26 outubro, 2011

Leaf & Gif - "Coloração" e animação de foto


Clique para visualizar
A utilização de fotos com fundo em escala de cinzentos ou preto e branco, adicionados de elementos de cor são um elemento muito interessante que pode ser utilizados de diversas maneiras quer numa simples foto, quer numa animação, quer num pequeno clip de video que tenham por objectivo criar elementos diferenciadores em que se pretenda realçar a cor.
São inúmeros os exemplos que podemos encontrar na web, mas hoje o JotaV vai dar um exemplo de um modo distinto de utilizar os meios disponíveis para trabalhar esta aproximação, indicando programas e dando dicas para a sua execução.

Objectivo principal: Com base em uma foto, criar diversos elementos coloridos que serão utilizados para criar uma animação (com largura de 180), cuja transição de imagens vá ganhando cor até à foto colorida.
O que precisa?



A) Em 1º lugar vai precisar de uma foto com bastante cor por exemplo uma cara de um palhaço, uma bancada de frutos, um conjunto de flores, etc, etc.. No nosso exemplo escolhemos um canteiro de flores como a da  figura ao lado.
Um dado importante a reter é o de saber a dimensão da sua foto. No nossa caso a foto original tinha 3072x2048 (largura x altura). A importância destas dimensões será explicado oportunamente no decorrer desta mensagem.

B) Depois vai precisar de fazer a "coloração" de diversos imagens com base no original. A palavra "coloração" é aqui usada para um melhor entendimento do processo. Na verdade o que vamos fazer diversas vezes é a des-saturação de uma imagem colorida. Para tal vamos utilizar um programa que já fizemos referência anteriormente chamado "Leaf".  Mas antes de o começar a usar gostaria de lhe chamar a atenção para um pequeno bug que o Leaf têm. Quando usado uma primeira vez ao salvar as alterações ele procede de um modo correcto, no entanto quando se utiliza mais vezes ele não "pergunta" como quer salvar e grava por cima do seu original. Para contornar esta situação e não estragar os seus originais proceda, antes de tudo do seguinte modo:
- Crie uma pasta especifica para este mini-projecto.
- Faça uma primeira cópia da sua imagem e altere-lhe o nome
- Faça diversas cópias e acrescente-lhe um numero sequencial
- Agora abra o "Leaf" (consulte as mensagens anteriores para se inteirar do seu funcionamento)
- Utilize o ícone do lado direito (o 1º de cima)para abrir a foto com o numero "0". No nosso caso "Flores 0"
- Por defeito o Leaf vai deixar a sua foto em escala de cinzentos. Regule a dimensão do pincel e proceda à coloração que deseja, arrastando-o sobre a imagem. Quando terminar salve-o clicando no 3º ícone do lado direito. Desta vez o Leaf  vai "perguntar-lhe" como quer salvar (mas só desta). Salve com o mesmo nome "Flores 0".
- Abra outra cópia, desta vez o ficheiro "Flores 1" usando o 1º ícone do lado direito.
- Por defeito o Leaf vai deixar a sua foto em escala de cinzentos. Regule a dimensão do pincel e proceda à coloração que deseja, arrastando-o sobre a imagem de modo a aumentar a zona colorida em relação à anterior. Quando terminar salve-o clicando no 3º ícone do lado direito. Desta vez o Leaf (e daqui para a frente) não vai perguntar-lhe como quer salvar e pura e simplesmente vai substituir o ficheiro.
- Proceda do mesmo modo que para o ficheiro "Flores1" para os outros ficheiros "flores 2/3/4", aumentando sucessivamente a área colorida em cada alteração.
Dica I do JotaV: Agora com estes elementos na sua dimensão original pode ir para um editor de vídeos, por exemplo o WMM, e criar um pequeno clip de video, bastando para tal colocar uma transição adequada. Este cilp pode ser utilizado em qualquer posição da linha do tempo num video e resultará num elemento diferenciador.

C) Agora vamos fazer um gif animado idêntico aquele que está no inicio desta mensagem. Para tal vamos utilizar o "PhotoScape". Mas antes saiba um pormenor importante.
Dica II do JotaV: Quando se pretende criar um gif deve-se ter em consideração a dimensão das imagens e a sua idêntica disposição (paisagem ou retrato). As imagens diferentes, apesar de haver recursos para "emendas", resultam em distorção da animação final. Se necessário redimensione as suas fotos antes de criar um gif animado.

