Este blogue nasceu da necessidade de consolidar a informação e actualização de programas e aplicações dos meus alunos da disciplina de Multimedia da Universidade Sénior de Setúbal. No entanto toda a informação está disponível para todos aqueles que baseados nas suas fotos e vídeos queiram "construir" os seus filmes caseiros.
28 dezembro, 2009
Forever Friends - Happy New Year!
JotaV
24 dezembro, 2009
OpenOffice
16 dezembro, 2009
Free Video Converter
Neste caso ao aceder ao site do produtor terá de selecionar o programa na janela desejada e só então clicar no botão download.
Nota: Não se esqueça de aceder aos documentos de apoio sempre que se inicia num programa.
JV
15 dezembro, 2009
Nova Versão do PICASA
The Magic Christmas Star
Um video para os mais pequenos que os grandes apreciam. O original está em inglês pelo que os Avós ou os Amigos vão ter de dar uma ajuda.
Feliz Natal
JotaV
14 dezembro, 2009
AVATAR
Se desejar saber mais pormenores sobre a produção e outras áreas, não deixe de visitar o Site Oficial (em Inglês) ou se preferir consultando a versão Brasileira do mesmo.
09 dezembro, 2009
Free Video Converter V2.4 (Nova Versão)
Está disponível uma nova versão (V2.4) do Free Video Converter
Free Video Converter é um freeware concebido para converter todos os seus arquivos de vídeo. Inúmeros formatos de vídeo são suportados, tais como AVI, MP4, iPod, PSP, 3GP (telefones móveis), Zune, iPhone, MKV, WMV, ASF, MOV, QuickTime, MPEG, MPG2, RM, VCD, VOB, AVCHD MTS, M2TS ... (conversão de e para estes formatos).
Com Free Video Converter você pode converter os seus vídeos para os formatos que você precisa para a sua TV, site, telemóvel, iPod, iPhone, Zune, Archos ...
- Suporta grande variedade de formatos: AVI, MP4, iPod, PSP, 3GP (telefones móveis), Zune, iPhone, MKV, WMV, ASF, MOV, QuickTime, MPEG, MPG2, RM, VCD, VOB, AVCHD MTS, M2TS ...
- Você pode escolher apenas partes de um vídeo. É uma função que lhe permite extrair sequências de um vídeo facilmente (configurando a hora de início, hora de fim ou a duração)
- Ele permite-lhe extrair a trilha sonora de um vídeo em formato MP3, WMA, MP2, AAC ...
- Conversão extremamente rápida com pré-visualização.
03 dezembro, 2009
Actualizações
- BurnAware Free 2.4.2
- Advanced SystemCare Free (Versão 3.4.1)
30 novembro, 2009
3D, Fotografias e Vídeos
A câmara REAL 3D W1 inclui o recém desenvolvido “Sistema de Lente FinePix REAL 3D”.
Principais Características:
- Imagens e filmes 3D reais
- Imagens telefoto e macro 3D com o Modo Avançado 3D
- Fotografias 2D standard, tal com as câmaras digitais convencionais
- Dois disparos com diferentes configurações com o Modo Avançado 2D
- Dispare e visualize as imagens 3D em simultâneo com o sistema de monitor 3D
- Design inovador e tecnologia pioneira
26 novembro, 2009
Google Chrome OS
Após nove meses do lançamento do Google Chrome (um Web browser rápido e gratuito) que contabiliza mais de 30 milhões de utilizadores regulares, a Google anunciou em Julho deste ano
um novo projeto que é uma extensão natural do Google Chrome - o Google Chrome Sistema Operacional (Google Chrome OS ). É a tentativa de repensar como o sistema operacional deve ser, baseado na Internet, visto que os existentes foram executados em navegadores projetados em uma época em que esta não havia ou era inexistente.
O Google Chrome é um sistema operacional de código aberto, um sistema operacional leve que serão inicialmente orientadas para netbooks.
O Google Chrome OS estará disponível para os consumidores no segundo semestre de 2010.
Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS.
Este pretende ser um o sistema operacional rápido e leve, o arranque irá ligá-lo à web em poucos segundos. A interface do utilizador é mínima e todo o seu ambiente funcionará na web.
