Este blogue nasceu da necessidade de consolidar a informação e actualização de programas e aplicações dos meus alunos da disciplina de Multimedia da Universidade Sénior de Setúbal. No entanto toda a informação está disponível para todos aqueles que baseados nas suas fotos e vídeos queiram "construir" os seus filmes caseiros.
31 maio, 2010
Efeitos e Molduras em fotografias- Exemplos online (Parte 2)
Hoje vamos apresentar alguns exemplos do Pixlr.
Em Português, basta seleccionar Languages e Português do Brasil (o disponível) para ter acesso ao mesmo neste idioma.
Vamos continuar com alguns exemplos em Inglês.
O software online é muito simples e rápido com uma muita boa interface e muito intuitivo, Vamos apresentar alguns exemplos dos filtros (filters),
Este programa apesar de ser mais simples e em consequência mais indicado para utilizadores intermédios (quando comparado com o Sumo Paint que é mais recomendado para utilizadores avançados) apresenta algumas alternativas em consonância com o esperado, Vejamos os exemplos, não se esqueça que: a foto base foi indicada em anterior mensagem com o mesmo titulo mas parte 1. Por outro lado se quiser ver o nome do efeito basta passar sobre a foto com o rato, se quiser ver a foto em dimensão superior e numa nova janela clique na mesma.
O programa encontra-se disponivel em JotaV Editores_Pixlr- Editor de Fotos
Divirta-se
28 maio, 2010
Sumo Paint- Editor de fotografias OnLine
Bem Vindo ao Sumo Paint
Tentar, Brincar e Divertir-se
Com um nome engraçado mas elucidativo esta é uma poderosa e excelente ferramenta online, grátis, para a edição de imagens.
O Sumo Paint , disponível em Inglês, possui uma interface simples, fácil de trabalhar e contem diversas e poderosas ferramentas tais como filtros, ajustes de imagens, corte, borracha etc.
O “sumopaint.com” é uma florescente comunidade de arte online com mais de 10 milhões de utilizadores, mais de 180 000 membros registados originários de mais de 200 países.
Não é necessário registar-se para utilizar este fabuloso programa mas se o fizer é possível participar nesta comunidade criada para a troca de ideias com outros utilizadores do programa, publicar trabalhos e comentar os trabalhos expostos.
Ao aceder ao site encontra as boas vindas e o lema (indicados no inicio desta mensagem) e basta clicar em “Open (Abrir) Sumo Paint” para aceder à interface. No entanto chamo a vossa atenção para a aba “Features (Características)” onde pode apreciar a explicação sobre as funcionalidades sejam elas ferramentas, efeitos ou outras. Não deixe de visitar a aba “News(Novidades)” onde pode ver as ultimas sobre desenvolvimento e a comunidade.
Para alem das indicações detalhadas que pode encontrar no site, existe um canal oficial no YouTube que exemplifica algumas das ferramentas. Existem de momento 73 vídeos organizados por 5 listas de reprodução: Filters; Tools; Tutorials; Adjustments e Playing Around.
As variantes de utilização são imensas e impossível de aqui descrever. De qualquer modo eis um exemplo feito com base na foto indicada na mensagem anterior e utilizando o “3D effects/ sphere designer”
Veja o vídeo sobre o efeito usado “Spherical Mapping filter in Sumo Paint”
Se desejar aceder ao “The Official Sumo Paint Channel” no YouTube clique na imagem seguinte
O link para o site pode ser encontrado na área “Programas ONLINE Recomendados”
Divirta-se
25 maio, 2010
Efeitos e Molduras em fotografias- Exemplos online (Parte 1)
Vamos iniciar hoje a publicação de diversos exemplos de tipo de efeitos em fotografias elaborados online nos programas indicados em:
Tuxpi – Efeitos e Molduras online e Edição de Fotografia, Efeitos e Molduras, online
Notas: Para visualização em nova pagina e numa dimensão maior clique na imagem. Ao passar por cima da foto sem clicar, verá o nome do efeito
Como base foi utilizada a fotografia seguinte
Tipo de ficheiro: JPEG
Dimensões: 1090x1090
Tamanho: 1,17 MB
O site analisado hoje é o
Site: Tuxpi / Aviso: “Supported Image Formats: jpg png gif < 2MB”
Nota: Todos os ficheiros descarregados após inclusão de efeitos e/ou molduras são do tipo JPEG.
