30 outubro, 2010

Photo Black e Color- Dês-saturação parcial de fotos, grátis

Photo Black e Color  é um programa grátis da equipa do PhotoFiltre, ao aceder ao link (directo da versão em Inglês) baixará uma pasta comprimida. Ao descomprimir a pasta para uma área do seu computador  terá de em seguida de aceder à mesma e criar um atalho (do executável) para o seu ambiente de trabalho para um acesso mais rápido. Ou seja este programa não é instalado e só é executado quando solicitado. Por ter estas características também pode ser usado como aplicação portátil se instalado em qualquer dispositivo portátil ( veja aqui como)
Pelas razões indicadas a ligação para descarregar a pasta comprimida está disponível em “Programas FOTOGRAFIA Recomendados” e “Programas PORTABLE Recomendados” ou clicando aqui
Introdução
Photo Black & Color permite uma dês-saturação parcial sobre uma imagem através da selecção das cores para manter. A dês-saturação parcial é feito para preservar um objecto colorido e deixar o resto da imagem em tons de cinza.
 primavera 1 primavera 2
Exemplo da dês-saturação parcial de uma foto da flor
(clique nas imagens para visualizar numa nova página e numa dimensão superior )
Interface
Depois de instalar o programa ele apresenta uma interface similar ao da figura seguinte (Já com o nosso exemplo inserido)Photo Blac & Color 0
Princípio da utilização
1. Abra uma imagem para a des-saturação parcial.
Para ter sucesso, devemos escolher imagens que tenham um tema principal colorido com diferentes cores de fundo, por exemplo, flores, frutas ou outros.
2. Escolha as cores para manter.
Use a pipeta (passe sobre a foto para a activar), clique na cor que quer manter, eles serão exibidos na lista [de] cores. Em geral, 3 cliques em áreas escuras, 3 cliques nas zonas intermediária e 3 cliques sobre as áreas de luz são suficientes para uma primeira abordagem.
3. Executar tratamento
Iniciar o tratamento com o botão correspondente. Após a execução, uma nova imagem é exibida. Ele contém as áreas em tons de cinza, e as áreas onde as cores foram preservadas de acordo com diferentes parâmetros fixados.
Para refinar o processamento de cor, você pode fazer o seguinte:
- Clique em peças em tons de cinza para adicionar uma cor que não foi preservada
- Alterar o valor do parâmetro [tolerância]
- Marque ou desmarque as caixas de acordo com as necessidades dos [Parâmetros complementares]
- Remover uma cor na lista [das cores]
4. Re-tratamento
Repita esta fase [tratamento] Execute-a como tantas vezes quanto necessário para obter um resultado conclusivo. Usando o [Undo] quando não é necessária a escolha, porque você pode trabalhar directamente no resultado da imagem.
5.Guardar as imagens
Quando o tratamento é terminado, salve a sua imagem.
Se pretender saber detalhadamente as funções veja a restante parte desta mensagem.
Para uma visão geral da interface e dos comandos do Photo Black & Color veja a figura seguinte. Cada um é numerada e serão detalhadas mais abaixo.Photo Black & Color 1
1.Abrir Imagem: Este botão carrega uma imagem no espaço de trabalho
Você também pode iniciar a função através de:
- Menu: [Arquivo> Abrir]
- Clicar em [Ctrl + O]
2.Gravar imagem: Este botão salva a imagem que está sendo editado em uma pasta específica no disco rígido.
Você também pode iniciar a função através de:
- Menu: [Arquivo> Salvar como]
- Clicar em + [Ctrl] S
3.Imprimir Imagem: Este botão permite imprimir a imagem a ser editada.
Você também pode iniciar a função através de:
- Menu: Arquivo> [Imprimir]
- Clicar em [Ctrl + P]
4.Tamanho da Imagem: Este botão é utilizado para redimensionar a imagem. O redimensionamento pode ser feito apenas após a abertura de uma imagem ou antes do registo. Se isso for feito noutro momento, a imagem voltará ao seu tamanho original para chamar a função [tratamento] Executar.
Você também pode iniciar a função de:
- Menu: [Acção>] Tamanho da Imagem