Como foi feito com o navegador Google Chrome e seus princípios a ideia foi redesenhar completamente a arquitetura de segurança subjacente do sistema operacional para que os utilizadores não tenham que lidar com vírus, malwares e atualizações de segurança.
Google Chrome OS, será executado no x86, bem como chips ARM e a Google está a trabalhar com equipamentos de múltiplos fornecedores para trazer uma série de computadores portáteis para o mercado no próximo ano.
A arquitetura de software é simples - o Google Chromefuncionará dentro de um novo sistema de janelas em cima de um kernel da Linux. Para os desenvolvedores de aplicações, a web é a plataforma. Esses aplicativos serão executados não só no Google Chrome OS, mas em qualquer browser padrão-baseado em Windows, Mac e Linux, assim, dando aos desenvolvedores a maior base de utilizadores de qualquer plataforma.
A Google ouviu muitos de seus utilizadores e sua mensagem é clara - os computadores precisam melhorar. As pessoas querem chegar ao seu e-mail imediatamente, sem desperdiçar o tempo de espera que os seus computadores inicializem os navegadores para o arranque. Eles querem que os seus computadores corram sempre de um modo tão rápido como quando o utilizaram pela primeira.
Eles querem que seus dados sejam acessíveis onde quer que estejam e não ter que se preocupar em perder o seu computador ou esquecer de fazer backup dos arquivos. Ainda mais importante, eles não querem gastar horas configurando os seus computadores para trabalhar com cada nova peça de hardware, ou tem de se preocupar com atualizações constantes.
Google Chrome OS (vídeo-EN)
24 novembro, 2009
Video Spin- Apresentação
Para suportar a sua iniciação a este excelente editor de video disponibiliza-se dois documentos (basta clicar em cima do nome para aceder ao Google Doc's onde pode visualiza-los ou imprimi-los para alem de o pder salvar no seu computador.)
Divirta-se
23 novembro, 2009
Windows Movie Maker (WMM) que futuro?
Desde o seu aparecimento até aos dias de hoje o WMM criou à sua volta um inúmero de adeptos que sob as mais diversas formas manifestam-se da mais variada forma quer na produção de vídeos, blogues de entreajuda, etc, etc.
Ainda hoje é dos programas que mais descarregamentos (downloads) se faz nos mais diversos sites ou blogues dedicados a esta area.
É reconhecido pelos especialistas como um produto problemático, sobretudo quando colapsa no meio de uma actividade, mas também é reconhecido pelos milhões de adeptos que o utilizam.
A Microsoft criou um produto que ultrapassou as suas expectativas e têm ao longo dos últimos anos feito a tentativa de o transformar de acordo com as suas (que não as dos utilizadores) pretensões.
De um ponto de vista histórico o WMM aparece, em 2000, na sua primeira versão (1.0) com o Windows ME seguindo-se em 2001 a Versão 1.1 com o Windows XP, em 2002 versão 2.0 para Windows XP, em 2004 a versão 2.1 para Windows XP SP", em 2004 a versão 2.5 para o Windows XP Media Center Edition 2005 e em 2006 a versão 2.6 para o Windows Vista.
O Movie Maker 1.0 foi muito criticado na altura por ser uma estrutura tipo " esqueleto" e apresentar "uma lamentável falta de recursos" sobretudo a arquivação de filmes somente em ficheiros do tipo "Microsoft ASF". Já as versões 2.0 e 2.6 tiveram uma critica muito mais positivas apesar de haver diferenças entre elas.
Por exemplo as versões 2.x incluídas no Windows XP inclui 60 transições, 37 efeitos, 34 títulos e 9 animações de títulos (créditos). A versão do Windows Vista inclui um conjunto diferente de transições, efeitos e animações títulos (créditos) ao deixar cair uma alguns dos mais velhos. Ao todo são 49 efeitos e 63 transições.
A versão do Windows Vista suporta Direct3D efeitos de base. A Microsoft também fornece SDK documentação para efeitos personalizados e transições.
Nesta versão a possibilidade de gravação directa em DVD está presente.
