29 outubro, 2016

A cor e a sua multiplicidade-parte 4

JV Pintando a roda de cores
Hoje iremos falarmos da Roda das Cores e seus conceitos básicos, sobretudo utilizados na pintura pintura e artes gráficas, baseado na utilização de pigmentos para a obtenção das diversas cores bem como como da sua aplicação de um modo harmonioso. 
Roda das Cores (Color Wheel) também conhecido por circulo de cores teve a sua primeira representação gráfica circular, desenhada por Isaac Newton em 1666.
Esta foi desenhada de modo a que, virtualmente, as cores escolhidas resultam bem no seu aspecto.
No entanto ao longo dos tempos houve diversas variações e hoje a mais comum é a baseada na roda de 12 cores baseada no modelo subtractivo(ou pigmentos) chamado RYB (Red, Yellow e Blue), ou seja Vermelho, Amarelo e Azul, também conhecido como modelo artístico.

Roda de Cores- como se obtem
Este modelo baseia-se nas suas 3 cores primárias ou primary colors que são o Vermelho, Amarelo e Azul.
Quando se misturam duas cores primárias obtém-se as 3 cores secundárias (secondary colorsou seja Verde, Laranja e Violeta (ou Roxo). de facto se juntarmos
  • Azul + Amarelo = Verde
  • Amarelo + Vermelho = Laranja
  • Vermelho + Azul = Violeta ou Roxo
Da mistura de uma cor primária com uma secundária mais próxima obtém-se 6 cores terciárias (tertiary colors) ou seja
  • Amarelo + Laranja = Amarelo Laranja
  • Vermelho + Laranja =  Vermelho Laranja
  • Vermelho + Violeta = Vermelho Violeta
  • Azul + Violeta Azul Violeta
  • Azul + Verde = Azul Verde
  • Amarelo + Verde = Amarelo Verde
Estas são as 12 cores da Roda de cores que também são conhecidas como Hue colors ou Pure colors (Cores puras)
Roda das cores-Cores puras e seus nomes
A roda das cores podem ser dividida em cores quentes e frias
Roda de Cores- cores quentes e frias
As cores quentes são vivas e dão uma sensação de energia. As cores frias dão uma impressão de calma e criam uma sensação de suavidade.
Alguns autores tendem a relacionar estas com elementos da Natureza. Por exemplo o Vermelho está associado ao fogo e o Azul ao céu.

Por outro lado as cores branca, preto e cinza são considerados cores neutras.
A sua utilização em conjunto com uma das cores puras da roda das cores resulta em Tints (Matizes), Shades (Sombras) e Tones (Tons) da cor.
Ou seja se a uma cor pura (uma das 12 da Roda das Cores) é feita a adição de:

  • Branco, o resultado mais claro é chamado de tint (matiz ou pastel).
  • Preto o resultado mais escuro  é chamado de shade (sombra).
  • Cinza o resultado é um diferente tone (tom)
    Tints, shades and tones of #8601AF
Aplicando um exemplo à roda de cores resulta como exemplificado na imagem seguinte
Roda de Coers com Matizes Tons e Sombras+Monocromáticas
Por sua vez o conjunto de matizes, tons e sombras de uma cor chama-se cores monocromáticas.
Vamos de seguida utilizar a cor Violeta (#8601AF) e indicar como obter a informação de matizes, tons e sombras.
Para tal vamos usar o Color Blender.
Quando aceder à pagina online do Color Blender ira encontrar os campos indicados na imagem seguinte
Color Blender interface 
Sendo que:
  • A = é o formato que pretende trabalhar. Mantenha a opção por defeito "Hex" (Hexadecimal)
  • B = A 1ª cor. À direita está disponível o campo para colar o código hexadecimal da 1º cor
  • C = idem para a 2ª cor.
  • D = Valores ou pontos intermédios (midpoints). Por defeito vem 1 mas pode seleccionar até 10.
  • E = Blend. Mistura (as cores)
  • F = Clear (Limpa os campos)
  • G = Neste campo irá aparecer a palete de cores criadas e respectivos códigos.


Vamos precisar dos códigos das cores branca (#FFFFFF), cinzento (#808080) e preto (#000000).

Para obter Matizes (tints) temos de juntar branco

  • No campo da 1ª cor (B) cole  o código da cor escolhida Violeta ou seja  (#8601AF)
  • No campo da 2ª cor (C) cole  o código da cor branca (#FFFFFF)
  • Em Valores intermédios (midpoints) (D) seleccione um valor. Se escolher 1 o resultado será (#C380D7)  ilustrado anteriormente. Se escolher 10 verifique na imagem seguinte os valores obtidos.
  • Clique em Blend (Misturar)
Para obter Tons (tones) temos de juntar cinzento
  • B = #8601AF
  • C = #808080
  • Se Valores intermédios = 1 => #834198
  • Se Valores intermédios = 10 ver figura seguinte
Para obter Sombras (shades) temos de juntar preto

  • B = #8601AF
  • C = #000000
  • Se Valores intermédios = 1 => #430158
  • Se Valores intermédios = 10 ver figura seguinte

Matizes Tons e Sombras da #8601AF
Eis os links respectivos da cor Violeta (#8601AF), no Color Blender, para:
Nota 1: Utilize um dos links acima. Clique em "Clear" (Limpar) e faça os seus testes.
Nota 2: Também pode seleccionar cores, posicionado-se nos campos 1 ou 2 e clicando na tabela de cores à direita.

Na próxima mensagem iremos falar sobre a teoria da Harmonia de Cores

Até lá
Divirta-se
JotaV
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