- Pressionar as teclas [Ctrl + T]Photo Black & Color 2
5.Executar tratamento: Este botão inicia o tratamento de conservação de cores seleccionadas.
Você também pode iniciar a função de:
- Menu: [Ação>] Lançamento tratamento
- Pressionar a tecla [Enter]
6.Desfazer: Este botão cancela a última acção realizada. Para economizar memória, existe apenas um nível de desfazer. Quando essa acção é aplicada após o tratamento] Run [, voltamos para a imagem original (qualquer cor).
Você também pode iniciar a função de:
- Menu: [Editar> Desfazer]
- Clicar em + [Ctrl Z].
7.Refazer a última acção: Este botão imita a última acção.
Você também pode iniciar a função de:
- Menu: [Edit> Redo], a última ação
- Clicar em Ctrl [+ Y]
8.mostrar Zoom: Este recurso permite que você escolha, clicando na seta, um coeficiente de expansão ou redução da imagem. Os relatórios são definidos zoom entre 33% (1:3) e 400% (4:1).
9.Zoom: Este botão permite-lhe ampliar a imagem em cliques sucessivos. Você também o pode usar através de [Ver> Zoom].
10.Zoom: Este botão reduz a imagem por cliques sucessivos.Você também o pode usar através de [Ver> Zoom].
11.Tamanho: Por padrão, o Photo Black & Color reduz o tamanho das imagens de grande porte (menos de 100% de zoom) para serem exibidos integralmente na área de trabalho. Este botão permite ampliar as imagens em tamanho real (zoom 100%). Barras de rolagem vertical e horizontal podem surgir.
Você também pode iniciar a função com: Vista [>] tamanho real.
12.Autozooming: Este botão ajusta o tamanho da imagem para que fique totalmente visível na área de trabalho. As imagens têm um tamanho menor do que a área de trabalho será exibido em seu tamanho real.
Você também pode iniciar a função com: [Ver> Zoom Auto].
20.A miniatura: Este selo é um reflexo da imagem original. Você pode compara-lo com o obtido após o uso do [tratamento] Executar.
21.Workspace: Esta área recebe a imagem aberta. Barras de rolagem vertical e horizontal podem estar presentes, dependendo do tamanho da imagem e zoom em andamento.
22. O parâmetro [tolerância] : A tolerância define a diferença de cor ou não permissão para converter um pixel da imagem em tons de cinza. Os valores devem estar entre 0 e 100. A baixa tolerância processos pixels cuja cor só é muito estreita com a cor seleccionada (ver secção 24), enquanto uma alta tolerância permite diferenças de cor maior.
23.configurações adicionais:
A opção [Pena] : Se esta opção estiver marcada, o limite entre as zonas e áreas de cor cinza, é progressivo. Se a caixa não está marcada, o limite é muito mais clara.
A opção [color] Gradiente: Se esta opção estiver marcada, Photo Black & Color acrescenta cores intermediárias durante o tratamento para reflectir tons de cores entre duas cores para comparar. Por exemplo, se a lista de cores (Parte 24), contém o azul e o vermelho a primeira posição para a segunda, Photo Black & Color irá acrescentar tons de roxo para combinar cores. Se a caixa não está marcada As cores são comparados como tal.
A opção [Sepia]: Se esta opção estiver marcada, a cor será usada como dessaturação da cor sépia. Caso contrário, use os tons de cinza.
24.A lista de cores: Nesta lista são exibidas as cores da imagem a manter. A adição de uma cor é feita simplesmente clicando na imagem (pipeta cursor).O número máximo de cores que podem ser armazenadas é limitado a 50.
25.O] [Delete: Este botão remove a cor seleccionada na lista.
26.Contínuo: Este campo indica a actividade ou acções em curso. Se não houver nenhuma actividade,Photo Black & Color exibe a palavra Ready.
27. Tamanho da Imagem: Esta área apresenta as dimensões da imagem que está sendo editado. A informação é apresentada da seguinte forma: [Largura] x] altura [
Os valores são exibidos em pixels.
28.Nome da Imagem: Esta área exibe a localização e nome do arquivo da imagem a ser editada.
E não se esqueça
DIVIRTA-SE
JotaV

