Hoje iremos falarmos da Roda das Cores e seus conceitos básicos, sobretudo utilizados na pintura pintura e artes gráficas, baseado na utilização de pigmentos para a obtenção das diversas cores bem como como da sua aplicação de um modo harmonioso.
A Roda das Cores (Color Wheel) também conhecido por circulo de cores teve a sua primeira representação gráfica circular, desenhada por Isaac Newton em 1666.
Esta foi desenhada de modo a que, virtualmente, as cores escolhidas resultam bem no seu aspecto.
No entanto ao longo dos tempos houve diversas variações e hoje a mais comum é a baseada na roda de 12 cores baseada no modelo subtractivo(ou pigmentos) chamado RYB (Red, Yellow e Blue), ou seja Vermelho, Amarelo e Azul, também conhecido como modelo artístico.
Este modelo baseia-se nas suas 3 cores primárias ou primary colors que são o Vermelho, Amarelo e Azul.
Quando se misturam duas cores primárias obtém-se as 3 cores secundárias (secondary colors) ou seja Verde, Laranja e Violeta (ou Roxo). de facto se juntarmos
- Azul + Amarelo = Verde
- Amarelo + Vermelho = Laranja
- Vermelho + Azul = Violeta ou Roxo
Da mistura de uma cor primária com uma secundária mais próxima obtém-se 6 cores terciárias (tertiary colors) ou seja
- Amarelo + Laranja = Amarelo Laranja
- Vermelho + Laranja = Vermelho Laranja
- Vermelho + Violeta = Vermelho Violeta
- Azul + Violeta = Azul Violeta
- Azul + Verde = Azul Verde
- Amarelo + Verde = Amarelo Verde
Estas são as 12 cores da Roda de cores que também são conhecidas como Hue colors ou Pure colors (Cores puras)
As cores quentes são vivas e dão uma sensação de energia. As cores frias dão uma impressão de calma e criam uma sensação de suavidade.
Alguns autores tendem a relacionar estas com elementos da Natureza. Por exemplo o Vermelho está associado ao fogo e o Azul ao céu.
Por outro lado as cores branca, preto e cinza são considerados cores neutras.
A sua utilização em conjunto com uma das cores puras da roda das cores resulta em Tints (Matizes), Shades (Sombras) e Tones (Tons) da cor.
Ou seja se a uma cor pura (uma das 12 da Roda das Cores) é feita a adição de:
- Branco, o resultado mais claro é chamado de tint (matiz ou pastel).
- Preto o resultado mais escuro é chamado de shade (sombra).
- Cinza o resultado é um diferente tone (tom)
Por sua vez o conjunto de matizes, tons e sombras de uma cor chama-se cores monocromáticas.
Vamos de seguida utilizar a cor Violeta (#8601AF) e indicar como obter a informação de matizes, tons e sombras.
Para tal vamos usar o Color Blender.
Quando aceder à pagina online do Color Blender ira encontrar os campos indicados na imagem seguinte
Vamos precisar dos códigos das cores branca (#FFFFFF), cinzento (#808080) e preto (#000000).
Para obter Matizes (tints) temos de juntar branco
Vamos de seguida utilizar a cor Violeta (#8601AF) e indicar como obter a informação de matizes, tons e sombras.
Para tal vamos usar o Color Blender.
Quando aceder à pagina online do Color Blender ira encontrar os campos indicados na imagem seguinte
Sendo que:
- A = é o formato que pretende trabalhar. Mantenha a opção por defeito "Hex" (Hexadecimal)
- B = A 1ª cor. À direita está disponível o campo para colar o código hexadecimal da 1º cor
- C = idem para a 2ª cor.
- D = Valores ou pontos intermédios (midpoints). Por defeito vem 1 mas pode seleccionar até 10.
- E = Blend. Mistura (as cores)
- F = Clear (Limpa os campos)
- G = Neste campo irá aparecer a palete de cores criadas e respectivos códigos.
Vamos precisar dos códigos das cores branca (#FFFFFF), cinzento (#808080) e preto (#000000).
Para obter Matizes (tints) temos de juntar branco
- No campo da 1ª cor (B) cole o código da cor escolhida Violeta ou seja (#8601AF)
- No campo da 2ª cor (C) cole o código da cor branca (#FFFFFF)
- Em Valores intermédios (midpoints) (D) seleccione um valor. Se escolher 1 o resultado será (#C380D7) ilustrado anteriormente. Se escolher 10 verifique na imagem seguinte os valores obtidos.
- Clique em Blend (Misturar)
Para obter Tons (tones) temos de juntar cinzento
- B = #8601AF
- C = #808080
- Se Valores intermédios = 1 => #834198
- Se Valores intermédios = 10 ver figura seguinte
Para obter Sombras (shades) temos de juntar preto
- B = #8601AF
- C = #000000
- Se Valores intermédios = 1 => #430158
- Se Valores intermédios = 10 ver figura seguinte
Eis os links respectivos da cor Violeta (#8601AF), no Color Blender, para:
Nota 1: Utilize um dos links acima. Clique em "Clear" (Limpar) e faça os seus testes.
Nota 2: Também pode seleccionar cores, posicionado-se nos campos 1 ou 2 e clicando na tabela de cores à direita.
Na próxima mensagem iremos falar sobre a teoria da Harmonia de Cores
Até lá
Divirta-se
JotaV
Sem comentários:
Enviar um comentário