Divirta-se
19 maio, 2010
Windows Movie Maker-Teclas de Atalho
A utilização de teclas de atalho, normalmente premindo duas ou mais teclas simultaneamente, é comum em utilizadores mais experimentados, qualquer que seja o programa informático que esteja a utilizar. Um dos exemplos mais comum é usar CRTL+C (para copiar) e CRTL+V (para colar).
Estas associações permitem ao utilizador uma maior rapidez na execução das suas tarefas
No Windows Movie Maker existe uma seria de teclas de atalhos não utilizado pela maioria dos utilizadores. Vamos de seguida indicar a informação disponível sobre este programa. No intuito de facilitar os menos experientes com os nomes ou siglas utilizados (normalmente em Inglês) nos teclados incluímos uma imagem sobre um teclado standard com a indicação das teclas mais utilizadas.
(Para visualização em nova pagina e numa dimensão maior clique na imagem)
Windows Movie Maker-Teclas de Atalho
CTRL + N: criar novo projecto
CTRL + O: abrir projecto existente
CTRL + S: salvar projecto actual
CTRL + P: publicar filme
CTRL + R: importar filme de uma câmara digital
CTRL + I: importar ficheiro
CTRL + X: recortar trecho de filme
CTRL + C: copiar trecho de filme
CTRL + V: colar trecho de filme à linha do tempo
CTRL + D: adicionar clipes ao storyboard
CTRL + A: seleccionar todos os clipes
CTRL + DELETE: limpar linha do tempo
CTRL + T: alternar entre o storyboard e a linha do tempo
CTRL + SHIFT + B: deslocar clipe para a esquerda
CTRL + SHIFT + N: deslocar clipe para a direita
CTRL + K: parar reprodução do filme
CTRL + W: passar o conteúdo no storyboard e na linha do tempo
CTRL + Q: ir para o início do storyboard e da linha do tempo
CTRL + ALT + seta para a esquerda: voltar ecrã
CTRL + ALT + seta para a direita: avançar
PAGEDOWN: aumentar zoom na linha do tempo
PAGEUP: reduzir zoom na linha do tempo
DELETE: excluir objecto seleccionado
+: expandir faixa de vídeo quando seleccionada na linha do tempo
-: reduzir faixa de vídeo quando seleccionada na linha do tempo
ALT + ENTER: reproduzir vídeo em ecrã inteiro
ALT + SHIFT + seta para cima ou para baixo: seleccionar alça de corte de clipe
ALT + SHIFT + seta para a esquerda: cortar borda do clipe à esquerda
ALT + SHIFT + seta para direita: cortar borda do clipe à direita
I: definir ponto de corte inicial
O: definir ponto de corte final
U: remover pontos de corte
M: dividir clipe
N: combinar clipes
K: reproduzir filme
J: ir para o quadro anterior
HOME: ir para o primeiro item
END: ir para o último item
F1: exibir tópicos de ajuda
F2: renomear uma colecção ou um clipe
F9: ajustar zoom na linha do tempo até ao tamanho do ecrã
F12: salvar projecto com um novo nome
Divirta-se
PS: Se deseja aceder (pode imprimir) um pdf deste documento clique no “filme”
17 maio, 2010
WinRAR - Compactador/Descompactador de arquivos
WinRAR é um Compactador/Descompactador RAR para Windows, com suporte para muitos outros formatos.
O WinRAR é um poderoso compressor. Fornece suporte completo para arquivos RAR e ZIP, descompressão de 7Z, ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, TAR, UUE, Z. Entre as funções do WinRAR encontram-se a alta compressão, volumes, encriptação, módulos auto-extraíveis, e facilidade nas cópias de segurança.
Ao baixar o programa será confrontado com a seguinte mensagem “Esta é uma versão de avaliação. Poderá ser utilizada durante um período de avaliação de 40 dias. No final deste período ou mesmo antes, se pretender continuar a utilizar o WinRAR, terá de adquirir uma licença.”
No entanto o WinRAR não expira por completo, pois apenas desabilita algumas características, como os add-ons para criar extracções rápidas (self-extracting) e outras pequenas ferramentas, além de perguntar se o utilizador o deseja comprar após cada inicialização do programa.
Esta é uma grande vantagem, pois o utilizador pode continuar a usar as funções básicas do WinRAR sem necessitar compra-lo ou seja, o software não deixa de funcionar após expirar.