Com o recente lançamento do Windows 7 toda esta evolução desaparece. O WMM desaparece e em seu lugar irá aparecer um produto chamado Windows Live Movie Maker.
Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como Calendário Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluídos no Windows 7; alguns serão oferecidos separadamente como parte gratuito do Windows Live Essentials com a perda de algumas funcionalidades.
O Windows Live Movie Maker (WLMM) terá pois de ser descarregado separadamente no Windows Live Essentials. O WLMM só funciona no Vista ou 7 (não funciona no XP).
Este programa é um aplicação completamente nova (ainda em desenvolvimento) e nada tem a ver com o anterior. A linha do tempo desaparece e não usa Direct3D nos efeitos e transições. Segundo os seus autores este será um produto com funcionalidades "user frindly" que permitirá com poucos cliques produzir o seu filme. Ou seja os automatismos estarão lá para "facilitar" a vida a quem o utiliza mas seguramente o "produtor" deixará de controlar a elaboração do seu filme (pelo menos em algumas das funcionalidades).
Em resumo (e como alguém já disse): Fiz um filme com o WLMM mas não sei como. É capaz de me explicar como é que o fiz?
Provavelmente será possível aos novos utilizadores do windows 7 a utilização do WMM versão 2.6 (do Vista) e que já funcionou em versão teste do 7 (beta) mas só o futuro próximo o dirá.
A Microsoft afirmou que o Windows 7 terá plena compatibilidade com drivers e aplicações. Portanto, não se reproduzirão as incompatibilidades e problemas que aconteceram ao se usarem programas que funcionavam com perfeição no Windows XP e não funcionaram no Windows Vista.
Por outro lado a Microsoft revelou também que o Windows 7 (versões Professional, Enterprise e Ultimate apenas) terá o Windows XP "embutido", na forma de um modo virtual, similar ao ambiente Classic, do Mac OS X, disponível como download separado.
Enquanto decorrem estas evoluções algumas questões se colocam:
- Mesmo que o WMM (versão 2.6) funcione no windows 7 que tipo de suporte irá ter? Será que lhe vai acontecer o mesmo que a versão anterior que funcionava no XP? ou seja "Zero"
- A citada compatibilidade de programas que funcionavam no XP a funcionar no 7 será efectiva ou "virtual"?
- Como será a interligação como outras novas funcionalidades do "pacote" Windows Live Essentials? Seremos obrigados a usar somente programas MS (Microsoft) para que eles funcionem? Não nos podemos esquecer da "quase imposição" do Internet Explorer.
- ultima questão: Windows Movie Maker (WMM) que futuro?
23 de Novembro de 2009
José Venãncio
17 novembro, 2009
16 novembro, 2009
Qual a largura de banda da minha ligação à internet?.
Saiba que a FCCN (Fundação Nacional para a Computação Cientifica Nacional) disponibiliza uma ferramenta o "SpeedMeter" que foi concebido para testar ligações às redes de nova geração, disponibilizando uma gama mais alargada de testes à comunidade de utilizadores Internet em Portugal.
A ferramenta Speedmeter disponibilizada pela FCCN permite aos utilizadores da Internet verificarem a largura de banda disponível num determinado momento entre um computador e o servidor do Speedmeter instalado na sala técnica da FCCN, num ponto estratégico de rede, com alta disponibilidade e largura de banda.
Basta clicar no logotipo e seguir as instruções
15 novembro, 2009
Multimédia? Multimídia?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Multimédia (Portugal) ou multimídia (Brasil) é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber [3]:
Som (voz humana, música, efeitos especiais)
Fotografia (imagem estática)
Vídeo (imagens em pleno movimento [4])
Animação (desenho animado)
Gráficos
Textos (incluindo números, tabelas, etc.)
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresarias, catalogos de produtos,exposição de eventos e para catalogos eletrônicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informatica.
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
Veja este texto com mais detalhe em Multimédia Wikipédia, a enciclopédia livre.
