A utilização das cores, quando bem utilizado, pode ser um elemento muito poderoso para transmitir algo como um estado de espírito, uma chamada de atenção, um elemento elegante, uma sensação de energia ou calor ou em alternativa uma sensação fresca ou de calma.
Ao longo dos tempos foram desenvolvidas diversas técnicas, baseadas na roda das cores, que pretendem com a sua utilização obter uma aplicação harmónica de cores. A estas chamam-se Harmonias de cores.
Esta teoria baseiam-se na utilização de duas ou mais cores da roda de cores.
Os princípios base são os seguintes;
Cores análogas
Consiste numa combinação com três cores consecutivas (vizinhas uma das outras) na roda de cores.Normalmente é composta por uma cor primária e suas adjacentes. Como as cores tem a mesma base, essa é uma composição com pouco contraste.
Pode no entanto usar outras combinações que não incluam a cor primária para melhorar o contraste.
Esquemas de cores análogas são frequentemente encontrados na natureza e apresentam-se de um modo harmonioso e agradável aos nossos olhos. Normalmente existe uma (ou duas) cores predominantes numa composição.
Cores complementares
Consiste numa combinação com duas cores opostas da roda de cores.
São combinações que apresentam um alto contraste, criando uma visão vibrante.
Este esquema de cores deve ser bem gerido para que não se torne chocante.
Os esquemas de cores complementares são complicados de usar em grandes escalas, mas funcionam bem quando se pretende destacar algo.
Cores complementar dividido
É uma variação da complementar. Usa uma cor principal (ou base) e duas cores adjacentes à complementar (para complementar). Essa harmonia tem bastante contraste mas é mais suave do que a complementar.
Cores triádicas
Consiste na utilização de três cores com a mesma distância (equidistante) na roda de cores. É uma combinação que possui um alto contraste com riqueza de cores.
Cores em Rectângulo ou Tetrádico
Esse esquema de cores usa quatro cores dispostas de dois pares de cores complementares. É uma combinação com bastante contraste e que possibilita inúmeras variações.Deve tomar em atenção ao equilíbrio entre cores quentes e frias. Resulta melhor se uma cor predomine.
Cores em quadrado
É muito semelhante ao esquema tetrádico, mas com cores equidistantes formando um quadrado dentro da roda de cores.As quatro cores espaçadas uniformemente ao redor do círculo de cores devem ser usadas tendo em consideração o equilíbrio entre cores quentes e frias e a utilização duma cor predominante resulta melhor.
Acima descrevemos os esquemas básicos da Harmonia de cores. No entanto existem outros conceitos dos quais, de seguida, vos damos alguns exemplos.
Cores análogas +1 complementar
Este esquema usa uma combinação de três cores adjacentes mais uma complementar. A inclusão de uma cor adicional dá mais contraste à combinação quebrando o ritmo das cores análogas.Cores análogas relacionadas
Este esquema consiste em escolher duas cores análogas e pular a terceira cor, para a direita ou esquerda, adicionando a cor seguinte. Possui mais contraste que a análoga simples.Cores intercaladas
Consiste na escolha de três cores intercaladas da roda de cores. É um esquema com bom contraste, mas é uma composição que algumas vezes é um pouco mais difícil de trabalhar.Estas teorias que aqui tem sido faladas aplicam-se nos mais diversos campos, entre eles alguns exemplos tais como a maquilhagem, roupas, design de exteriores e interiores, marketing visual, etc.
Veja de seguida este exemplo do canal Home Channel onde se fala sobre a roda de cores e a aplicação dos esquemas base da Harmonia de cores no design de interiores.
A cor e sua multiplicidade continua numa próxima mensagem onde lhe irei falar de diversas ferramentas para trabalhar com elas.
Até lá
Divirta-se
JotaV
Sem comentários:
Enviar um comentário