Iremos disponibilizar as ligações para duas versões deste programa:
- Versão para instalação no pc : WinRAR and RAR (32 bits) em Português localizado em “Programas DIVERSOS Recomendados” (COMP)
- Versão portable: : Pocket RAR em Inglês “Programas PORTABLE Recomendados”
Ambos com links auto
Divirta-se
16 maio, 2010
XMedia Recode - Conversor de vídeo e áudio
CARACTERÍSTICAS
O programa possui uma interface simples. Uma característica que se destaca é a possibilidade de alterar todas as configurações da edição como codecs para áudio e vídeo, frequência de áudio, resolução de vídeo e muitas outras.
Outra opção interessante é a possibilidade de escolher se deseja converter apenas o áudio, apenas o vídeo ou ambos. Isto permite que seja extraído apenas o áudio dos vídeos, ideal para quem trabalha com música.
XMedia Recode dá a opção ao utilizador de converter mais de um arquivo simultaneamente.
Formatos de entrada suportados: XMedia Recode suporta os seguintes formatos de entrada: 3GP, 3GPP, 3GPP2, AAC, AC3, AIFF, AMR, ASF, AU, AVI, DIVX, DTS, DVR-MS, FLV,H.261, H.263, H.264, M4A, M1V, M2V, M4V, MKV, MMF, MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, TS, MP2, MP3, MP4, MP4V, MOV, PSP, VCD, SWF, VOB, WAV, WMA e WMV.
Formatos de saída suportados: XMedia Recode converte seus vídeos para os formatos: AVI, FLV, MP3, WAV, 3GP, MP4, WMA, AC3, MOV, SVCD, VCD, WMV.
COMO USAR
O uso do programa é muito simples, ao abri-lo talvez seja necessário alterar o idioma de alemão para o inglês. ( Nota: No link da versão portable carregará automaticamente a versão inglesa) .Para isto, clique na opção “Sprache” encontrada no menu“Optionen”. Em seguida escolha a opção “English” e pronto.
Para converter um arquivo, seleccione o menu “File” (arquivo). Pode converter vídeos alojados no seu computador ou directamente de um DVD. Para a primeira opção, vá para “Open File” (abrir arquivo), para a segunda a opção escolha “Open DVD” (abrir DVD).
As configurações para a conversão são encontradas abaixo da lista de arquivos. Diversas abas disponabilizam as opções por categorias como áudio, vídeo e formato.
Para que um arquivo seja convertido, é preciso adiciona-lo à lista de trabalhos de XMedia Recode. Para o fazer basta clicar sobre o vídeo desejado e em seguida na opção “Add job” (adicionar trabalho) presente na barra de tarefas do programa. Feito isso, é só clicar em “Encode” (converter) e aguardar até que a conversão esteja completa.
As opções para pc ou portable estão disponíveis nas áreas de Programas Recomendados. Ou aqui
Divirta-se
13 maio, 2010
Novas Áreas Funcionais
Os mais atentos já devem ter reparado que inserimos 3 novas áreas ( barra lateral) onde indicamos ligações a paginas ou sites que incluem temas de interesse com elementos para a elaboração dos filmes caseiros.
Novas Áreas:
Windows Movie Maker – Adicionais Recomendados : Links directos a Efeitos, Transições, Títulos e Clips de Vídeos para XP e ou Vista
SONS FREE: Links para paginas ou sites que incluem diversos sons grátis sobre animais, natureza, industria, humanos, etc
MUSICA FREE: Links para paginas ou sites que incluem diversas musicas Natureza, Relaxante, etc.
Nas duas ultimas áreas alguns dos sites solicitam um registo para poder fazer o download dos ficheiros.
Divirta-se
12 maio, 2010
Google Chrome: Como lidar com os registos
Sempre que utilizamos os nossos navegadores para aceder à internet são produzido registos que deverão regularmente ser limpos. Independentemente de usar programas que façam esta limpeza aconselhamos que intervenha directa e regularmente à sua limpeza.
Vamos aqui deixar algumas indicações de como deve proceder.
Limpar dados de navegação
A) No Chrome vá a ferramentas, icon , seleccione “Opções”. Clique na aba “Nos Bastidores”
(Para visualização em nova pagina e numa dimensão maior clique na imagem)
Ao aparecer o quadro seguinte, seleccione o que pretende e clique em “Limpar dados de navegação”. Tome nota: Esta operação deve ser feita no final da sua jornada de trabalho (Para visualização em nova pagina e numa dimensão maior clique na imagem)
Com o processo anteriormente descrito pode limpar todos os dados da sua navegação. Verifique as opções. No entanto existem modos para navegar sem registos como a seguir vamos indicar.