14 novembro, 2009
Free Video Converter
Para aceder ao documento explicativo do programa clique no logótipo seguinte
Para aceder à ligação do fabricante vá à habitual secção de Programas Recomendados. Esta ligação irá direcciona-lo para a página do fabricante (Koyote). Uma vez nesta página vá para o lado esquerdo das mesma e seleccione "Free Video Converter". Quando tiver este item seleccionado (aparece uma lupa no lado esquerdo do item), aparecerá no corpo central da pagina web o programa desejado. Leia o seu conteúdo e depois carregue no botão "download" e proceda de acordo com as instruções.
Não se esqueça que antes de fazer a instalação de qualquer programa deve ler os documentos de suporte disponibilizados ou na falta destes aconselhar-se.
JotaV
Segurança no seu PC pessoal
Gostava de saber o que são esquemas de phishing ?
Como é uma defesa contra vírus e worms?
Como manter o meu computador actualizado?
Como lidar com mensagens de correio electrónico spam?
Como devo proteger a minha privacidade e informações pessoais online?
Gostaria de ser esclarecido sobre estas e outras questões?
Então saiba que a Microsfot Portugal disponibiliza um conjunto de vídeos que o ajudará a esclarecer sobre as suas duvidas.
Basta clicar na ligação seguinte e será direccionado à pagina da Microsfot ( Segurança em Casa) sobre :
13 novembro, 2009
Picasa: Criação de filmes
12 novembro, 2009
Aumentar a visualização de uma FIGURA inserida numa pagina Web
Aumentar a visualização da pagina Web
Se o seu broser é o internet explorer proceda como a seguir se indica.
- Abra a pagina web pretendida
11 novembro, 2009
"BurnAware Free Edition"- Gravador de DVD, CD....
Então saiba que o BurnAware Free permite que um utilizador execute as tarefas mais comuns relacionadas à gravação de discos: grava em todos os tipos de CDs/DVDs, grava em discos Blu-ray, grava CDs de áudio e DVDs de filmes, permite também a criação de imagens dos discos, grava discos multi-sessão e mais.
Adicionalmente saiba que este programa é grátis.
Leia atentamente o ficheiro cuja ligação irá encontrar de seguida antes de instalar o programa.
Tenha em consideração se selecionar a lingua Portuguesa irá encontrar uma versão do Portugês usada no Brasil. Alguns termos não lhe são familiares mas a simplicidade do programa é muito intuitiva e de fácil execução.
O acesso à página para fazer o descarregamento (Download) é: http://www.burnaware.com/download.html
10 novembro, 2009
Advanced SystemCare ™ Free v3
É um utilitário que possibilita apenas com um clique a limpeza e a manutenção do seu computador para um melhor desempenho geral do sistema. A interface é muito simples, com apenas alguns botões, o que torna mais fácil para começar a limpeza imediatamente (na verdade, ele é executado automaticamente no start-up) e não confundi-lo com várias etapas.
A secção Manutenção do Windows (Maintain Windows) centra-se em quatro áreas: remoção de spyware, limpeza de Registro, uma “varredura” de privacidade e exclusão de arquivos lixo.
A secção Diagnóstico do Sistema (Diagnose System) oferece ferramentas de optimização do sistema, detecta spyware, desfragmenta (*) o seu disco e limpa-o, criando pontos de restauro para configurações do Windows.
Sob a secção de Utilidades (Utilities) você terá diversas ferramentas, que são semelhantes aos plug-ins, para outras áreas de optimização e testes de diagnóstico.
Ao clicar no botão central “CARE” o programa irá correr a Manutenção do Windows e o Diagnóstico do Sistema identificando e corrigindo automaticamente os erros detectados.
Se clicar unicamente numa secção (Manutenção do Windows ou Diagnóstico do Sistema) terá de clicar em "SCAN" e o programa irá correr as diversas subseções identificando os erros. Depois, e se o desejar, para a fixação dos erros e limpeza terá de clicar em "Repair" (Reparação).
Globalmente, “Advanced SystemCare Free” é uma boa maneira de manter a velocidade do seu sistema e limpar o lixo de arquivos não desejados, mas você precisa de se lembrar que deve executá-lo regularmente, pois o agendamento de verificações só está disponível somente na versão Pro (paga)
(*) Nota 1: A desfragmentação do disco demora algum tempo. Para um processo mais rápido, pode desseleccionar esta opção clicando na caixa respectiva e quando o quiser fazer recorra directamente à ferramenta “Smart Defrag” (em Utilidades) sempre que o desejar.