25 outubro, 2010

Picasa 3.8, agora disponível em 38 idiomas incluindo o Português.

Pessoas de todo o mundo podem agora desfrutar as actualizações no Picasa 3.8. A mais recente actualização do Picasa está agora disponível em 38 idiomas, incluindo o Português. Esta actualização inclui; upload de fotos em lote, controle da sincronização com o Picasa Web Álbuns, a adição de editor de fotos Picnik , Face Movie (filme de  de faces) e muito mais. Face Movie é uma forma divertida de mostrar fotos centrado em torno de uma pessoa.
Para  aprofundar a visão em todos os novos recursos disponíveis nas edições internacionais do Picasa 3.8, visite a Central de Ajuda do Picasa.
Para fazer a actualização para o Picasa 3.8 em Português, basta ir ao link disponível em “Programas FOTOGRAFIA Recomendados”  para fazer o download da versão mais recente. Quando você carrega o Picasa pela primeira vez, ele será exibido no mesmo idioma do seu sistema operacional. Você pode sempre mudar as configurações de idioma em Opções.

Veja aqui algumas das opções já publicadas no seu Jota V Multimédia:

Veja de seguida aquilo que mudou em imagens:

  • Face Movie

  • Batch Upload (Carregamento em lote)

 picasa_93773_batch_upload

  • Editar com o Picnik

 picasa_93773_edit_picnik

  • Propriedades da fotografia

 picasa_93773_infopanel

E não se esqueça


DIVIRTA-SE


JotaV

24 outubro, 2010

WebInpaint – Remover indesejáveis de fotos, Online e Grátis

Testamos mais uma aplicação online para remover objectos ou pessoas que “ficam” naquela fotografia que gostamos mas ficaria bem melhor sem eles.
Falamos de Webinpaint e como o nome diz na web “pintar por dentro” . Testamos a versão grátis online numa foto com bastantes elementos a retirar.
O Processo é simples, basta carregar a imagem, seleccionar e preencher o interior do conteudo a “eliminar”, clicar em “Inpaint” e se gostou do resultado, salvar para o seu computador. Atenção que ao efectuar este acção deve ter o cuidado de dar um novo nome seguido de um ponto e da extensão, ou nome, do formato que deseja Ex: “.JPG” ou “.PNG” (sem aspas).
Eis o nosso exemplo (Clique nas imagens para ver numa nova janela e em tamanho superior):
IMG_1270 Imagem original
IMG_1270 RECORTESIdentificação dos objectos a remover
Retocado onlineResultado final: Os carrinhos do “transfer” voam pela montanha suspensos por nada
Antes de utilizar o aplicativo é preciso levar em conta que ele não é capaz de realizar milagres, nem  de substituir o trabalho complicado de um editor de imagens mais completo. Para obter um resultado satisfatório, o recomendado é utilizar imagens que possuam um fundo em cor única, o que facilita a ilusão de que o elemento seleccionado nunca esteve lá. Caso contrário, é comum obter imagens distorcidas que ficam piores que as originais. Ou seja se você for eliminar um “objecto” que está colocado em duas áreas com cores bem diferentes, ex: ceu e terra, o resultado certamente não será o desejado. De qualquer modo esta aplicação é bastante satisfatória para resolver “em linha” alguns problemas das suas fotos.
A principal ferramenta que falta ao aplicativo é a opção de retornar a etapas anteriores da edição. Assim, muitas vezes é necessário fazer o upload da mesma imagem inúmeras vezes até conseguir obter o resultado desejado.
Para um melhor compreensão do funcionamento, que aliás é bastante simples , veja este vídeo da versão paga mas cujo principio de funcionamento é o mesmo.
Na versão grátis (online) o programa apresenta um aspecto similar ao da figura seguinte na qual colocamos algumas dicas para uma melhor compreensão
WebInpaint 1Siga os passos indicados na figura não se esquecendo que no passo 2 deve preencher o interior dos objectos a remover e como passo 4 “Salvar” proceda como anteriormente indicado no inicio desta mensagem
A ligação encontra-se disponível na área de “Programas ONLINE Recomendados”.