Modo de navegação anónima (sem registos)
Quando pretender navegar de forma discreta, sem deixar registos, , o Google Chrome oferece o modo de navegação anónima. O modo de navegação anónima funciona assim:
- Enquanto estiver no modo de navegação anónima (sem registos), as páginas Web que abrir e os ficheiros que transferir não são incluídos nos históricos de navegação e transferências.
- Todos os cookies novos são eliminados quando fechar todas as janelas sem registo que abriu.
As alterações efectuadas nos marcadores e definições gerais do Google Chrome enquanto se encontra no modo de navegação anónima são sempre guardadas.
B) Activar o modo de navegação anónima (sem registos) no ambiente Windows
B.1) Através de atalho de teclado: No Chrome, premir simultaneamente as teclas Ctrl+Shift+N
B.2)
Em ambos os casos será aberta uma nova janela com o ícone no canto. Pode continuar a navegar em modo normal na outra janela. Também pode clicar com o botão direito do rato em qualquer link e seleccionar Abrir link numa janela sem registo.
A navegação no modo sem registo apenas impede que o Google Chrome armazene informações acerca dos Web sites visitados. Os Web sites que visitar poderão ficar com registos da sua visita. Quaisquer ficheiros guardados no computador permanecerão no seu computador.
C) Através de entrada forçada do “Atalho do Chrome” do seu ambiente de trabalho
Se você utiliza um atalho para accionar o seu navegador Google Chrome então, no seu ambiente de trabalho” proceda do seguinte modo:
1. Posicione no se atalho , clique no botão do lado direito e seleccione “Criar Atalho”. Ficará com um segundo atalho chamado “copia de Google Chrome”
2. Neste (“copia de Google Chrome”), clique no botão do lado direito e seleccione “Propiedades”. Na aba “Atalho” em “Destino” e à frente do texto escreva: espaço, traço, traço, incognito ( –incognito) (Para visualização em nova pagina e numa dimensão maior clique na imagem)
3. Vá para a aba “Geral” e em “Nome” altere o texto. No nosso caso escolhemos “Chrome Incognito”
(Para visualização em nova pagina e numa dimensão maior clique na imagem)
4. Clique em “OK” . Ficamos agora com dois atalhos para o Google Chrome, um normal e outro que nos permite navegar incógnito.5. Ao clicar neste ultimo acedemos ao Google Chrome agora com a protecção do “Detective” Não se esqueça que a segurança do seu pc e dos seus dados começa em si.
Divirta-se
10 maio, 2010
Codyssey – Gestor de aplicações portáteis (parte 3)
Em conclusão das mensagens publicadas sobre o Codyssey e em complemento das mensagens sobre Aplicações Portáteis anteriormente publicadas vamos de seguida indicar os passos correctos que deve efectuar para instalar as suas aplicações na sua pen ou dispositivo portátil.
Como referimos anteriormente existe uma área de Programas PORTABLE Recomendados para as área de intervenção deste blogue bem como alguns programas de utilidade no ida a dia.
Assim e para iniciar o nosso exercício de hoje vamos inserir a pen anteriormente utilizada de 1Gb e vamos instalar dois aplicativos.
NOTA : Para visualizar as imagens desta mensagem numa dimensão maior e numa nova janela basta clicar em cima da mesma
O primeiro a ser instalado foi seleccionado da referida área: falamos do
Ao clicarmos sobre o link vamos aceder à pagina do fornecedor . Nela encontramos esta área onde devemos clicar para iniciar o descarregamento (donwload) do ficheiro.
Neste caso trata-se de um ficheiro comprimido ou zipado. Uma uma vez descarregado clicamos sobre ele e dever-se-á abrir o aplicativo que permite a sua descompactação.
No meu caso uso o WinRAR e aparece a seguinte janela
Vamos fazer a descompactação usando o “Extract TO” ou “descompactar para” e vamos indicar qual o caminho ou local onde o programa passará a estar instalado.
