Resumidamente, o que lhe proponho, é que construa pequenos clipes de vídeo, antes de ir para o seu editor de vídeo.
Existem diversos efeitos que se podem obter de uma única e simples foto. Elas podem ser obtidas por alguns editores de foto transformando-as, por exemplo, em pinturas ou esboços, ou pura e simplesmente, transformar uma simples imagem num clipe de video.
Um dos meus preferidos é o efeito chamado de Ken Burns.
Este tipo de efeito, muito popularizado em filmes, consiste num efeito conjunto de zoom e aproximação (ou afastamento) que na sua essência vai permitir destacar determinado elemento que faz parte da imagem ou vídeo.
Existem programas específicos para trabalhar este elemento:
São exemplos os seguintes programas:
- O “Digital Clip Factory” e o
- “PhotoFilm Strip” divulgados na mensagem : Criar slideshows com efeito Ken Burns
O que é? E Como Funciona? Saiba tudo nesta página: ffDiaporama-PT e também aqui
Depois necessita “misturar” esses elementos, adicionado efeitos, transições e textos. Acrescente um título, algumas legendas, os créditos mas sobretudo muita inspiração. Concentre-se num tema e deixe a sua imaginação fluir.
Mas sobretudo não se esqueça que se não se empenhar o resultado final não será aquele que poderia ser.
Eu costumo exemplificar com os meus alunos do seguinte modo:
Imagine que pretende fazer um pão (vídeo).
Necessita dos elementos, farinha (fotos e/ou vídeos), água (aprimoramento, relação de aspecto), sal (efeitos, transições e títulos) para fazer a massa. Depois amassar a massa (muita inspiração, baseado num tema) e levar ao lume para cozer (editor de vídeos) e só depois vai poder disfrutar do seu Pão (filme).
Parece complicado mas acredite que com muito carinho (fermento) a sua obra nascerá.
Passo a passo e com utilização da prática (sem a qual, não desenvolverá as suas capacidades) tudo é muito simples.
Mais simples do que escrever este documento.
Uma vez concluído o seu filme vai poder ser partilhado, num ambiente particular, no seu computador ou TV ou então nas diversas plataformas da web, algumas dedicadas a vídeos tais como o YouTube ou o Vimeo, ou ainda num blog ou site ou simplesmente enviar por e-mail aos seus amigos (neste caso tenha particularmente cuidado com o tamanho)
Vamos resumir o vídeo (elementos que integram um editor) (parte II):
- Transições
- Efeitos
- Texto
- Créditos
- Editores de vídeo
- ·Um para instalação no seu computador: O Windows Live Movie Maker
- E outro para trabalhar online: O FileLab Video Editor.
- “Digital Clip Factory”
- “PhotoFilm Strip”
- ffDiaporama
Em paralelo, para trabalhar online, assistimos ao desaparecimento do extraordinário editor com o nome JayCut, multilíngua cheio de recursos que foi adquirido pela BlackBerry levando ao seu desaparecimento. A alternativa mais plausível é o FileLab que, na minha opinião, tem duas limitações. Só pode carregar as imagens (ou vídeos) de um modo individual e so permite salvar em HD.
No entanto são dois editores a considerar.
Como a nossa vida é feita de constante procura estamos sempre atentos a outros editores que possam ser disponibilizados de um modo gratuito, ainda com algumas restrições, mas que permitam uma real aproximação à edição de vídeo.
Neste sentido iremos tentar encontrar programas com estas características ou similares e que se aproximem sempre que possível do padrão base dos programas divulgados no JotaV Multimédia.
Para facilitar esta aproximação, iremos criar, no http://jotavmultimedia.blogspot.pt/, uma etiqueta (tag) com o nome “Editores Vídeo” que não só incluirá ligações para os editores referidos, mas também, de outros que obedeçam ou se aproximação aos nossos padrões.
Esteja atento a esta etiqueta.
Para concluir este documento, aceda a estes documentos para ver:
- Quadro resumo dos elementos constituintes dum filme
- Quadro resumo sobre todos os elementos, acções e programas indicados neste documento
E não se esqueça ….
Divirta-se
JotaV
Sem comentários:
Enviar um comentário