ACTUALIZAÇÃO: Para remover objectos ou pessoas de fotos veja esta mensagens
E não se esqueça
DIVIRTA-SE
JotaV

22 outubro, 2010

Photofunia – Online, Grátis, Efeitos e Molduras de Fotografias

 logo_extended
O nosso “Produtor” continua na sua senda de popularidade.
 PhotoFunia-c2f87e PhotoFunia-c351c3 
As suas fãs manifestam-se das mais variadas formas
PhotoFunia-c30ab2
A sua imagem aparece nos mais diversos locais publicitários
PhotoFunia-c3046e  PhotoFunia-c3118a
Seja com chuva ou com outros efeitos
PhotoFunia-c316ab  PhotoFunia-c333fe
Tudo é possível no PhotoFunia. Basta aceder ao site, ligação disponível em “Programas ONLINE Recomendados”, escolher o efeito, carregar a imagem e se gostar salva-la no seu computador. Também pode partilha-la nas diversas redes sociais, obter link para enviar por email ou ainda obter os códigos para inserção  num blogue ou site.
Consulte também a aba “Lab” (Laboratório) onde irá encontra efeitos diferentes e alguns GIF´s com variável números de fotos.
E não se esqueça
DIVIRTA-SE
JotaV

18 outubro, 2010

Como produzir um filme amador- dicas e truques

image

Actualização em Setembro de 2013 :  Foi publicada um conjunto de mensagens actualizadas, à data, sobre este tema. Para saber "Como criar um filme amador" consulte a seguinte pagina com o sumário: Criar Filme

Introdução: O presente documento foi elaborado tendo em consideração diversas solicitações no sentido de ilustrar um método e respectivos passos na produção de um filme amador e foi baseado na minha experiência pessoal. Todos os programas indicados são de disponibilidade gratuita e irão sendo indicados ao longo do processo. Iremos fazer referência a fotografia, vídeo, dispositivos portáteis (pen drive) e sua organização, disponibilização de recursos para instalação num ou online. Sempre que possível serão incluídas ligações a mensagens publicadas que permitirão a quem o pretender uma aprendizagem mais aprofundada. Não iremos referenciar programas que não permitam o controle da elaboração, se por acaso pretende elaborar um filme em 3 cliques, esta documento não lhe interessa. Ele é recomendado para utilizadores iniciados/médios de programas de fotografia e vídeo. Por outro lado ele é recomendado a todos aqueles que querem consolidar (ou aprofundar) os seus conhecimentos nestas áreas.
Objectivo: Produzir um filme amador com o Windows Movie Maker (WMM), qualquer versão. As recomendações gerais aplicam-se a qualquer outro editor de vídeo
1ª Parte: Material a utilizar, sua organização
Partindo do pressuposto que já tirou as suas fotos, os seus clips de vídeo e que já têm um planeamento (nem que seja mental) do que quer produzir, incluindo músicas, há que ter em consideração muito antes de iniciar o WMM para começar o seu filme existem alguns passos intermédios que devem ser feitos no sentido de obter um produto final com qualidade.
imageNão se esqueça que quanto melhor for a qualidade das suas fotos, clips de vídeo e músicas melhor será o seu filme.
 
Nesse sentido deve organizar o seu material a utilizar. Para tal deve começar por criar pastas com o nome do projecto nas diversas áreas do seu computador ou da sua “pen drive”. A titulo de exemplo o nosso projecto chama-se “O Meu Filme”.
1º Passo: Organize o seu material. Assim recomenda-se a criação de 3 pastas com este nome, cada uma nas seguintes áreas: Fotografia, Música e Vídeos do seu computador ou na sua pen drive. Exemplos:
No computador
C:\Documents and Settings\Utilizador\My Documents\My Pictures\O Meu Filme
C:\Documents and Settings\Utilizador\My Documents\My Music\O Meu Filme
C:\Documents and Settings\Utilizador\My Documents\My Videos\O Meu Filme
Na sua pen drive
Se necessita por alguma razão a utilização de uma pen drive recomenda-se vivamente que tenha nela um estrutura idêntica à do seu computador. Nesse sentido existem aplicativos que já fornecem uma estrutura similar.
image Para estruturar a sua pen drive recomenda-se o Codyssey.