Tome atenção que este passo é muito importante. Como sabem este programas são para ser usados em dispositivos portáteis, neste caso uma pen, e o como uso o Codyssey este deve ser instalado numa pasta chamada “PortableApps” que no meu caso está na drive “F:\” Ao seleccionar o caminho clica-se em OK e iniciar-se-á a descompactação.Um vez terminado o processo vamos à nossa pen (basta clicar no botão/icon da Codyssey) e seleccionamos “Opções” Nesta área seleccionamos “Gestor de Aplicações”
e iremos para o quadro seguinte:Seleccione “Adicionar Aplicação” e Clique em “Procurar”
Clique em “PortableApps”Clique em “Portable PhotoScape” Seleccione o executável do programa (normalmente associado ao icon do mesmo) e clique em “Abrir”O seu programa (PhotoScape Portable) já está associadoAinda nesta área você pode se assim o desejar agrupar o programa. Neste exemplo e porque se trata de um aplicativo para trabalhar com fotos, vamos posicionar-mo-nos em “Grupo” e escrever “FOTOGRAFIA” . Em seguida clique em “Aplicar”O seu programa está associado e catalogado num grupo especifico. Nesta área podemos vê-lo clicando na aba “Gestor de Aplicações”. Depois de o ver clique em “Sair”Vá para a sua pen (clicando no icon do Codyssey”) e verá o seguinte Como verifica o icon do PhotoScape aparece no lado esquerdo do aplicativo na área de programas mais utilizados. Se clicar em “Todos os Programas” veráo Grupo FOTOGRAFIA e clicando nele aparecerá o icon do PhotoScape. Para verificar se as ligações estão a funcionar clicamos em cima do icon em qualquer uma das duas posições anteriores.Eis o nosso programa a funcionar através da nossa pen.
Vamos agora ver outro modo de instalar um programa.
Neste caso vamos seguir as ligações que o Codyssey nos dá e seleccionar um programa para instalação.
Na sua pen com o Codyssey instalado, vá para opções e seleccione “Gestor de Aplicações” conforme anteriormente indicado . No canto inferior esquerdo clique “Obter mais aplicações”Irá aceder à pagina do CodysseyNo lado esquerdo aparece um quadro com “Portable Applications” . Clique em “Graphics and Design” e seleccione “PicPick” ( programa de edição de fotografia já anteriormente referido)Na área central irá aparecer as indicações do programa bem com (no lado inferior direito desta área) a link para o donwload. Clique aí para baixar o programaUm vez descarregado o programa clique nele e clique em executar
Irá abrir um assistente de instalação. Clique em “Next“Irá aparecer a área para seleccionar o drive onde instalar. ( No meu caso com somente tenho uma drive ligada aprece a drive “F:\” que é a pretendida). Clique em “Next“Aparecerá a área para escolher o local da instalação. Neste caso o correcto é “F:\PortableApps\PicPick”. Se tudo estiver ok clique em “Install”O programa pretendido será instalado.No final o assistente irá pedir-lhe para indicar quais as acções consequentes que pretende fazer No meu caso selecionei “Ver a pagina web do PicPick” e “Run PicPick now” . Clique em “Finish”
Abriu a pagina e o programa Ao aceder pela 1ª vez ao programa deve: Escolher o Idioma pretendido e as opções de funcionamento. No nosso caso seleccionamos “Português (do Brasil) e “ Check for program updates” e clicamos em “OK”Saímos do PicPicK e fomos abrir a pen para verificar como está feita a instalaçãoNa área de Programas mais utilizados aparece o novo programa. Clicamos no icon para verificar a ligação.Funcionamento correcto. Saímos do PicPick e vamos novamente ver a pen mas desta vez clicando em “Todos os Programas” (lado inferior esquerdo)Como podem verificar aparece um Grupo (FOTOGRAFIA) e um programa isolado. Como é meu desejo que este segundo programa esteja associado ao mesmo grupo vou proceder do seguinte modo:
Vou a “Opções” e “Gestor de Aplicações”. Veja como aparece a informação na 1ª aba. Posicionados na pasta do aplicativo temos acesso à “Descrição”, “link para a pagina do fornecedor” e o um botão “Aplicação completamente apagada” que um vez clicado limpa o programa da sua pen definitivamente.
Vamos colocar-nos sobre o icon do PicPick. Aparece o seguinte quadro:No lado direito em “Grupo” vamos seleccionar “FOTOGRAFIA” e “Sair
Ao voltarmos à pen, vista de “Todos os Programas” podemos verificar que o PicPick está agora agrupado com o PhotScape no grupo FOTOGRAFIA
Se por alguma razão se enganou a proceder ao agrupamento use sempre o gestor de aplicações para o corrigir. Pode seleccionar texto vazio (significa que não ficará agrupado) ou escrever um texto (significa que está a constituir um grupo e a associar um programa ao mesmo). Pode também “emendar” o texto de determinado grupo.
Proceda como atrás referido para instalar as suas aplicações portáteis. Use aquelas que efectivamente necessitar de utilizar. A titulo de exemplo deixo aqui duas imagens de uma pen com uma serie de aplicativos instalados.
Divirta-se