C1) Redimensionamento de fotos com o PhotoScape
No nosso caso não tínhamos o problema da dimensão nem da disposição de fotos pois usamos "cópias" da mesma foto. No entanto a utilização de fotos desta dimensão resultaria num ficheiro demasiado pesado o que na prática quase invalidaria a sua utilização. Por outro lado o objectivo deste exercício é criar um gif animado com 180 de largura. Como proceder?
- Abra o PhotoScape
- Vá para "Editar várias fotografias" e proceda do seguinte modo:

  1. Seleccione a pasta onde estão as suas fotos
  2. As fotos aparecerão visíveis no lado esquerdo
  3. Seleccione-as, arraste-as e largue-as no ambiente de trabalho.
  4. Vá a redimensionar e seleccione "Ajustar largura"
  5. Escreve o valor pretendido. Neste caso 180
  6. Clique em "Converter todas"
Aparecerá um ecrã de opções. Na primeira área "Localizar ficheiros guardados". Aqui se clicar na 1ª opção o programa irá criar uma sub-pasta (chamada output) dentro da pasta original onde estavam os seus ficheiros. Se optar pela 3ª opção ele irá guardar as alterações numa pasta a seu gosto (também pode criar uma pasta nova).

C2) Criar um gif animado com PhotoScape. Vá para "Animação GIF" e proceda do seguinte modo:

  1. Seleccione a pasta onde estão as suas fotos
  2. As fotos aparecerão visíveis no lado esquerdo
  3. Seleccione-as, arraste-as e largue-as no ambiente de trabalho.
  4. Vá a "Alterar duração da visualização" e alterar os tempos. Note que o valor 100 é igual a 1 segundo.
  5. Vá a "Mudar efeito" e se o pretender altere a animação bastando para tal clicar em cima de um nome
  6. Clique em "Guardar". Não se esqueça de dar um nome à sua animação, por exemplo "Flores animação GIF 180"

O seu gif animado está concluído. Mas há um pequeno pormenor. O objectivo era partir de um foto em escala de cinzentos e a 1ª frame já aparece com cor. Como fazer?

C3) Escala de cinzentos no Photoshop.
Neste nosso exemplo precisamos de uma foto com 180 de largura mas em tons de cinzento. Para isso vamos à pasta onde temos guardadas as "cópias" com 180 de largura e vamos seleccionar a cópia a cores chamada "Flores". Fazemos uma copia (Ctrl+C e depois Ctrl+V) e depois alteramos o nome da cópia por exemplo "BW Flores". Mas esta ainda está a cores. Para a transformar, no PhotoScape vá para "Editor de fotografia" e proceda do seguinte modo:
  1. Seleccione a pasta onde estão as suas fotos
  2. As fotos aparecerão visíveis no lado esquerdo
  3. Seleccione a foto "BW Flores", arraste-a e largue-a no ambiente de trabalho.
  4. Vá a "Brilho,Cor"
  5. Seleccione "Escala Cinza". A sua foto está como pretende.
  6. Clique em guardar

Bom já tenho a foto que faltava mas como altero o gif animado?
C4) Editar gif no PhotoSacape.
Abra "Animação GIF" e proceda do seguinte modo:
  1. Seleccione a pasta onde estão as suas fotos e o seu gif
  2. As fotos e o gif aparecerão visíveis no lado esquerdo
  3. Seleccione o gif, arraste-o e largue-o no ambiente de trabalho
  4. Seleccione a foto "BW Flores" e arraste-a para o ambiente de trabalho
  5. Veja na parte superior se a foto está na posição sequencial que deseja. Se não estiver, seleccione-a e arraste-a para a posição desejada.
  6. Altere os tempos (duração de visualização) se necessário.
  7. Guarde a sua animação gif conforme desejar.
Dica III do JotaV: Para adicionar uma foto ao seu gif também pode usar outra alternativa bastando para tal clicar no botão "Adicionar" e escolher " Adicionar fotografia"

E já está. A mensagem é longa mas os processos são simples. Esta mensagem pretende para além do exposto chamar a atenção para outras áreas de funcionalidade do PhotoScape. 
Existem outros programas ou métodos alternativos quer para a "coloração" quer para a criação de gifs animados. Alguns deles já foram objecto de analise aqui no JotaV. Basta pesquisar.

Nota final: Na animação gif exemplificada foram usados os seguintes parâmetros: Fotos com 180 de largura; duração de visualização de 75 e animação "Efeito de transição". Se pretender ver outro exemplo de uma animação gif com outras características de animação (com fotos diferentes) clique aqui.

E espero que se

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...