Nota 2: A utilização deste tipo de aplicações deve ser efectuados por utilizadores que tenham alguma prática no uso de computadores. Apesar de ser uma ferramenta muito simples e intuitiva a utilização de algumas ferramentas disponibilizadas deve ser feito com cuidado
O acesso à página do fabricante para fazer o descarregamento (Download) do programa está na secção deste blogue chamado "Software (Programas) e Páginas Web Recomendados".
O nome do program será antecedido da palavra SEG (de Segurança).
JotaV
Avast
Nesta rubrica irá encontrar informação sobre produtos nesta área.
Em simultâneo e neste caso colocamos dois "banners" (logotipos) para dois produtos da AVAST no lado direito do blogue.
Ambos são gratuitos deste que os utilizadores sejam utilizadores domésticos e sem fins comerciais. Ambas as condições têm de ser satisfeitas!
Um o "O avast! 4 Home Edition" é um pacote anti-vírus.
O outro "avast! Virus Cleaner" é ferramenta de limpeza de vírus grátis.
Em ambos os casos quando clicar no "banner" será direccionado para a página em Inglês do respectivo produto. Para mudar a língua vá para o canto superior direito da pagina e em "Language" seleccione Português.
JotaV
NOTA: Depois de instalado na versão demonstração, o avast! 4 Home Edition por Funcionará 60 dias. Obter Você pode por e-mail uma chave sua de registro GRATUITA Depois de preencher um Formulário. A chave de registro é válida por 1 ano. Depois de um ano, você terá de registrar-se novamente.
WMM definir opções (ponto zero)
Uma vez definidos estes irão reflectir-se por "defeito" sempre que abrir o WMM para trabalhar nos seus filmes.
Abra o WMM e proceda comforme se indica nas figuras.
Se tiver dificuldades na leitura das mesmas pode aceder a um documento em pdf cuja ligação encontrará no final desta mensagem.
José Venâncio
05 novembro, 2009
Boas Vindas
Este blogue pretende ser um simples ponto de apoio a todos aqueles que desejam, através das suas fotos ou vídeos e das suas músicas preferidas, construir um filme caseiro de modo a salvaguardar memórias futuras.
Nele irá encontrar material didáctico que desecreverá desde as tarefas básicas às descrições mais avançadas do modo de funcionamento de um determinado programa.
Ele irá comportar areas como "Vídeo", "Fotografia" e "Som" que são as componentes de um Filme.
No lado superior direito deste bolgue irá encontrar uma area reservada a "Software (Programas) e Páginas Web Recomendados" onde terá acesso a diversas ligações às empresas ou seus representantes de programas e paginas de internet relacionados com os mesmos. Por defeito os programas recomendados serão. sempre que possivel, de origem Fidedigna, em Português e Gratis.
Sempre que tiver dificuldades em encontrar algo que deseja não se esqueça de visitar a secção das "Etiquetas" para uma busca mais célere.
Espero que goste
JV
28 outubro, 2009
Audacity
Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), misturar (mix) faixas ou aplique efeitos na gravação
Se desejar fazer o Download do programa consulte a secção "Software (Programas) e Páginas Web Recomendados" ou clique AQUI.
Windows Movie Maker
Basta posicionar-se em cima da ligação e clicar (irá ser direcionado ao Google Doc's e aí poderá imprimir ou fazer o download (descarregar o ficheiro) para o seu pc ou para um dispositivo amovivel.
José Venâncio
02-Windows MOVIE MAKER introducao
Gravação de Ficheiros do seu pc para um dispositivo amovivel
Basta posicionar-se em cima da ligação e clicar (irá ser direcionado ao Google Doc's e aí poderá imprimir ou fazer o download (descarregar o ficheiro) para o seu pc ou para um dispositivo amovivel.
José Venâncio
01-Gravar ficheiros de Fotografías e Música do seu PC para um CD
01 A - Como gravar ficheiros de fotos e música numa PEN