21 janeiro, 2010

Um Projecto Multimédia

No âmbito da disciplina de Multimédia (que eu lecciono na Universidade Sénior de Setúbal ) uma das alunas a Vanda Sôlho desenvolveu um suporte documental de muito interesse em que detalha todos os passos que efectuou até à realização do seu primeiro vídeo amador.
Devido ao interesse pedagógico acordamos a publicação deste trabalho que, tenho a certeza, servirá de orientação a quem deseje realizar vídeos amadores.

1. Introdução
No âmbito da disciplina de Multimédia pretende-se que os alunos com base em fotografias ou vídeos pessoais desenvolvam técnicas de utilização de programas informáticos, em Português e com custo zero, com o objectivo de produzir pequenos vídeos.
Os programas base são o Picasa (da Google) para o tratamento de fotografias e o Windows Movie Maker (da Microsoft) para a edição e produção dos vídeos.
Com o desenvolvimento e evolução natural dos alunos é disponibilizado uma série programas (que obedeçam ao mesmo critério) e relacionados com as áreas acima referidas bem como outras áreas tais como som,musica, imagem, etc.

2. Primeiro Projecto
2.1 O Aluno identifica um tema para o seu trabalho. Este pode ser baseado numa música, num tema em concreto (ex: um Notável, uma visita ou passeio,etc, etc.), ou com base em fotografias (ou vídeos) seus que tenha no seu arquivo pessoal.
2.2 Selecciona 20 fotografias que devem ser tratadas previamente (se for necessário) pelo Picasa ou similar. Deve também recolher outros elementos que sejam relevantes para feitura do video tais como referencias da musica, elementos de pesquisa ou elementos de apoio (ex: um poema)
2.3 No Windows Movie Maker ou similar e com base na importação das fotografias o Aluno deve inserir um titulo, as informações relevantes baseadas nos elementos recolhidos, ficha técnica e logótipo da disciplina. De seguida adiciona efeitos de transição entre fotos ou efeitos nas fotografias de modo a construir um desenrolar apelativo e criativo na transição do video, bem como inserção de textos e ou legendagem.

3. O Projecto Multimédia da Vanda Sôlho
3.1 Tema: "Um Poema Ilustrado" baseado num poema de sua autoria "Eu queria ser um rio".
Veja como a Vanda detalhou e documentou a aproximação ao Tema na sua "Memória Descritiva" e a
3.2 Selecção de elementos e fotos. Veja "Poema e contactos" e também
3.3 O trabalho desenvolvido no Windows Movie Maker descrito em "Guião Gráfico"

Do acima referido resultou o 1º Vídeo da Vanda Solho

Este trabalho está excelente para um 1º Vídeo. Depois de pequenos rearranjos este video será publicado no blogue oficial da disciplina de Multimédia.

Obrigada Vanda pela excelência do seu trabalho.
José Venâncio

Nota: Chama-se a particular atenção dos interessados que a aproximação aos projectos individuais não necessita do detalhe acima indicado na documentação dos mesmos. O mesmo serve como referência para uma melhor aproximação aos objectivos pretendidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...