O 3Defy é um programa online que permite a transformação de imagens 2D em 3D através duma tecnologia inovadora.
A aproximação a este programa pode ser vista em : http://jotavmultimedia.blogspot.com/2011/10/3defy-transforme-imagens-2d-em-3d.html
Aparentemente a sua manipulação é complicada pois utiliza comandos de execução diferentes dos utilizados comummente.
No entanto esta “complicação” é desmistificada assim que o utilizador começa a familiarizar-se com os “novos” comandos de execução.
Uma particularidade do 3Defy é a utilização ou recurso aos botões e movimentos do rato durante a transformação do 2D para o 3D.
Não se esqueça que antes de começar deve-se registar no site de modo a controlar o seu trabalho. Em alternativa pode sempre “brincar” com as fotos disponíveis no site. Se ainda não se registou clique em : registo no 3Defy
Após o registo pode começar o seu trabalho.
Para isso precisa de aceder ao “modulador”: http://www.3defy.com/modeler
Clique para ampliar |
Aqui vai encontrar 3 opções (para além do login):
1. Escrever ou colar o endereço (url) de uma imagem armazenada online.
2. Carregar uma imagem do seu computador, ou
3. “Brincar” com uma imagem amostra do site
Assumindo que está registado e carregou uma imagem sua agora vamos as passos e às dicas para modelar a sua imagem para 3D.
Mas antes saiba os “controlos globais” que lhe vão ser úteis na visualização ou no modelador: Zoom (ver maior ou menor), Rodar e Expandir. Use as teclas e os movimentos do rato conforme se indica na figura seguinte.
Se, e em qualquer situação que tiver a trabalhar em tela cheia pode usar os “controlos alternativos” para os mesmos comandos usando somente o rato conforme se indica na figura anterior.
Voltando à sua imagem saiba que o processo de moldagem passa pelas seguintes fases:
1. Criação de um objecto
2. Empurrar/Puxar
3. Linha de articulação
4. Dobrar
5. Texturizar
Em primeiro lugar há que criar um objecto, ou seja aquele pormenor que está inserido na sua foto e que pretende destacar para as três dimensões. Siga os passos indicados na figura seguinte (tome atenção às dicas)
Depois há que “empurrar ou puxar” o objecto definido de modo a coloca-lo (destacá-lo) noutra posição que não a inicial. Siga os passos indicados na figura seguinte.
Uma vez destacado o nosso objecto vamos ter de criar um linha de articulação entre este e o fundo.
Siga os passos indicados na figura seguinte
Bom, agora possivelmente você vai querer “dobrar” parte do objecto de modo a criar outro realismo. Pois então siga os passos indicados na figura seguinte.
E agora? Bom, vamos de ter de dar “volume” à nossa criação. Como? Siga os passos indicados na figura seguinte
Assim que você terminar de criar a sua obra, salve as alterações para o seu computador (esta acção não altera a imagem original que está no seu computador, apenas salva o progresso no 3Defy) ou, se quiser compartilhar o seu trabalho, clique em "Share" e escolha uma alternativa.
Pode optar por um link directo, gerar um código de incorporação ou guardar a imagem na galeria do 3Defy.
Se desejar um pdf desta mensagem clique em: 3Defy – dicas do JotaV
Bom trabalho e não se esqueça
Divirta-se
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