22 abril, 2010

© copyright – direitos de autor (parte II)

A colocação de marcas d’água ( exemplo: © jotavmultimédia ) conforme foi indicado em mensagem anterior, para todos os autores de foto que queiram preservar os seus direitos pode ser efectuada com recurso a diversos programas.

Uns funcionam ON LINE, ou seja basta ter acesso à web para proceder às alterações. Estes, na sua versão grátis, são limitativos no que respeita aos formatos, numero de fotos a carregar bem como das dimensões das mesmas. No entanto não deixa de ser uma utilidade a que se pode recorrer em qualquer lugar desde que tenhamos as condições mínimas para tal.

Irei de seguida indicar-vos alguns sites que me pareceram mais interessantes, bem como das suas limitações:

  • WaterMarker : Permitidos: jpg, jpeg, png, gif, bmp, tif, tiff < 500 KB por foto. Permite seleccionar diversas fotos de uma só vez. Permite a personalização do tipo de marca d'água, posição, cores e estilo.
  • Free Watermark Tool: Max tamanho do arquivo é de 200Kb. Pode carregar e colocar a marca d'água até 10 imagens de uma só vez. Várias opções disponíveis, permite personalizar as suas imagens em uma variedade de formas - incluindo o tamanho do texto, cor e posição.
  • PicMarker: Máximo de 5 arquivos  e 25MB de tamanho total do arquivo ou menos. Permite-lhe personalizar a  marca d'água (imagem ou texto). Para alem de poder carregar a sua foto do computador tambem permite carregar directamente do FlicR, do Facebook e do Picasa.

© jotavmultimédia

Na outra vertente existem programas que funcionam no seu PC e dos quais vos dar dois exemplos:

  • Mark it Now! : Permite JPEG, BMP, TIFF, PNG, GIF, Permite criar transparência no logo para ela ficar ainda mais discreta. Outras funções: Incluir logo ou texto; Redimensionar ; Girar ; Alterar cores e Efeitos de texto
  • Fast Watermark: Ponto positivo é que ele não precisar ser instalado, basta descompactar, depois de o descarregar; que estará pronto para utilizar. Para começar a criar a sua marca clique em Add files para acrescentar uma imagem ou Add folder para incluir uma pasta completa. Também é possível alterar cores, bordas e inclinação para criar uma imagem com que você se identifique. O utilizador também define onde inserir a marcação das fotos, no entanto este aplicativo oferece seis posições automáticas. Se desejar colocar noutro local, marque a opção Use mouse to set watermark position e arraste o logo com o rato.

Pode aceder às respectivas páginas através da área habitual de Programas Recomendados

Divirta-se

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...