26 outubro, 2013

Como fazer um filme amador? – Parte 7


Resumidamente, o que lhe proponho, é que construa pequenos clipes de vídeo, antes de ir para o seu editor de vídeo.

Existem diversos efeitos que se podem obter de uma única e simples foto. Elas podem ser obtidas por alguns editores de foto transformando-as, por exemplo, em pinturas ou esboços, ou pura e simplesmente, transformar uma simples imagem num clipe de video.


Um dos meus preferidos é o efeito chamado de Ken Burns.

Este tipo de efeito, muito popularizado em filmes, consiste num efeito conjunto de zoom e aproximação (ou afastamento) que na sua essência vai permitir destacar determinado elemento que faz parte da imagem ou vídeo.
Existem programas específicos para trabalhar este elemento:
São exemplos os seguintes programas:
Mas o meu preferido é o ffDiaporama.

O que é? E Como Funciona? Saiba tudo nesta página: ffDiaporama-PT e também aqui

Depois necessita “misturar” esses elementos, adicionado efeitos, transições e textos. Acrescente um título, algumas legendas, os créditos mas sobretudo muita inspiração. Concentre-se num tema e deixe a sua imaginação fluir.
Mas sobretudo não se esqueça que se não se empenhar o resultado final não será aquele que poderia ser.

Eu costumo exemplificar com os meus alunos do seguinte modo:
Imagine que pretende fazer um pão (vídeo).
Necessita dos elementos, farinha (fotos e/ou vídeos), água (aprimoramento, relação de aspecto), sal (efeitos, transições e títulos) para fazer a massa. Depois amassar a massa (muita inspiração, baseado num tema) e levar ao lume para cozer (editor de vídeos) e só depois vai poder disfrutar do seu Pão (filme).
Parece complicado mas acredite que com muito carinho (fermento) a sua obra nascerá.

Passo a passo e com utilização da prática (sem a qual, não desenvolverá as suas capacidades) tudo é muito simples.

Mais simples do que escrever este documento.

Uma vez concluído o seu filme vai poder ser partilhado, num ambiente particular, no seu computador ou TV ou então nas diversas plataformas da web, algumas dedicadas a vídeos tais como o YouTube ou o Vimeo, ou ainda num blog ou site ou simplesmente enviar por e-mail aos seus amigos (neste caso tenha particularmente cuidado com o tamanho)

Vamos resumir o vídeo (elementos que integram um editor) (parte II):
  • Transições
  • Efeitos
  • Texto
  • Créditos
  • Editores de vídeo
Programas:
  • ·Um para instalação no seu computador: O Windows Live Movie Maker
  • E outro para trabalhar online: O FileLab Video Editor.
Outros Programas:
  • Digital Clip Factory
  • PhotoFilm Strip
  • ffDiaporama
Como anteriormente referimos, existem muitas contingências ou restrições nos editores de vídeo grátis actualmente disponibilizados na internet. De facto o anterior Windows Movie Maker, disponibilizado para as plataformas XP e Vista eram realmente editores, permitindo a edição de faixas de vídeo e áudio, limitadas ao seu tempo, aos formatos mais comuns. No entanto as recentes e diferentes aproximações da Microsoft conduziram a um editor, que apesar de poder trabalhar com formatos actuais, limita no entanto a edição propriamente dita.

Em paralelo, para trabalhar online, assistimos ao desaparecimento do extraordinário editor com o nome JayCut, multilíngua  cheio de recursos que foi adquirido pela BlackBerry levando ao seu desaparecimento. A alternativa mais plausível é o FileLab que, na minha opinião, tem duas limitações. Só pode carregar as imagens (ou vídeos) de um modo individual e so permite salvar em HD.
No entanto são dois editores a considerar.

Como a nossa vida é feita de constante procura estamos sempre atentos a outros editores que possam ser disponibilizados de um modo gratuito, ainda com algumas restrições, mas que permitam uma real aproximação à edição de vídeo.
Neste sentido iremos tentar encontrar programas com estas características ou similares e que se aproximem sempre que possível do padrão base dos programas divulgados no JotaV Multimédia.
Para facilitar esta aproximação, iremos criar, no http://jotavmultimedia.blogspot.pt/, uma etiqueta (tag) com o nome “Editores Vídeo” que não só incluirá ligações para os editores referidos, mas também, de outros que obedeçam ou se aproximação aos nossos padrões.
Esteja atento a esta etiqueta.

Para concluir este documento, aceda a estes documentos para ver:
Criar filme - parte 1
Criar filme - Sumário





E não se esqueça ….
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...