto, com letra branca, mas onde se aplica um efeito de luz em azul, por debaixo do titulo.
titulo do meu filme com efeito luz
Este tipo de efeitos pode ser aplicado em imagens ou fotos usando um editor de fotos que trabalhe com camadas transparentes como, por exemplo o Pixlr ou com editores de vídeo que permitam a edição com imagens transparentes.
Este tipo de efeitos terão de ser criados em imagens com o formato png e preferencialmente com o fundo transparente de modo a permitir um maior campo de aplicação e facilidade de utilização na sobreposição do efeito luz sobre o fundo.
São inúmeros os exemplos disponibilizados na Internet de uma forma gratuita.
Para o exemplo da 1ª imagem, feixe de luzes múltiplas, recolhemos um exemplar do BlogDo SombraVCP onde poderá encontrar outros exemplos.
Para o efeito de luz (2ª imagem) recorremos a uma colecção destes efeitos, da autoria de Vinícius Souza Ávila, disponibilizados no seu site "visasoftware.blogspot.com-efeitos" e cuja colecção pode ser baixada no seguinte link: Dropbox - Luzes
Tome em consideração que em virtude dos efeitos, sobretudo os segundos, serem criados com com muito brilho e cores leves e com fundo transparente, nem sempre é fácil a sua visualização.
Veja a comparação destes efeitos na tabela seguinte. Da esquerda para a direita o efeito com fundo transparente, fundo branco e fundo preto (clique nas imagens para ampliá-las).
Feixe multi luzes - fundo transparente
Feixe multi luzes - fundo branco
Feixe multi luzes - fundo preto
Efeito luzes - fundo transparente
Efeito luzes - fundo branco
Efeito luzes - fundo preto

Para aplicar um efeito de luz (2º exemplo) no Pixlr proceda do seguinte modo:

  1. Vá para o Pixlr
  2. Carregue uma imagem ou crie uma imagem nova (neste caso use o balde de tinta para aplicar no fundo)
  3. Carregue o efeito através de "camada / abrir imagem como camada".
  4. Através de "editar / Transformação livre" posicione (ou redimensione) o seu efeito
  5. Guarde o trabalho
Nos editores de video o processo é similar. Use a faixa de sobreposição para carregar o efeito e altero-o de acordo com as características do seu editor.


Poderá gostar de: Estrelas cintilantes em png...

Nota: Veja também  Efeito Lens flare - parte 1


Actualização: Veja a seguinte mensagem onde encontrá um pacote de 50 efeitos lens flare (efeito de luzes), em alta resolução, com fundo transparente  Lens Flares Pack - Shemul  ou consulte a etiqueta Lens flares

Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...