07 novembro, 2013

Exemplo de como criar 1 moldura de Natal personalizada

Conforme combinado, na mensagem Molduras de Natal para as suas fotos, eis um exemplo duma moldura Natalícia criada pelo JotaV.

Destinada às minhas duas classes de Multimédia nas Universidades Seniores de Setúbal e Azeitão. 
Por uma questão de confidencialidade não usei fotos pessoais mas sim os logótipos de cada classe. 

Para o efeito usei como fundo um tema do site referido na citada mensagem chamado:
"Two Christmas Frames With The Decoration" e os logótipos.
Ex de elementos a compor numa moldura
 Como pode verificar todos os ficheiros usados são PNG. E todos têm áreas transparentes. A Moldura os dois quadrinhos interiores (onde vou inserir os logos) e os logótipos foram previamente trabalhados para serem retirados os fundos, ficando estes em transparentes.
Utilize o Pixlr (online) para fazer a sua composição. 
Passos a seguir:

  1. Vá para o Pixlr
  2. Seleccione "Abrir imagem do computador" e escolha a moldura como plano de fundo
  3. Seleccione "Camada/Abrir imagem como camada" e escolha um dos logótipos (ou imagem). Ajuda: Colocar transparência em foto online
  4. Manipule esta ultima imagem de modo a posicionar-la, redimensiona-la , rodá-la para ficar a seu gosto, através dos comandos "Editar/ Transformação livre". Aplicar. Ajuda: Trabalhar com transparências, online com o Pixlr
  5. Seleccione "Camada/Abrir imagem como camada" e escolha o outro logótipo (ou imagem).
  6. Manipule esta ultima imagem de modo a posicionar-la, redimensiona-la , rodá-la para ficar a seu gosto, através dos comandos "Editar/ Transformação livre". 
  7. Agora tome atenção na hora de salvar o seu trabalho. Se salvar no formato PNG, irá ficar com partes transparentes (ver fig. seguinte) se a sua imagem não cobriu toda área transparente das originais na moldura. Pode antes de salvar, pintar o fundo com uma cor. No entanto e devido a ter trabalhado com diversas camadas transparentes pode acontecer que esta função não preencha toda a área transparente ou este trabalho seja mais complicado. A solução é : Ao salvar mude o formato para JPG ( este formato não trabalha com áreas transparentes e assume a cor branca para elas). Importante: Não esqueça que no Pixlr ao salvar têm de acrescentar a extensão representativa do formato ao nome do ficheiro (Nome.JPG ou Nome.PNG).
Comparativo formatos
À esquerda formato PNG. À direita formato JPG

Se desejar adicionar texto, na imagem, pode sempre fazê-lo utilizado o mesmo editor através da ferramenta texto (símbolo A)

Divirta-se
JotaV
PS: 
Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...