Uma vez instalado o Codyssey crie as 3 pastas anteriormente indicadas que ficará com a seguinte estrutura:
image
Agora há que que colocar o material respectivo dentro de cada página especifica, ou seja a(s) música(s) escolhidas dentro da pasta “O Meu Filme” criada debaixo de Music ( As minhas músicas) e as suas fotos ou imagens seleccionadas dentro da pasta “O Meu Filme” criada debaixo de Pictures (As minhas fotos). Por agora não colocaremos nada na 3ª pasta “O Meu Filme” criada debaixo de Vídeos (os meus vídeos).
image Tome em consideração que se copiar os seus ficheiros dentro do seu computador está a duplicar os mesmos, diminuindo assim o espaço em disco disponível. Se tiver pouco espaço considere a hipótese de uma vez concluído o seu filme de mover os ficheiros criados para um disco externo de armazenagem.
imageQuanto mais organizado estiver o material a utilizar menos problemas irá encontrar na elaboração do seu filme.
 
2ª Parte: Edição e Correcção do Material a utilizar
Ainda antes de iniciar o WMM (ou outro editor) há que analisar o material disponível e se necessário corrigi-lo. Vamos indicar editores que permitam as correcções básicas em cada uma das áreas:
imageFotografia: Se é iniciado/médio utilizador, comece com o Picasa da Google. Se quiser consulte como editar no Picasa
 
imageVídeo: Editar clips de vídeo, experimente o vReveal editor de vídeo online.
 
imageSom: Se necessário utilize o Audacity
 
2º Passo: Edite e corrija os seus ficheiros.
imageSe a sua pasta de fotos tiver uma ordem sequencial (de acordo com aquilo que pensa que vai ser a sequência do seu filme) terá a sua tarefa facilitada quando trabalhar no WMM
3º Passo: Nesta fase e se ainda o não fez deve pensar numa “Alusiva” (Imagem a colocar no inicio dos filmes e explicita do tema do filme), veja aqui alguns exemplos feitos com o Picasa e com o Photoscape . Adicione-a à pasta de fotografias do seu projecto.
4º Passo: Não se esqueça também, e se o desejar, do seu logótipo ou imagem de marca. Adicione-a à pasta de fotografias do seu projecto ou se o vai utilizar com frequência crie uma pasta específica dentro da área “Fotografia”
imageSe pensa que as suas fotos e os seus vídeos não precisam de correcções, desengane-se. Até os profissionais necessitam de recorrer à edição regularmente.
3ª Parte: Realização do filme no WMM (ou outro)
Finalmente vamos iniciar o WMM.
5º Passo: Certifique-se que estão configurados os tempos de acordo com o que deseja
imageAntes de iniciar a produção dos seus filmes no Windows Movie Maker deve definir os parâmetros que o irão ajudar na construção dos mesmos
 image
Com o WMM na linha do tempo
6º Passo: Importar Imagens
Importe as suas imagens para o ambiente do WMM. Com todas elas seleccionadas arraste-as para a linha do tempo.
Importe a Alusiva e Logótipo, se ainda o não fez, para o ambiente de trabalho do WMM, seleccione a primeira e arraste-a para a linha do tempo para o inicio. Proceda de igual modo com o logótipo mas coloque-o no final.
Certifique-se que estão todas pela ordem desejada.
7º Passo: Importar Vídeos
Importe os seus clips de vídeo, já editados, para o ambiente do WMM. Seleccione os desejados e arraste-os para a linha do tempo para a posição desejada.
imageNão se esqueça que ao importar vídeos o WMM separa-o em clips e em simultâneo cria uma colecção com o nome do mesmo.

8º Passo: Importar Musicas
Importe as suas pretendidas. Com todas elas seleccionadas arraste-as para a linha do tempo.
imageSabe que pode cortar os ficheiros de musica no WMM?
 
9º Passo: Crie os slides de texto para o titulo, musica, realização, produção, data e outros créditos se os houver.
imageUse fontes de letras e cores simples que resultem quando os seus filmes apareçam na web, no seu computador ou no seu TV.
 
imageA utilização de “atalhos” com os botões facilita muito a sua tarefa. O “Ctrl+C” para copiar e o “Ctrl+V” para colar são particularmente úteis nesta fase da realização.
Recomenda-se a utilização de fundo preto com texto a branco ou vice-versa. No fonte do texto recomenda-se as seguintes: Georgia; Segoe media Center ou sinilar
imageCriação rápida de slides de texto: Crie, entre a Alusiva e a 1ª fotografia ou clip de vídeo, um slide de texto com o titulo do seu filme. Uma vez concluído, seleccione-o e faça “Ctrl+C” seguido de “Ctrl+V”. Acabou de fazer um cópia do 1º slide de texto. Clique duas vezes sobre ele, abriu-se o editor, altere o texto, por exemplo “Musica de ...”, clique em concluir e ficou com um novo slide de texto, agora com a referência (crédito) à música. Posicione-o no local desejado da linha do tempo. Proceda de igual modo para os restantes créditos.
Com o WMM no guião gráfico
10º Passo: Adicione transições e efeitos entre fotografias e/ou clips de vídeos
imageUse de simplicidade na utilização das transições e efeitos. Procure utilizar estes de acordo com o tema e com a música. Não utilize muitos efeitos. Escolha 1 ou 2 efeitos para a transição entre fotos e 1 entre slides de texto.
imageUtilize “Atalhos” para facilitar o seu trabalho. Ex: “Ctrl+C” para copiar e “Ctrl+V” para colar. Todo e qualquer item, fotos, clips de vídeo, transições, efeitos, slides de texto e música pode ser copiado e colado dentro do WMM.
Com o WMM na linha do tempo
11º Passo: “Afine”, acerte os itens do seu filme.
Chegou a altura em que têm de fazer as afinações (correcções) aos tempos de cada imagem, transições e música. Vá visualizando as mesmas.
imageSe pretender faça agora a legendagem usando texto nas figuras. Proceda com simplicidade nas suas opções.
 
12º Passo: Salve o seu filme
Se está satisfeito com o resultado chegou a altura de guardar (salvar) o seu filme para o seu computador (seleccione formatos de saída de acordo com a finalidade que pretende).
image NÃO SE ESQUEÇA: Que durante todo o processo de criação do seu filme/ vídeo deve regularmente guardar o seu projecto do WMM. Apesar de o programa o fazer automaticamente a experiência diz-nos que esta é a melhor atitude para evitar algumas surpresas.
image Se pretender aceder a diverso material de apoio clique em Windows Movie Maker

E Pronto agora já o seu vídeo pessoal pronto para divulgar pelos seus amigos, redes sociais, blogues, sites e porque não no seu canal no Youtube.
Se pretender na ligação seguinte está um pdf com esta mensagem. Clique aqui
Divirta-se
JotaV



































































16 outubro, 2010

Cooliris- Transforme o seu navegador num show de multimédia

Actualização: O Cooliris foi adquirido pela Yahoo. As funcionalidades inseridas nesta página deixará de estar activa no final deste mês de Fevereiro de 2015.
Cooliris 0 Cooliris é um complemento (plug-in) para adicionar ao seu navegador (browser). Uma vez instalado irá ter acesso a uma nova realidade, um autentico show de Multimédia. Para além de poder visualizar os conteúdos do seu computador irá ter acesso a um serie infindável  de imagens, vídeos, Tv, etc., etc..  Veja agora em imagens o que o Cooliris trás de novo. Cooliris 00
Cooliris 000Cooliris 0000 Cooliris 2    Cooliris 3Cooliris 4Cooliris 5
Na imagem seguinte veja a compatibilidade dos navegadores e sistemas operativos Cooliris 10
Se tiver dúvidas clique aqui e acederá à pagina do fornecedor com a ultima informação
A instalação é muito simples, como complemento (plug-in), o Cooliris requer a sua autorização para ser instalado no navegador. Portanto, assim que clicar no link de download, confirme a acção clicando sobre a barra que aparecerá logo abaixo do endereço (ou “Instalar controlador ActiveX") ou qualuer outra dependendo do seu navegador.
Para aceder à página do fornecedor clique na figura seguinte. Uma vez nela basta clicar no botão “download”
Cooliris Logo
O Cooliris também disponibiliza uma versão online para produção de slides shows para publicação em sites ou blogues. Veja um exemplo e indicações na pagina superior com o nome “Cooliris SlideShow” ou nesta ligação.
E não se esqueça
DIVIRTA-SE
JotaV