Saiba mais sobre formatos áudio na mensagem escrita por Douglas Brandão: Descubra as principais diferenças entre os formatos de arquivo de áudio
Os diversos formatos de áudio podem ser convertidos para outros formatos:
Eis dois conversores:
- Para o seu computador: Format Factory. Mensagem relacionada: Format Factory 3.1.1, renovado
- Online: online-converter (também converte formatos vídeo, imagens e outros formatos). Mensagem relacionada: Converta os seus ficheiros online
As acções de edição de áudio passam por:
- Seleccionar as faixas de áudio a trabalhar de um determinado formato.
- Editar mono, estéreo e arquivos de áudio multi-canal.
- Cortar, dividir, apagar, adicionar
- Aplicar efeitos e filtros
- Salvar em formatos populares
- Para trabalhar online, no JotaV Editores, página de topo: FileLab - Audio Editor. Mensagem relacionada: FileLab Editor de Áudio
- Para instalar no computador: Audacity. Mensagem relacionada: Audacity
Neste caso vamos recorrer a um músico, Luiz França, que disponibiliza no seu canal do YouTube diversas vídeo aulas sobre o Audacity. Clique no número da aula para aceder ao vídeo respectivo.
§ Aula 1 : Preferências e lame_enc.dll
§ Aula 2 : Como importar áudio
§ Aula 3 : Como seleccionar áudio e trabalhar com essas selecções. Cortar, colar, etc.
§ Aula 4 : Gravando áudio
§ Aula 5 : Continuação de Gravação. Alterar o picth (tom) e a velocidade do áudio.
§ Aula 6 : Mixagem do áudio: equalização, fade e exportação.
§ Aula 7 : Removendo voz e montando playbacks com o uso do plugin centerpanremover.
Também pode estar interessado em passar (ripar) música de um cd seu para o computador. Neste caso pode usar o Free Audio CD To MP3 Converter – Converter (e ripar) Música de um CD no formato mp3 sem perder a informação
Agora vamos fazer uma separação lógica dos tipos de áudio que podemos utilizar num vídeo:
- Sons: São o tipo de áudio pré gravado de modo a reproduzir sons do dia-a-dia. Eles são dos mais diversos tipos tais como o ranger duma porta (sons caseiros), uma máquina a trabalhar (sons industriais), um canto dum pássaro ou duma onda do mar (sons da natureza) entre muitos milhares. Usam-se pontualmente em zonas específicas dum vídeo para realçar determinados aspecto ou transições entre diferentes blocos.
- Narração: São gravações feitas, normalmente, pelo autor de modo a recriar a narrativa de partes ou de um todo dum vídeo. Usam-se pontualmente em zonas específicas dum vídeo ou, raramente, em todo o vídeo.
- Músicas: Podem ser loops ou músicas propriamente ditas. Os loops são músicas que se repetem e podem ser usados normalmente no início dum vídeo ou no seu final, neste caso pode estar associado a uma imagem de marca, logótipo e/ou créditos. As músicas são usadas principalmente com músicas de fundo do próprio vídeo e são usadas em todo ou em grande parte do vídeo.
No que respeita aos elementos áudio falta uma particular chamada de atenção para a narração.
Ao fazer uma narração no seu computador terá de ter em atenção todos os ruídos envolventes e utilizar material adequado para a execução.
Como material deve utilizar uns “head phones com speaker” (oscultadores com altifalante incluído). Representado na figura ao lado esquerdo. Deve ter o especial cuidado de o altifalante estar a uma distância razoável da sua boca de modo a gravar a sua voz mas não outros sons tais como a sua respiração.
Tenha em consideração os elementos envolventes na sua área de gravação e particularmente por detrás de si. Janelas abertas onde se ouve os carros numa estrada próxima ou um relógio que marca os segundos, são sons que talvez não gostará de juntar à sua narração.
Depois ainda temos de ter em consideração a gravação da narração. Mais uma vez existem editores de vídeo que permitem a narração directamente sobre o filme mas não todos.
Se não for este o caso precisa de um gravador de áudio.
O Audicity permite esta função, mas existem outros programas, alguns deles no seu computador, que permitem as funções básicas da narração. Eis um exemplo:
No Windows 7, no menu iniciar escreva “gravador de áudio”, clique no nome do programa e aparece a interface (ver figura)
Com o seu oscultador com altifalante incluído devidamente ligado pode iniciar a gravação clicando botão com o mesmo nome e procedendo de acordo com o desejado. Salve o seu ficheiro (normalmente em MP3) que mais tarde irá usar no seu filme. Pode efectuar esta acção com a visualização conjunta do seu vídeo se antes o “alinhavou” no respectivo editor vídeo.
Outra alternativa para efectuar a sua narração é o Free Sound Recorder com a mensagem descritiva Free Sound Recorder.
Outro aspecto muito interessante é o que se relaciona com os sons. Você pode gravar os seus sons mas vai necessitar de equipamento adequado para o fazer em condições.
Existe uma infinidade de sons na internet, como mais adiante indicarei.
Nesta altura gostaria de lhe mostra uma funcionalidade que funciona online e que lhe irá permitir, a partir duma base de dados, fazer a mistura de sons da natureza com um misturador de 4 pistas, que resulta muito bem e que pode na perfeição, ser utilizado nos seus filmes. O site chama-se “ Nature sounds for me” (Sons da Natureza para mim) e encontra-se descrito nesta mensagem: Crie a sua mistura de sons dum modo muito simples
Bom e acabamos os desenvolvimentos dos elementos que constituem no seu todo ou em parte as partes de um vídeo.
Mas ainda se pode colocar uma questão. E se eu não tiver um dos elementos, por exemplo sons, que gostaria de utilizar como é que faço?
Não há problema. Saiba que a internet prolifera de elementos que você pode usar gratuitamente. Um dos exemplos a aceder a página de topo do meu blog JotaV Multimédia com o nome Adicionais para Vídeo. Nela poderá encontrar informação detalhada sobre sons, músicas, loops, imagens e clipes de vídeo, totalmente ao seu dispor.
Resumo do Áudio
- Formatos mais usados: MP3, WAV entre muitos outros
- Vídeo aulas
- Tipos de áudio e suas especificidades: Sons, Loops, Música e Narração.
- Editores de áudio
- Conversores de formatos
- Cuidados específicos na narração.
- Mistura de sons
- Adicionais para vídeos gratuitos
Chegou agora o momento de começarmos a falar dos editores de vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário