Introdução: O presente documento foi elaborado tendo em consideração diversas solicitações no sentido de ilustrar um método e respectivos passos na produção de um filme amador e foi baseado na minha experiência pessoal. Todos os programas indicados são de disponibilidade gratuita e irão sendo indicados ao longo do processo. Iremos fazer referência a fotografia, vídeo, dispositivos portáteis (pen drive) e sua organização, disponibilização de recursos para instalação num ou online. Sempre que possível serão incluídas ligações a mensagens publicadas que permitirão a quem o pretender uma aprendizagem mais aprofundada. Não iremos referenciar programas que não permitam o controle da elaboração, se por acaso pretende elaborar um filme em 3 cliques, esta documento não lhe interessa. Ele é recomendado para utilizadores iniciados/médios de programas de fotografia e vídeo. Por outro lado ele é recomendado a todos aqueles que querem consolidar (ou aprofundar) os seus conhecimentos nestas áreas.
Objectivo: Produzir um filme amador com o Windows Movie Maker (WMM), qualquer versão. As recomendações gerais aplicam-se a qualquer outro editor de vídeo
1ª Parte: Material a utilizar, sua organização
Partindo do pressuposto que já tirou as suas fotos, os seus clips de vídeo e que já têm um planeamento (nem que seja mental) do que quer produzir, incluindo músicas, há que ter em consideração muito antes de iniciar o WMM para começar o seu filme existem alguns passos intermédios que devem ser feitos no sentido de obter um produto final com qualidade. Nesse sentido deve organizar o seu material a utilizar. Para tal deve começar por criar pastas com o nome do projecto nas diversas áreas do seu computador ou da sua “pen drive”. A titulo de exemplo o nosso projecto chama-se “O Meu Filme”.
1º Passo: Organize o seu material. Assim recomenda-se a criação de 3 pastas com este nome, cada uma nas seguintes áreas: Fotografia, Música e Vídeos do seu computador ou na sua pen drive. Exemplos:
No computador
C:\Documents and Settings\Utilizador\My Documents\My Pictures\O Meu Filme
C:\Documents and Settings\Utilizador\My Documents\My Music\O Meu Filme
C:\Documents and Settings\Utilizador\My Documents\My Videos\O Meu Filme
Na sua pen drive
Se necessita por alguma razão a utilização de uma pen drive recomenda-se vivamente que tenha nela um estrutura idêntica à do seu computador. Nesse sentido existem aplicativos que já fornecem uma estrutura similar.
Uma vez instalado o Codyssey crie as 3 pastas anteriormente indicadas que ficará com a seguinte estrutura:
Agora há que que colocar o material respectivo dentro de cada página especifica, ou seja a(s) música(s) escolhidas dentro da pasta “O Meu Filme” criada debaixo de Music ( As minhas músicas) e as suas fotos ou imagens seleccionadas dentro da pasta “O Meu Filme” criada debaixo de Pictures (As minhas fotos). Por agora não colocaremos nada na 3ª pasta “O Meu Filme” criada debaixo de Vídeos (os meus vídeos).
2ª Parte: Edição e Correcção do Material a utilizar
Ainda antes de iniciar o WMM (ou outro editor) há que analisar o material disponível e se necessário corrigi-lo. Vamos indicar editores que permitam as correcções básicas em cada uma das áreas: 2º Passo: Edite e corrija os seus ficheiros.
3º Passo: Nesta fase e se ainda o não fez deve pensar numa “Alusiva” (Imagem a colocar no inicio dos filmes e explicita do tema do filme), veja aqui alguns exemplos feitos com o Picasa e com o Photoscape . Adicione-a à pasta de fotografias do seu projecto.
4º Passo: Não se esqueça também, e se o desejar, do seu logótipo ou imagem de marca. Adicione-a à pasta de fotografias do seu projecto ou se o vai utilizar com frequência crie uma pasta específica dentro da área “Fotografia”
3ª Parte: Realização do filme no WMM (ou outro)
Finalmente vamos iniciar o WMM. 5º Passo: Certifique-se que estão configurados os tempos de acordo com o que deseja
Com o WMM na linha do tempo
6º Passo: Importar Imagens
Importe as suas imagens para o ambiente do WMM. Com todas elas seleccionadas arraste-as para a linha do tempo.
Importe a Alusiva e Logótipo, se ainda o não fez, para o ambiente de trabalho do WMM, seleccione a primeira e arraste-a para a linha do tempo para o inicio. Proceda de igual modo com o logótipo mas coloque-o no final.
Certifique-se que estão todas pela ordem desejada.
7º Passo: Importar Vídeos
Importe os seus clips de vídeo, já editados, para o ambiente do WMM. Seleccione os desejados e arraste-os para a linha do tempo para a posição desejada.
8º Passo: Importar Musicas
Importe as suas pretendidas. Com todas elas seleccionadas arraste-as para a linha do tempo.
9º Passo: Crie os slides de texto para o titulo, musica, realização, produção, data e outros créditos se os houver.
Recomenda-se a utilização de fundo preto com texto a branco ou vice-versa. No fonte do texto recomenda-se as seguintes: Georgia; Segoe media Center ou sinilar
Com o WMM no guião gráfico
10º Passo: Adicione transições e efeitos entre fotografias e/ou clips de vídeos
Com o WMM na linha do tempo
11º Passo: “Afine”, acerte os itens do seu filme.
Chegou a altura em que têm de fazer as afinações (correcções) aos tempos de cada imagem, transições e música. Vá visualizando as mesmas.
12º Passo: Salve o seu filme
Se está satisfeito com o resultado chegou a altura de guardar (salvar) o seu filme para o seu computador (seleccione formatos de saída de acordo com a finalidade que pretende).
E Pronto agora já o seu vídeo pessoal pronto para divulgar pelos seus amigos, redes sociais, blogues, sites e porque não no seu canal no Youtube.
Se pretender na ligação seguinte está um pdf com esta mensagem. Clique aqui
Divirta-se
JotaV
Sem comentários:
Enviar um comentário